Código: | DCFS5307 | Sigla: | EDP | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLDCFS | 67 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 3º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Procura-se que, no final da Unidade Curricular, o estudante demonstre conhecimentos e competências que lhe possibilitem: - Compreender e refletir sobre a importância da moralidade, ética e deontologia, tendo em consideração as duas dimensões: pessoal e profissional; - Conhecer as principais perspetivas relativas à ética e ao desenvolvimento moral; - Formular e refletir sobre os dilemas éticos, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social; Conheça os principais fundamento sobre a luta contra a dopagem - Identificar e desenvolver os pontos fortes da moralidade pessoal do aluno promovendo uma integração pessoal dos mesmos na sua conduta profissional enquanto agente de transformação do universo desportivos;- Desenvolver um quadro de referência no sentido da construção de um Código Ética Deontológico.- Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito.
1. Conceito de ética, Moral e Deontologia
2.Ética; Uma visão Clássica 2.2 Sistema capitalista; 2.3 Uma visão Holística e Ecológica; 2.4 Ética e responsabilidade Social no desporto;2.5 Ética e globalização.
3. Noção moral 3.1 Desenvolvimento Moral de Kolhberg;3.2. Cognição moral e ação moral 3.3 Desenvolvimento moral no desporto. Principais estudos.
4. Doping e suplementos no contexto desportivo.
5. Violência, Racismo e Discriminação
6. Manipulação de resultados e Corrupção
7. Dilema ético no desporto. Dilemas éticos no contexto do Desporto
8. Investigação em ciências do desporto, ética e sociedade.
9 .Modelos e Códigos de Ética e Deontologia; 9.1 - Identificar o âmbito e objetivos de um Código de Ética e de Deontologia; 9.2 - Tópicos predominantes num Código de Ética e Deontologia; 7.3Análise de Códigos de Ética e Deontologia aplicados ao contexto do Desporto
10. Temas emergentes
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos e perspetivas (T) inerentes ética e deontologia. Todos os conteúdos programáticos estão em perfeita consonância com os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre ética, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social;A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas, finalizam o cumprimento dos objectivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas.
Privilegiar a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, com os alunos a terem papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões sobre as matérias são os guiões. Os diapositivos das aulas, são disponibilizados de forma à preparação dos alunos. Exposições teóricas, Discussão em grupo, Exercícios práticos e elaboração e realização de projetos de iniciação à investigação.
Na Avaliação Contínua (AC) e no exame final em época normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças (ver ponto 1, Art. 10° do Regulamento de Conhecimentos e Competências da ESDRM). Os alunos que optem pela Avaliação Contínua, não poderão aceder á Avaliação Final em época normal.
Avaliação Continua
A Avaliação Continua é composta por 4 elementos de avaliação. O Trabalho Grupo de Pesquisa-TP (escrito e discussão), sendo obrigatória por parte dos alunos a demonstração da progressão do desenvolvimento do trabalho (Avaliação intermédia do TP), e o Teste de avaliação (TA).
O estudante está em avaliação continua a partir da avaliação intermédia do trabalho.
As Classificações do trabalho de pesquisa e teste de avaliação com valores menores ou igual a 10 valores, corresponde a reprovação e acesso á época de recurso. A falta a um elemento de avaliação corresponde a reprovação.
Cálculo da Avaliação Continua = 5% (avaliação intermédia do trabalho) + 30% (Trabalho Final Escrito) + 10% Apresentação do Trabalho de pesquisa + 55% Teste Avaliação.
Exames
O exame é constituído por 2 elementos de avaliação. O teste de avaliação escrito e oral.
A Classificação no teste de avaliação com valores menores ou igual a 7,4 valores, corresponde a reprovação.
Tem acesso á oral, o estudante que no teste escrito obtiver classificação igual ou superior a 7,5 valores. A oral será realizada após a divulgação das classificações do teste escrito.
Cálculo do Exame: Teste Escrito (70%) + Oral (30%).
A classificação no teste de avaliação tem obrigatoriamente de ser superior ou igual a 8 valores. Para a aprovação, o resultado da classificação final em exame, é obrigatoriamente superior ou igual a 10 valores.
A avaliação para estudantes com Estatuto Especial:
Os estudantes com estatuto especial devem no início da UC, presencialmente e por email, informar a Regente da UC do Estatuto de que usufruem, deveres e obrigações, assim como condições específicas do mesmo.
A Avaliação Continua e Avaliação Final por exame é igual, sendo o trabalho de pesquisa desenvolvido de forma individual.
As aulas teóricas e seminários utilizam o método expositivo com demonstrações ilustrativas dos processos em estudo e atividades de caráter dinâmico (e.g., debates, etc.). Os seminários proporcionam ,a apresentação e discussão de casos com especialista de cada área e favorece um posicionamento crítico dos estudantes,tornando mais propícia uma visão integradora e uma reflexão pessoal sobre o próprio processo de aprendizagem.
FFair Play:Building a strong physical activity system for more active people (2021). Fair play: building a strong physical activity system for more active people. WHO
Barkoukis, V., Lazuras, L., Lucidi, F., e Tsorbatzoudis, H. (2015). Nutritional supplement and doping use in sport: Possible underlying social cognitive processes. SJM.
Bolter, N., e Weiss, M. R. (2012). Coaching for Character: Development of the Sportsmanship Coaching Behaviors Scale (SCBS). SEPS, 1(2), 73-90
Drydyk, J. (2014). Foundational issues: how must global ethics be global? Journal of Global Ethics, 10(1), 16-25..
Gleaves, J., Petróczi, A., Folkerts, D., De Hon, O., Macedo, E., Saugy, M., et al. (2021). Doping prevalence in competitive sport: evidence synthesis with best practice recommendations and reporting guidelines from the WADA Working Group on Doping Prevalence. Sports Med. 51:19091934. doi: 10.1007/s40279-021-01477-y
Plano Nacional de ética