Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em geral, espera-se que o estudante aprovado nesta Unidade Curricular tenha a capacidade de entender e de aplicar boas práticas na construção de software.
Em particular, espera-se que possa:
- Definir a análise de requisitos e reconhecer a sua importância.
- Criar especificações de software com recurso às principais metodologias e técnicas de desenvolvimento de software.
- Gerir com eficiência a complexidade dos sistemas a implementar.
- Produzir software de qualidade.
- Utilizar ferramentas de apoio.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos fundamentais da engenharia de software
- Processo de desenvolvimento
- Problemática do desenvolvimento de software
2. Engenharia de requisitos
- Em que consiste a engenharia de requisitos
- Importância da engenharia de requisitos
- O processo da engenharia de requisitos
3. Modelação de sistemas
- Conceitos e princípios da modelação de sistemas
- Análise orientada para objetos
- Princípios da modelação orientada para objetos
4. Desenho de software
- Conceitos e princípios fundamentais
- Desenho arquitectural
- Desenho orientado para objetos
- Princípios e técnicas
5. Ferramentas de suporte ao processo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Cada um dos objetivos enumerados para a Unidade Curricular (UC) é atingido por cada um dos tópicos principais dos conteúdos programáticos da UC. O objetivo geral é obtido pela acumulação dos objetivos enumerados, constituindo um macro objetivo.
Os 5 objetivos enumerados, do 1 a 5, são conseguidos pelo trabalho desenvolvido em cada um dos pontos do plano curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia de ensino: Aulas teórico-práticas de exposição dos conteúdos, de demonstração de conceitos e de práticas de desenho de software, de resolução de exercícios e de apresentação e discussão da solução dos exercícios. Aulas práticas dedicadas à realização de exercícios presencialmente e aulas de apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Avaliação
A avaliação desta unidade é composta por 3 elementos com pesos distintos:
- Um teste escrito abrangendo todos os conteúdos, com peso de 50%;
- Trabalho de grupo, com apresentação e discussão em sala, com um peso de 30%;
- Trabalhos individuais a realizar ao longo do semestre, com peso de 20%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta que as boas práticas seguem conceitos teóricos de base, que são essenciais para se conseguir os objetivos e resultados propostos, as metodologias seguidas, apesar de previligiarem o trabalho prático, incluem também uma componente teórica que dá sentido ao conjunto de conhecimento que depois se aplicará na prática.
A avaliação contempla estas duas facetas dos conteúdos incluídos nesta UC. O teste prático permitirá aferir da conjugação entre teoria e prática. O trabalho de grupo favorece a aprendizagem e a interação em grupo, fundamental no desenvolvimento de software. Os trabalhos individuais manêm o estudante ativo ao longo do semestre e permite aferir do progresso obtido nesse período.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Andersson, E. A., Greenspun, P., Grumet, A. (2006). Software Engineering for Internet Applications. United Kingdom: MIT Press.
Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides e Grady Booch (1994), Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley Professional Computing Series
Langr, J. (2015), Pragmatic Unit Testing in Java 8 with Junit, Pragmatic Bookshelf
Loeliger, J. (2012), Version Control with Git: Powerful tools and techniques for collaborative software development , O'Reilly Media
Pressman, R. S., Maxim, B. R. (2019). Software Engineering: A Practitioners Approach. United Kingdom: McGraw-Hill Education.
Sommerville, I. (2020). Engineering Software Products: An Introduction to Modern Software Engineering. United Kingdom: Pearson.
Stephens, R. (2015), Beginning Software Engineering, Wrox