Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer e saber aplicar as recomendações e princípios de treino em aulas de grupo e sala de exercício (treino cardiorrespiratório e de força), em crianças/adolescentes, mulheres na gravidez e no puerpério, idosos com ou sem condições clínicas especificas.
2. Ser capaz de elaborar um programa de exercício eficiente e seguro para uma das populações abordadas nesta unidade curricular.
Conteúdos programáticos
1. Recomendações sobre a prescrição de exercício para crianças/adolescentes, mulheres na gravidez e no puerpério, idosos com ou sem condições clínicas especificas, nomeadamente, obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e fibromialgia.
2. Adaptação do exercício e sua aplicação prática em contexto de aula de grupo ou sala de exercício (cardiofitness ou treino de força) nas populações identificadas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da unidade curricular foram definidos de modo a garantir a necessária coordenação transversal e a continuidade lógica ao longo dos semestres do plano de estudos. A UC segue um modelo em que se apresentam os objetivos, o programa, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é distribuído e explicado aos estudantes na primeira aula de apresentação.
Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar do seu encadeamento sequencial, potenciando a aprendizagem dos seguintes, permitindo a consecução dos objetivos definidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A UC organiza-se em blocos semanais de duas horas, sendo a primeira hora de tipologia teórica e a segunda de tipologia teórico-prática. Desta forma, numa primeira fase, assegura-se suporte teórico e numa segunda fase, a aplicação prática dos respetivos conteúdos.
De forma operacional, no primeiro dia de aulas, o planeamento da unidade curricular é fornecido e disponibilizado na plataforma moodle. Esta plataforma também será usada para transmitir qualquer informação aos estudantes fora do regime normal de aula. Através desta plataforma serão disponibilizados vários diapositivos, artigos e textos de apoio usados nas diferentes aulas. A plataforma poderá igualmente ser usada para realização de fichas ou testes de avaliação. Todavia, as classificações oficiais serão lançadas na plataforma SIGARRA.
Considerando que existem vários modelos de avaliação (contínua e final), assumir-se-á que os alunos que realizem o primeiro momento de avaliação estão em avaliação contínua, estando os restantes em avaliação final.
Avaliação
A unidade curricular adota a avaliação contínua sob a forma de um teste escrito, da realização de um plano de aula e da apresentação de exercícios práticos. A não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teórico-práticas e de prática laboratorial, classificação > 9,5 valores em cada prova: 1 teste escrito (30%) + 1 plano de treino (35%) para crianças/adolescentes, ou mulheres na gravidez, ou no puerpério, ou idosos com ou sem condições clínicas especificas + 1 apresentação de exercícios práticos referente a uma parte do planos de aula (35%). Classificação da avaliação contínua = (classificação do teste escrito x 30%) + (classificação do plano de treino x 35%) + (apresentação dos exercícios práticos referente ao plano de treino x 35%).
Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final - época normal, de recurso ou especial) é composto por: 1 prova oral (apresentação de plano e respetiva parte do mesmo em termos práticos) e 1 prova escrita (exame época normal), com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. Classificação final = [prova oral + plano de aula + prova escrita] /3.
Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular adota a avaliação sob a forma da realização e apresentação de trabalhos/exercícios e de um teste escrito. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende avaliar-se conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa, tendo por base uma componente teórica apoiada no contexto prático.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American College of Sports Medicine (2025). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (12th Ed.). Lippincott Williams & Wilkins.
Martins, A.D., Fernandes, O., Pereira, A., Oliveira, R., Alderete Goñi, F.D., Leite, N.J.C., Brito, J.P. (2022). The Effects of High-Speed Resistance Training on Health Outcomes in Independent Older Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19, 5390. https://doi.org/10.3390/ijerph19095390
Santos-Rocha, R., Freitas, J., Ramalho, F., Couto, F., Apóstolo, J. (2019). Mind & Gate - Programa de exercício físico para o idoso com fragilidade ¿ manual de apoio. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. ISBN: 978-989-99426-8-4.