Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta UC pretende-se realizar e acompanhar uma formação em contexto de trabalho (FCT), que se realiza sob a forma de estágio, e que visa a aplicação dos conhecimentos, das capacidades e das competências desenvolvidas durante o curso, a uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil profissional, e que são:
A1 Construir aplicações informáticas de gestão de SI.
A2 Conceber e manusear uma base de dados tendo em vista a resolução de problemas de negócio ou outros e de suporte aos respetivos SI.
A3 Implementar SI baseados em tecnologias Web, através da utilização de sistemas de computação clássicos e de dispositivos móveis, designadamente Smartphones e Tablets.
A4 Configurar e gerir aplicações de SI nas organizações .
A5 Conceber arquiteturas de integração de sistemas.
A6 Gerir, manter e monitorar sistemas, redes de comunicação, servidores e serviços.
Conteúdos programáticos
A FCT envolve o recurso às metodologias, às tecnologias e aos sistemas mais adequados à natureza das atividades a desenvolver no estágio de cada estudante, de acordo com o respetivo plano de atividades.
As metodologias, tecnologias e sistemas a utilizar serão as apresentadas no curso, ou outras que as entidades acolhedoras selecionem e que se adequem mais aos contextos específicos de cada estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A FCT visa a aplicação dos
conhecimentos, das capacidades e das competências desenvolvidas durante o
curso, a uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil
profissional.
Por outro lado, a FCT é flexível quanto às metodologias, às tecnologias e aos sistemas a utilizar, permitindo a cada estudante traçar um Plano de Atividades de acordo com os percursos de aprendizagem e de experimentação que ele próprio queira construir.
O Plano de Atividades do estágio é elaborado pelo aluno sob a supervisão dos orientadores interno e externo e por eles aprovado, de modo a garantir a sua coerência com os objetivos de aprendizagem e com os conteúdos programáticos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A FCT concretiza-se sob a forma de estágio, envolvendo três etapas:
[1] Integração - conhecimento e adaptação à organização acolhedora; [2] Observação e Planeamento - observação das práticas e das dinâmicas da organização e elaboração do plano de estágio; [3] Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação - implementação do plano de estágio.
Paralelamente, ocorrem 30 horas de aulas, na escola, nomeadamente para o acompanhamento dos trabalhos, apresentações e partilha de experiências entre estagiários.
As atividades concluem-se com a redação, apresentação e discussão do relatório final.
Avaliação
Classificação Final = 50% Avaliação Interna + 50% Avaliação Externa
Avaliação Interna =
10% 1ª apresentação - Plano +
10% Participação crítica nas atividades em sala de aulas +
10% 2ª apresentação - Trabalho Desenvolvido +
10% 3ª apresentação - Trabalho Desenvolvido +
10% Versão provisória do relatório do estágio
50% Júri (10% apresentação, 40% relatório)
Condições de aprovação: Avaliação Externa >= 10 E Avaliação Interna >= 10
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino assenta numa experiência em contexto profissional adequado à realização de uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil profissional. A realização dessas atividades tem o apoio de dois orientadores, o interno (docente da escola) e o externo (nomeado pela organização acolhedora), que orientam a elaboração do Plano de Atividades e que acompanham a sua execução.
As atividades letivas reforçam o acompanhamento dos trabalhos. Nesta componente, as apresentações e as avaliações
intercalares contribuem para que o aluno desenvolva uma melhor perceção do trabalho por si realizado e redija, em tempo, o Relatório Final a ser apresentado em sessão própria de júri.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Martins, Gilberto de Andrade - "Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso", Editora Atlas, 2007 (ISBN: 978-852-244-849-4);
Sousa, Maria José; Baptista, Cristina Sales - "Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios - Segundo Bolonha", FCA Editora, 2015 (ISBN: 978-989-693-001-1);