Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
LO1 - Compreender a importância do design como interface, as suas referências contextuais e culturais, dentro de uma lógica de comunicação global
LO2 - Desenvolver competências técnicas (ferramentas) para a execução de projetos de design de comunicação, no âmbito do design gráfico e editorial
LO3 - Resolver problemas de comunicação utilizando diferentes linguagens de comunicação multimedia
LO4 - Saber aplicar a metodologia de design no desenvolvimento de projetos de produção multimedia, ampliando capacidades conceptuais, técnicas, estéticas, funcionais e criativas na produção e desenvolvimento de projetos autónomos.
Conteúdos programáticos
1. Introdução Teoria e história do design, exemplos, investigação, técnicas e metodologias de desenvolvimento de projetos. 2. Ferramentas Adobe Composição de Imagem: Photoshop, Desenho Vetorial: Illustrator Paginação: InDesign Produção Gráfica: Acrobat Professional 3. Fundamentos da Composição. Forma e espaço, princípios básicos da criação de layout, estilos de layout, dimensões e formatos, tipos de letra, fotografias, ilustrações e infografias. 4. Tipografia. Introdução à história da tipografia, a anatomia dos tipos de letra, espaço e legibilidade, hierarquia dos tipos de letra, regras tipográficas, texto e imagem. 5. Projeto Desenvolvimento de propostas de trabalho através de briefings nas seguintes áreas: Design Corporativo (Fundamentos de Branding, Logótipo, Papelaria e Manual de Normas), Publicidade (Fundamentos da Comunicação Publicitária, Cartazes, Brochuras, Flyers), Design Editorial (Fundamentos da Paginação, Publicações, Jornais, Revistas, etc.)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Aprender através de exemplos, contexto histórico, panoramas nacionais/internacionais e composição de imagens permite o desenvolvimento e a aquisição de competências culturais, promovendo a criatividade e a inovação. (Os pontos 1 e 3 permitem a realização do LO1). Aprender e utilizar ferramentas operacionais, e a conceção do método de design baseado na resolução de problemas, permite a indagação e a procura de soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (Os pontos 2, 3 e 4 permitem a realização do LO2 e LO3). Aplicar conhecimento ao desenvolvimento de projetos práticos permite uma compreensão mais profunda de todo o conteúdo do programa, possibilitando a realização dos objetivos propostos. (O ponto 5 permite a realização do LO4).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientados pelo professor, para garantir a aprendizagem experiencial dos conteúdos.
Os exercícios baseiam-se em duas vertentes principais: 1) Exercícios práticos experimentais e 2) desenvolvimento de projetos de design de comunicação, ambos disponíveis no Moodle e apresentados e discutidos em sala de aula.
Avaliação
A avaliação contínua será dividida em dois componentes:
- Avaliação de presença, que decorrerá ao longo das sessões de trabalho e resultará da participação de cada aluno na aula e da partilha de ficheiros no Moodle; (30%)
- Design, implementação e apresentação de projetos de design de comunicação. (70%)
O exame consistirá numa proposta de projeto de design de comunicação, que deverá ser concluída e disponibilizada com antecedência no Moodle e apresentada e discutida durante o exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino está organizada em torno da apresentação teórica de conteúdos, análise de objetos de comunicação visual e desenvolvimento de exercícios/projetos práticos. (LO1)
As metodologias de ensino e aprendizagem visam garantir o desenvolvimento integrado do conhecimento dos alunos, delineado no currículo, e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. (LO2)
A metodologia de projeto em Design baseia-se no desenvolvimento das competências de conceptualização, pesquisa, demonstração metodológica, criatividade e rigor na execução e apresentação de projetos. (LO3)
A aplicação prática, implementando propostas específicas, fomenta o conhecimento e a pesquisa, permitindo o desenvolvimento técnico através da aplicação de ferramentas, confirmando a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados. Projetos práticos combinam o conhecimento e as competências adquiridas no curso, de acordo com os objetivos estabelecidos. (LO4)
Esta UC relaciona-se com "Expressão Visual e Comunicação", específicamente no que respeita a aquisição de conhecimentos de história e teoria das imagens, que contribui para cumprir LO1. Também contribui como base para o desenvolvimento e aprofundamento no semestre seguinte do curso, em "Autoria Multimedia" e "Design Multimedia".
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Maeda, John (2024). Designing the Future. Hong Kong: City University of Hong Kong. ISBN: 978-962-937-687-1