Código: | AFEVS5202 | Sigla: | PIN | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 28 | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 2º | 8 | 67,83 | 224 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
i) saber avaliar a alimentação de grupos-alvo;
ii) compreender as bases de uma alimentação saudável (dieta mediterrânica; dieta vegetariana), realizar aconselhamento para dietas saudáveis e identificar erros alimentares e nutricionais;
iii) conhecer a estrutura a seguir e construir planos de intervenção nutricional para promoção de alimentação adequada em grupos-alvos específicos (diabéticos, hipertensos, atletas me formação nos clubes, crianças na escola, idosos em lares, etc)
iv) conhecer regras gerais de qualidade e higiene alimentar;
v) conhecer a legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares e política alimentar; saber analisar a informação nutricional apresentada nos produtos alimentares.
1. Introdução, terminologia e conceitos (dieta, alimentação, plano alimentar, recomendações alimentares; refeições; dose);
2. Avaliação Nutricional - Ingestão dietética (questionários, diários, software de análise da dieta) ¿ instrumentos e métodos;
3. Guias alimentares ¿ roda dos alimentos, pirâmide dos alimentos (Dieta Mediterrânica, Dieta vegetariana); my plate
4. Desenho de um programa de intervenção nutricional destinado a um grupo-alvo - princípios básicos de construção (fases e ferramentas e estratégias possíveis de implementar em cada uma) ¿ avaliação nutricional, análise de necessidades, estabelecimento de objetivos, plano e ferramentas de intervenção, implementação, avaliação do processo e resultados;
5. Saúde pública e alimentação (regras gerais de qualidade e higiene alimentar);
6. Legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares ¿ alimentos ultraprocessados, disruptores endócrinos; rótulos alimentares; política alimentar.
Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos, bem como a adequação e interação com os conteúdos de outras UC do semestre.
Metodologias de ensino interativas com manipulação de documentos científicos, regulamentos recomendações, instrumentos de consulta (rotulagem, tabelas), e trabalhos de grupo com apresentação oral e/ou conteúdo expositivo, elaboração de propostas de intervenção em grupos, pré-estágio.
A avaliação em época normal obedece ao mínimo de 2/3 de presenças nas aulas
Avaliação em época normal ou contínua (nota mínima de 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Nota final: (Tarefas e relatórios x 0,3) + (Teste teórico x 0,3) + (Trabalho grupo x 0,4)
Avaliação final:
Nota final: (Teste teórico x 0,3) + (Prova prática x 0,2) + (Prova oral x 0,5)
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Para os alunos em condição especial será planeada individualmente a metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação adaptada à condição particular.
Épocas de avaliação:
¿ Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
¿ Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
¿ Época especial: Disponível para os alunos com condições especiais nos termos dos regulamentos e leis.
A utilização ocasional de metodologia de ensino expositiva e mais tradicional permitirá a aquisição inicial de conhecimentos considerados pré-requisitos para o sucesso das atividades de aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos no seu desenvolvimento e na concretização dos objetivos definidos. A utilização de uma metodologia de ensino mais interativa e participativa, com recurso ao desenvolvimento de instrumentos práticos pelos alunos, pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Pretende-se assim assegurar o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas, tal como discriminado nos objetivos desta unidade curricular. Assegura-se, assim, o envolvimento dos alunos no processo de aquisição de conhecimentos e competências para que sejam capazes de atingir elevados níveis de autonomia no manuseamento e utilização dos conhecimentos e n
* Introduction to Human Nutrition (2002), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process (2009), L.G. Snetselaar. 4th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Nutrition and Metabolism (2003), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
*Public Health Nutrition (2004), M.J. Gibney, B.M.Margetts, J.M. Kearney, L. Arab. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (2017). Public Health Nutrition. 2nd Edition. Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Barth, M., Bell, R., & Grimmer, K. (2020). Public Health Nutrition: Rural, Urban, and Global Community-Based Practice (1st Ed.). Springer Publishing Company, NY, USA.
Em situação de Emergência/ pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).