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Aconselhamento Nutricional

Código: AFEVS5200    Sigla: AN
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 27 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 8 67,83 224

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Orientação Tutorial: 0,52

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,60
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   0,40
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,52
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,02

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
i) saber como acompanhar um cliente na sua mudança de comportamento alimentar e de estilo de vida;
ii) saber avaliar e descrever o processo de avaliação do comportamento alimentar do indivíduo;
iii) saber avaliar as necessidades energéticas e nutricionais de sujeitos ou grupos-alvo:
iv) saber avaliar, classificar e monitorizar a composição corporal de sujeitos e grupos-alvo;
v) compreender as bases da nutrição clínica e de diferentes tipos de dieta (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta sem glúten; dieta mole; dieta pastosa);
vi) conceber planos alimentares (estrutura geral, número e horário das refeições; princípios gerais e exceções);
vii) compreender e aplicar ao comportamento alimentar as ferramentas de intervenção na mudança comportamental;
viii) desenvolver, implementar e monitorizar um programa individualizado de aconselhamento nutricional e de estilo de vida.

Conteúdos programáticos

1. Análise do estado da arte sobre os determinantes e preditores do comportamento e escolhas alimentares.
2. Princípios básicos de construção de um plano alimentar (estrutura; número, horário e constituição das refeições) e de relatório do mesmo;
3. A alimentação terapêutica (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta anti-inflamatória; dieta isenta de glúten, dieta mole, dieta pastosa);
4. Desenho de programas de aconselhamento nutricional individual
a) avaliação nutricional (composição corporal; dispêndio energético, ingestão dietética);
b) avaliação e análise do estilo de vida (exercício, gestão de stress, tabagismo, sono, etc);
c) determinantes e mediadores comportamentais;
e) definir objetivos e construir plano e ferramentas de intervenção (infográficos, brochuras, vídeos, etc) e avaliação do programa (processo e resultados).
5. Princípios éticos orientadores da atividade profissional em Ciências da Nutrição.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC: As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos a aplicar nas aulas TP na realização de tarefas de aula, trabalhos e apresentações orais que permitem conhecer, descrever e aplicar conhecimentos, desenvolvendo as competências subjacentes aos objetivos enumerados, em particular o objectivo 4 e respetivas alíneas, bem como nas horas de TC e PL a decorrer em contexto de pré-estágio observacional.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teóricas utiliza-se uma metodologia mais expositiva (meios audiovisuais e estratégias pró-ativas). Nas outras tipologias de aulas utiliza-se abordagem mais prática de aquisição de conhecimentos aplicados, incluindo: aplicação de ferramentas de avaliação nutricional, resolução de problemas, estudos de caso, elaboração de propostas de intervenção individual, pré-estágio.


Avaliação

A avaliação em época normal obedece ao mínimo de 2/3 de presenças nas aulas
Avaliação em época normal ou contínua (nota mínima de 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Nota final: (Apresentação de trabalho x 0,2) + (Teste teórico x 0,2) + (Trabalho final x 0,6)
Avaliação final:
Nota final: (teste teórico x 0,2) + (revisão da literatura x 0,4) + (prova oral x 0,4)
Para os alunos em condição especial será planeada individualmente a metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação adaptada à condição particular.

Épocas de avaliação:
¿ Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
¿ Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
¿ Época especial: Disponível para os alunos com condições especiais nos termos dos regulamentos e leis. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC bem como com a necessária interação e cruzamento de conhecimentos de outras UC do semestre. O caráter mais prático das aulas TP e a observação e intervenção no terreno nas aulas de TC e PL permite ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das suas competências de promoção de mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida em linha com o perfil de conhecimentos e competências subjacente ao perfil de saída dos alunos licenciados em AFEVS.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Introduction to Human Nutrition (2002), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Jones & Bartlett (2020). Nutrition Education: Linking Research, Theory and Practice. 4rd Ed., Publishers, Isobel R. Contento Inc.
* Snetselaar, L.G. (2009). Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process. 4th Ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (2017). Public Health Nutrition. 2nd Edition. Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Barth, M., Bell, R., & Grimmer, K. (2020). Public Health Nutrition: Rural, Urban, and Global Community-Based Practice (1st Ed.). Springer Publishing Company, NY, USA.
* Pimenta, N.M., Félix, I.B, Gosak, L., Stiglic, G., Guerreiro, M. P. (2022). Case study 1 - toolkit for educators. The case of Maria José Pereira da Silva - increasing physical activity. Train4Health project.