Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O curso de anatomia e fisiologia II deverá completar o que foi abordado em anatomia e fisiologia I, aprofundar e iniciar a integração dos diferentes sistemas. Compreender a organização do corpo humano do ponto de vista do funcionamento celular nos seus aspetos bioquímicos, biológicos e histológicos.
Compreender o funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas de forma integrada, nomeadamente do constituição e o funcionamos dos sistemas Pulmonar, Cardio-circulatório, o Coração e o Sangue, Digestivo, Urinário e Excretor e Endócrino.
Conteúdos programáticos
Anatomia e Fisiologia Cardíaca, o coração, vasos sanguíneos, composição e elementos constituintes do Sangue, a hemoglobina, fases do ciclo cardíaco, contractibilidade e condutividade do músculo cardíaco, regulação da atividade cardíaca; Noção de Pressão Arterial. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório, Mecânica Respiratória, Composição do Ar atmosférico,Volumes e Capacidades Pulmonares, Hematose Pulmonar, Regulação respiração, limiar anaeróbio. Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo e anexos, O sistema digestivo como um Tubo com glândulas anexas, Funções do Sistema Digestivo e dos seus constituintes, Digestão e Absorção e excreção. Anatomia e Fisiologia do Sistema Urinário, Funções e constituintes do Sistema Urinário, O sistema urinário: como filtrador e regulador, Sistema Endócrino, Organização funcional e características, relações entre Sistema Nervoso e Sistema Endócrino, Principais sistemas hormonais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio
abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o
qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha
dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso
inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de
reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade
Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da
relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e
simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a
aprendizagem a uma espécie de troca de serviços. Todos os conteúdos
programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração
própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido
pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e
competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A
coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do
programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se
demonstre em 1000 ou 3000 caracteres.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente
promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens,
nomeadamente do Moodle da Cadeira. Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa. Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.
Avaliação
Avaliação
Os alunos deverão no início da UC
assinalar se pretendem o regime de avaliação contínua ou final, ou se
tiverem acesso a contratualização para o regime especial de frequência.
A avaliação contínua:
Para ter acesso à avaliação contínua os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas.
A avaliação contínua consistirá na realização de dois testes escritos e a seguir ao último módulo, de uma prova oral.
Durante
a lecionação das aulas práticas os docentes poderão usar estratégias de
aprendizagem ativa, nomeadamente a realização de fichas de trabalho,
apresentações orais e/ou trabalhos individuais ou em grupo, bem como o
recurso ao questionamento.
Para a realização da
frequência de cada módulo (e manutenção da continuidade da avaliação
contínua) os alunos terão de satisfazer a realização de 75% das tarefas
propostas pelo docente.
Para ter aprovação na UC os alunos deverão atingir uma marca de pelo
menos 70% em cada uma dos testes escritos, e uma nota mínima de 9,5
valores na prova Oral.
A prova oral só terá lugar para os alunos que obtenham aprovação nas provas escritas.
A
Classificação da UC corresponderá à média ponderada da avaliação
escrita e da prova oral, sendo as ponderações de 30 e 70%,
respetivamente.
Exame Final:
Para ter acesso ao exame da época normal os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas .
A avaliação final constará de uma prova escrita e de uma prova oral.
Os alunos terão de ter nota igual ou superior a 75% na prova escrita e mais de 9,5 valores na prova oral
A
classificação final será o resultado da média ponderada da
classificação obtida em cada prova, com a ponderação de 70% para a prova
oral e 30% para a prova escrita.
Os alunos só são admitidos à prova oral se tiverem 75% ou mais na prova escrita.
Alunos em regime especial de frequência:
Os
alunos que tenham acesso a um regime especial de frequência, deverão
contratualizar com o regente da cadeira, nas duas primeiras semanas do
semestre, o modo de realizar a aquisição de conhecimentos e
competências, bem como as datas e formas de avaliação.
Os
alunos que não contratualizem o regime especial, no prazo atrás
mencionado, terão de frequentar a cadeira num dos regimes previstos para
os alunos sem regime especial.
A Avaliação da época de recurso, será idêntica à avaliação final, com exceção da exigência da assiduidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem
como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da
cadeira de forma a escolher para cada situação e população as
estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso
das competências e conhecimentos dos estudantes garantem a coerência
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Obrigatória
Seeley, Rod R. Philip Tate / Stephens, Trent D. Anatomia e Fisiologia, 2011, Lusociência (Ed.)
De extensão
Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH. Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à actividade física. Lisboa FMH Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH.