Código: | AFEVS5200 | Sigla: | AN | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 27 | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 2º | 8 | 67,83 | 224 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
i) saber como acompanhar um cliente na sua mudança de comportamento alimentar e de estilo de vida;
ii) saber avaliar e descrever o processo de avaliação do comportamento alimentar do indivíduo;
iii) saber avaliar as necessidades energéticas e nutricionais de sujeitos ou grupos-alvo:
iv) saber avaliar, classificar e monitorizar a composição corporal de sujeitos e grupos-alvo;
v) compreender as bases da nutrição clínica e de diferentes tipos de dieta (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta sem glúten; dieta mole; dieta pastosa);
vi) conceber planos alimentares (estrutura geral, número e horário das refeições; princípios gerais e exceções);
vii) compreender e aplicar ao comportamento alimentar as ferramentas de intervenção na mudança comportamental;
viii) desenvolver, implementar e monitorizar um programa individualizado de aconselhamento nutricional e de estilo de vida.
1. Análise do estado da arte sobre os determinantes e preditores do comportamento e escolhas alimentares.
2. Princípios básicos de construção de um plano alimentar (estrutura; número, horário e constituição das refeições) e de relatório do mesmo;
3. A alimentação terapêutica (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta anti-inflamatória; dieta isenta de glúten, dieta mole, dieta pastosa);
4. Desenho de programas de aconselhamento nutricional individual
a) avaliação nutricional (composição corporal; dispêndio energético, ingestão dietética);
b) avaliação e análise do estilo de vida (exercício, gestão de stress, tabagismo, sono, etc);
c) determinantes e mediadores comportamentais;
e) definir objetivos e construir plano e ferramentas de intervenção (infográficos, brochuras, vídeos, etc) e avaliação do programa (processo e resultados).
5. Princípios éticos orientadores da atividade profissional em Ciências da Nutrição.
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC: As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos a aplicar nas aulas TP na realização de tarefas de aula, trabalhos e apresentações orais que permitem conhecer, descrever e aplicar conhecimentos, desenvolvendo as competências subjacentes aos objetivos enumerados, em particular o objectivo 4 e respetivas alíneas, bem como nas horas de TC e PL a decorrer em contexto de pré-estágio observacional.
Nas aulas teóricas utiliza-se uma metodologia mais expositiva (meios audiovisuais e estratégias pró-ativas). Nas outras tipologias de aulas utiliza-se abordagem mais prática de aquisição de conhecimentos aplicados, incluindo: aplicação de ferramentas de avaliação nutricional, resolução de problemas, estudos de caso, elaboração de propostas de intervenção individual, pré-estágio.
A avaliação em época normal obedece ao mínimo de 2/3 de presenças nas aulas
Avaliação em época normal ou contínua (nota mínima de 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Nota final: (Apresentação de trabalho x 0,2) + (Teste teórico x 0,2) + (Trabalho final x 0,6)
Avaliação final:
Nota final: (teste teórico x 0,2) + (revisão da literatura x 0,4) + (prova oral x 0,4)
Para os alunos em condição especial será planeada individualmente a metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação adaptada à condição particular.
Épocas de avaliação:
¿ Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
¿ Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
¿ Época especial: Disponível para os alunos com condições especiais nos termos dos regulamentos e leis.
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC bem como com a necessária interação e cruzamento de conhecimentos de outras UC do semestre. O caráter mais prático das aulas TP e a observação e intervenção no terreno nas aulas de TC e PL permite ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das suas competências de promoção de mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida em linha com o perfil de conhecimentos e competências subjacente ao perfil de saída dos alunos licenciados em AFEVS.
* Introduction to Human Nutrition (2002), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Jones & Bartlett (2020). Nutrition Education: Linking Research, Theory and Practice. 4rd Ed., Publishers, Isobel R. Contento Inc.
* Snetselaar, L.G. (2009). Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process. 4th Ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (2017). Public Health Nutrition. 2nd Edition. Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Barth, M., Bell, R., & Grimmer, K. (2020). Public Health Nutrition: Rural, Urban, and Global Community-Based Practice (1st Ed.). Springer Publishing Company, NY, USA.
* Pimenta, N.M., Félix, I.B, Gosak, L., Stiglic, G., Guerreiro, M. P. (2022). Case study 1 - toolkit for educators. The case of Maria José Pereira da Silva - increasing physical activity. Train4Health project.