Código: | TSPSI003 | Sigla: | LP | |
Área Científica: | Língua e Literatura Materna |
Área de Ensino: | Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TSPSI | 49 | Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Dotar os alunos das competências e dos conhecimentos necessários à adequação da língua materna ao contexto profissional. Aperfeiçoar o domínio da língua portuguesa e a capacidade de expressão oral e escrita.
Os conteúdos programáticos da unidade curricular em questão estão em coerência com os objetivos da unidade curricular atendendo a que os temas escolhidos, para análise e discussão, requerem um grau de complexidade linguística e reflexiva que lhes seja equivalente. Os conteúdos estão em coerência com os objetivos da unidade curricular, uma vez que são aplicados ao futuro contexto profissional do alunos.
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente.
Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas na plataforma moodle.
BARTON, D. e C. LEE. Linguagem Online - Textos e Práticas Digitais. São Paulo: Parábola Editorial. 2015.
LOPES, M. e PINTO, M. e AZEVEDO, M. Gramática Prática de Português. Lisboa: Raiz Editora, 2015.
MCGOVERN, G. e C. ODOWD. Como escrever para Web. Centro Atlântico, 2002.
NASCIMENTO, Z. e J. PINTO. A Dinâmica da Escrita. Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora, 2005.
OLIVEIRA, M. Fábrica do Texto - Guia para Produção de Diferentes Tipos de Textos. Cascais: Arte Plural Editores, 2005.