Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a organização do corpo humano do ponto de vista do funcionamento celular nos seus aspetos bioquímicos, biológicos e histológicos. Conhecer as principais estruturas que compõem o Sistema Nervoso, Músculo Esquelético. Conhecer e dominar a terminologia da anatomia e fisiologia. Compreender de forma integrada o funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas, nomeadamente do Sistema Nervoso, e Sistema Músculo Esquelético. Ser capaz de inter-relacionar os conhecimentos adquiridos com o exercício físico. Ser capaz de utilizar com propriedade a terminologia nomeadamente com outros profissionais de saúde e do desporto, e com outros intervenientes, nomeadamente com os praticantes.
Conteúdos programáticos
História da anatomia e fisiologia ¿ o propósito desta ciência, A Química da Vida, processos biológicos básicos, a Célula e a sua fisiologia ¿ conceito de Homeostasia, Tipos de Tecidos. Organização do corpo humano, Taxonomias anatómicas, Principais noções da terminologia anatómica. O Sistema Nervoso introdução, o nervo, anatomia e fisiologia geral, sistema nervoso central, mecanismos de coordenação neuromuscular. O Sistema Nervoso Autónomo, receptores e vias sensoriais, arco reflexo, Propriocepção. Sentidos Especiais, A Visão, a Audição e Equilíbrio. O Sistema Músculo-esquelético, Esqueleto Ósseo, Fisiologia do osso: formação e reabsorção ósseas. Tecido Muscular, Propriedades da célula muscular ¿ Contracção muscular, potencial de acção. Ossos, Articulações e tipos de movimentos, Ossos e Músculos do tronco e da cabeça. Ossos e Músculos do MS. Ossos e Músculos do MI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular. Desta forma, recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de trocva de serviços
Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo , e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular. A coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se demonstre em 1000 ou 3000 caracteres.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens, nomeadamente do Moodle da Cadeira. Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa. Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propostas durante as aulas.
Avaliação
Avaliação
Os alunos deverão no início da UC assinalar se pretendem o regime de avaliação contínua ou final, ou se tiverem acesso a contratualização para o regime especial de frequência.
A avaliação contínua:
Para ter acesso à avaliação contínua os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas.
A avaliação contínua consistirá na realização de dois testes escritos e a seguir ao último módulo, de uma prova oral.
Durante a lecionação das aulas práticas os docentes poderão usar estratégias de aprendizagem ativa, nomeadamente a realização de fichas de trabalho, apresentações orais e/ou trabalhos individuais ou em grupo, bem como o recurso ao questionamento.
Para a realização da frequência de cada módulo (e manutenção da continuidade da avaliação contínua) os alunos terão de satisfazer a realização de 75% das tarefas propostas pelo docente.
Para ter aprovação na UC os alunos deverão atingir uma marca mínima de 70% em cada um dos teste escritos e uma nota mínima de 9,5 valores na prova Oral.
A prova oral só terá lugar para os alunos que obtenham aprovação nas provas escritas.
A Classificação da UC corresponderá à média ponderada da avaliação escrita e da prova oral, sendo as ponderações de 30 e 70%, respetivamente.
Exame Final:
Para ter acesso ao exame da época normal os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas .
A avaliação final constará de uma prova escrita e de uma prova oral.
Os alunos terão de ter nota igual ou superior a 75% na prova escrita e mais de 9,5 valores na prova oral
A classificação final será o resultado da média ponderada da classificação obtida em cada prova, com a ponderação de 70% para a prova oral e 30% para a prova escrita.
Os alunos só são admitidos à prova oral se tiverem 75% ou mais na prova escrita.
Alunos em regime especial de frequência:
Os alunos que tenham acesso a um regime especial de frequência, deverão contratualizar com o regente da cadeira, nas duas primeiras semanas do semestre, o modo de realizar a aquisição de conhecimentos e competências, bem como as datas e formas de avaliação.
Os alunos que não contratualizem o regime especial, no prazo atrás mencionado, terão de frequentar a cadeira num dos regimes previstos para os alunos sem regime especial.
A Avaliação da época de recurso, será idêntica à avaliação final, com exceção da exigência da assiduidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da cadeira de forma a escolher para cada situação e população as estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso das competências e conhecimentos dos estudantes garantem a coerência.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Obrigatória Seeley, Rod R. Philip Tate / Stephens, Trent D. Anatomia e Fisiologia, 2011, Lusociência (Ed.) De extensão Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomof isiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH. Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à actividade f ísica. Lisboa FMH Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH.