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Nutrição ao Longo da Vida

Código: AFEVS5203    Sigla: NLV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 27 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 5 45 140

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,10
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
1. conhecer e saber aplicar os conceitos e terminologia associados ao tema da Nutrição;
2. conhecer os macro e micronutrientes mais importantes para a nutrição Humana;
3. conhecer a função e o percurso dos principais nutrientes no organismo;
4. conhecer a função dos nutrientes nos processos metabólicos (anabolismo e catabolismo);
5. conhecer e saber aplicar as principais recomendações sobre a ingestão de nutrientes;
6. conhecer as necessidades e especificidades nutricionais ao longo da vida;

Conteúdos programáticos

1. Introdução, terminologia e conceitos (nutrição, bioquímica, metabolismo, atividade física);
2. Nutrientes (macro e micronutrientes);
3. Processo digestivo;
4. Metabolismo dos nutrientes (anabolismo e catabolismo);
5. Recomendações sobre a ingestão dos principais nutrientes e hidratação;
6. Homeostasia dos principais nutrientes no organismo (controlo hidroelectrolítico; controlo glicémico; balanço calórico; balanço de minerais; turnover da proteína muscular);
7. Atividade Física, Desporto, Nutrição, Suplementação e Dopagem - Especificidades da nutrição adequadas à atividade física e ao exercício:
a) riscos e benefícios do ponto de vista fisiológico e psicossocial;
b) necessidades e especificidades nutricionais associadas a diferentes níveis de atividade física;
c) princípios éticos e morais.
8. Especificidades da nutrição adequadas às diferentes fases da vida:
a) gravidez e pós-parto;
b) infância e adolescência;
c) população adulta saudável;
d) nutrição da mulher;
e) idosos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar dos conteúdos apreendidos anteriormente e a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

São utilizadas metodologias de ensino interativas que envolvam descoberta guiada, a manipulação de documentos (ex. artigos científicos ou recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas. 


Avaliação

Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
* Avaliação contínua:
Nota final = (trabalho de grupo x 0,3) + (teste teórico x 0,5) + (apresentação trabalho x 0,2)
* Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (apresentação de tarefa prática x 0,2) + (prova oral x 0,5)

Épocas de avaliação:
* Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
* Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para todos os alunos que tenham reprovado na época normal.
* Época especial: Disponível para todos os alunos com condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de metodologia de ensino mais expositiva e tradicional vai permitir a aquisição inicial de conhecimentos considerados de pré-requisito para o sucesso das atividades didáticas e desafios subsequentes a desenvolver pelos estudantes e para autonomia dos mesmos no desenvolvimento das tarefas e respetivos processos com vista à consecução dos objetivos definidos. Desta forma pretende-se assegurar a intencionalidade, autonomia e sucesso esperados dos estudantes nas metodologias mais interativas. Garante-se deste modo o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas e determinadas nos objetivos desta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Introduction to Human Nutrition (2009), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Public Health Nutrition (2017), Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Sport Nutrition (2018), A. Jeukendrup, M. Glesson, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Sport Nutrition for Health and Performance (2009), M.M. Manore, N.L. Mayer, J. Thompson, 2nd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Jeukendrup, A., Glesson, M. (2018). Sport Nutrition, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.

Observações

Em situação de Emergência/ pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).