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Programação para Dispositivos Móveis

Código: TSPSI017    Sigla: PDM
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 36 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-2-VFX

Teórico-Práticas: 37,50

TTPSI-2-STR

Teórico-Práticas: 62,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Mário Alexandre Martins Duarte - ESGT   4,00
Pedro Filipe Marques Torrezão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC integra-se no conjunto de UC dedicadas ao desenvolvimento de aplicações e pretende promover as seguintes aprendizagem:

O1. CONHECIMENTOS. O aluno tem:

a. Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis;
b. Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas
c. Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis.
d. Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis.


O2. APTIDÕES. O aluno:

a. Apresenta e explica as principais tecnologias e equipamentos móveis;
b. Concebe e implementa interfaces gráficas para aplicações informáticas.
c. Segue procedimentos adequados para a conceção colaborativa de aplicativos móveis.
d. Segue o ciclo integral de desenvolvimento de aplicações móveis.

O3. ATITUDES. O aluno:

a. Demostra capacidade de trabalho em equipa.
b. Demonstra capacidade de comunicação.
c. Demonstra capacidade analítica e de pensamento lógico.
d. Demonstra responsabilidade, iniciativa e autonomia.

Conteúdos programáticos

C1. Tecnologias e equipamentos móveis.

C2. Aplicações com interfaces gráficas: layouts; componentes de interface; programação dirigida por eventos.

C3. Conceitos fundamentais no desenvolvimento para dispositivos móveis: motivação; conceitos sobre programação móvel; tipos e especificidades de equipamentos móveis; tipos e características das ferramentas para o desenvolvimento de aplicações móveis; emuladores; ambientes integrado para o desenvolvimento de aplicações móveis;

C4. Desenvolvimento de aplicações

- Anatomia dum projeto.
- Conceção de interface: linhas de orientação; componentes de interface e outros recursos.
- Conceção da aplicação: da ideia ao mapa de navegabilidade.
- Ambientes de desenvolvimento e linguagens: programação fundamental.
- Tópicos de programação avançada (depuração de erros, provedores de conteúdos; mensagens e networking; dados persistentes; alarmes; serviços de localização).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos [C] contribuem para a concretização dos objetivos de conhecimento O1 da unidade curricular da seguinte forma:

O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis:  [C1,C3]

O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [C2]

O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [C2,C3]

O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [C1,C2,C3,C4]

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico



1.1. ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos.
M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.
M3. Horas de atendimento no horário oficial.

1.2. ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia, publicações na Moodle (fichas...)

1.3. FERRAMENTAS DE TRABALHO
F1. Java Platform, Standard Edition 8

F2. IDE Android Studio
F3. Linguagem Kotlin


Avaliação


- Instrumentos: Testes Individuais T1 e T2 e Trabalhos Práticos TP.
- Classificação final: 30% T1 + 30% T2 + 40% TP.
- Condições de aprovação: [T1, T2 >= 8.0] E [TP >= 10.0] E [cumprimento da assiduidade mínima].
- Exames. Não incluem prova oral.
- Notas superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino [M] contribuem para a concretização dos objectivos de conhecimento O1 da seguinte forma:

O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [M1,M4]


O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [M1,M2,M4]

O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [M1,M2,M3,M4]

O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [M1,M2,M3,M4]

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Bill Phillips, Chris Stewart, Kristin Marsicano, Brian Gardner - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 4th Edition 2019

- Annuzzi, J., Introduction to Android Application Development: Android Essentials, Pearson, 4ª Edição, 2013.

- Queirós, R., Android:  Bases de Dados e Geolocalização, FCA Editora, 2016.

- Queirós, R., Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA Editora, 2018.

- Site: http://developer.android.com/index.html

Observações

Nada a referir.