Código: | TSPSI017 | Sigla: | PDM | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSPSI | 36 | Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 37,50 |
Teórico-Práticas: | 62,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta UC integra-se no conjunto de UC dedicadas ao desenvolvimento de aplicações e pretende promover as seguintes aprendizagem:
O1. CONHECIMENTOS. O aluno tem:
a. Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis;
b. Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas
c. Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis.
d. Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis.
C1. Tecnologias e equipamentos móveis.
C2. Aplicações com interfaces gráficas: layouts; componentes de interface; programação dirigida por eventos.
C3. Conceitos fundamentais no desenvolvimento para dispositivos móveis: motivação; conceitos sobre programação móvel; tipos e especificidades de equipamentos móveis; tipos e características das ferramentas para o desenvolvimento de aplicações móveis; emuladores; ambientes integrado para o desenvolvimento de aplicações móveis;
C4. Desenvolvimento de aplicações
- Anatomia dum projeto.
- Conceção de interface: linhas de orientação; componentes de interface e outros recursos.
- Conceção da aplicação: da ideia ao mapa de navegabilidade.
- Ambientes de desenvolvimento e linguagens: programação fundamental.
- Tópicos de programação avançada (depuração de erros, provedores de conteúdos; mensagens e networking; dados persistentes; alarmes; serviços de localização).
Os conteúdos programáticos [C] contribuem para a concretização dos objetivos de conhecimento O1 da unidade curricular da seguinte forma:
O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [C1,C3]
O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [C2]
O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [C2,C3]
O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [C1,C2,C3,C4]
1.1. ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos.
M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.
M3. Horas de atendimento no horário oficial.
1.2. ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia, publicações na Moodle (fichas...)
1.3. FERRAMENTAS DE TRABALHO
F1. Java Platform, Standard Edition 8
- Instrumentos: Testes Individuais T1 e T2 e Trabalhos Práticos TP.
- Classificação final: 30% T1 + 30% T2 + 40% TP.
- Condições de aprovação: [T1, T2 >= 8.0] E [TP >= 10.0] E [cumprimento da assiduidade mínima].
- Exames. Não incluem prova oral.
-
Notas superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar
dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa
defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.
As metodologias de ensino [M] contribuem para a concretização dos objectivos de conhecimento O1 da seguinte forma:
O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [M1,M4]
- Bill Phillips, Chris Stewart, Kristin Marsicano, Brian Gardner - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 4th Edition 2019
- Annuzzi, J., Introduction to Android Application Development: Android Essentials, Pearson, 4ª Edição, 2013.
- Queirós, R., Android: Bases de Dados e Geolocalização, FCA Editora, 2016.
- Queirós, R., Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA Editora, 2018.
- Site: http://developer.android.com/index.html
Nada a referir.