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Projeto II

Código: AFEVS5307    Sigla: PROJ II
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 15 DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 27 217,5 756

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,50
Trabalho de Campo: 3,00
Estágio: 10,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Hugo Filipe Barra Dinis - ESD   0,50
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,50
Susana Mendes Alves   0,50
Trabalho de Campo Totais 1 3,00
Hugo Filipe Barra Dinis - ESD   1,50
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   1,30
Susana Mendes Alves   0,20
Estágio Totais 1 10,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,99
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,33
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,33
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   0,33
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,33
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,33
Susana Mendes Alves   0,66
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Mendes Alves Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No Projeto II, os estudantes aplicam e consolidam os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, dando continuidade aos projetos desenvolvidos no Projeto I. Esta UC promove a integração prática, a autonomia profissional e o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas, alinhadas com o perfil de saída do curso em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis. Os estudantes deverão ser capazes de:
Planear, desenvolver e avaliar projetos de intervenção ou investigação aplicada em contextos reais
Aplicar conhecimentos interdisciplinares na resolução de problemas, de forma crítica, ética e fundamentada
Demonstrar competências de liderança, trabalho em equipa, gestão e inovação
Realizar investigação com metodologias adequadas, recolha e análise de dados
Refletir sobre o processo de aprendizagem e promover a melhoria contínua
O Projeto II tem 3 componentes: Estágio Profissional (14 ECTS: 400h), Investigação Aplicada (6,5 ECTS: 178h), Produto Profissional Inovador (6,5 ECTS: 178h).

Conteúdos programáticos

A licenciatura em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis foi desenhada com base nas competências necessárias para desenvolver um conjunto de tarefas principais (TP) no âmbito da área socioprofissional da atividade física e dos estilos de vida saudáveis. Nesta unidade curricular, serão abordados conteúdos que capacitam os estudantes para:

TP1. Mudar comportamentos no âmbito da atividade física e do estilo de vida; 
TP2. Desenvolver ações de sensibilização e aconselhamento no âmbito das políticas de atividade física e dos estilos de vida saudáveis; 
TP3. Assumir tarefas de gestão no âmbito de uma organização e de liderança de grupos e equipas; 
TP4. Desenvolver, liderar e supervisionar programas de atividade física; 
TP5. Desenvolver investigação aplicada e estar atualizado no conhecimento;
TP6. Gerar inovação e oportunidades de negócio.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos definidos para a componente de Estágio Profissional são articulados com os conteúdos definidos nos pontos TP1 a TP4.
Os objetivos definidos para a componente de Investigação Aplicada são articulados com o conteúdo definido no ponto TP5.
Os objetivos definidos para a componente de Produto Profissional são articulados com o conteúdo definido no ponto TP6. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC está organizada três componentes integradas (i.e., Estágio Profissional, Investigação Aplicada e Produto Profissional Inovador) que requerem o envolvimento ativo dos estudantes na resolução de problemas concretos em contextos reais. O método de ensino é baseado na prática supervisionada, na resolução de problemas e em desenvolvimento projetos, com acompanhamento próximo por parte dos docentes e orientadores.
Neste sentido, a aprendizagem ocorre através de:
Orientações tutoriais regulares, individuais e em grupo, para apoiar a definição de objetivos, a planificação, a implementação e a avaliação das intervenções/projetos;
Discussões críticas, com base em evidência científica, que incentivam o pensamento reflexivo e a tomada de decisão;
Autoavaliação e avaliação formativa, promovendo a autorregulação da aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia;
Feedback contínuo, personalizado, que orienta a melhoria progressiva da prática e do produto final;
Observação direta e supervisão, que permite aferir competências técnicas e comportamentais, bem como o impacto da intervenção nos contextos de estágio.
A diversidade metodológica permite o desenvolvimento integrado de conhecimentos, aptidões e atitudes, potenciando a transferência de aprendizagens para situações reais e a construção de um perfil profissional sólido, crítico e inovador.


Avaliação

A Classificação Final é calculada com base na média ponderada da classificação obtida em cada uma das componentes do Projeto II, sendo expressa quantitativamente numa escala inteira de 0 a 20 valores. São considerando aprovados apenas os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das três componentes. 
A fórmula de cálculo da Classificação Final é a seguinte: Estágio Profissional * 0,50 + Investigação Aplicada * 0,25 + Produto Profissional Inovador * 0,25.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular de Projeto II está estruturada com base numa lógica de desenvolvimento e demonstração de competências, garantindo a coerência entre as metodologias de ensino aplicadas e os objetivos de aprendizagem definidos. O foco é colocado na aplicação prática e na integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sendo a avaliação orientada para evidenciar a capacidade dos estudantes em intervir com autonomia, responsabilidade e espírito crítico em contextos reais e complexos.
A avaliação contempla três componentes articuladas (i.e., Estágio Profissional, Investigação Aplicada e Produto Profissional Inovador) através das quais os estudantes demonstram, de forma integrada:
A aplicação de conhecimentos científicos e técnicos à resolução de problemas reais;
A capacidade de planear, implementar e avaliar projetos e intervenções;
O desenvolvimento de soluções inovadoras e contextualizadas;
A reflexão crítica sobre a prática e os resultados obtidos.
As metodologias de ensino, como a prática supervisionada, o trabalho autónomo, o feedback contínuo e a tutoria individualizada, sustentam um processo avaliativo formativo e somativo, coerente com o perfil de competências esperadas. A avaliação é realizada com base em grelhas com critérios claros, promovendo a transparência, a justiça e a valorização da progressão dos estudantes, num alinhamento claro com os objetivos pedagógicos da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aplica-se a bibliografia de todas as unidades curriculares do curso.