Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em linha com os OE1 e OE7 do Ciclo de Estudos, e uma vez obtida aprovação na UC, o/a estudante deverá:
OA1 ¿ articular a comunicação enquanto área profissional e enquanto disciplina científica;
OA2- dominar os fundamentos da investigação científica em ciências da comunicação;
OA3 -reconhecer a utilidade das teorias e modelos da comunicação;
OA4 -caracterizar as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico;
OA5 -aplicar os conhecimentos adquiridos para interpretar fenómenos comunicacionais, relacionando-os com diversas teorias.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao estudo da comunicação e caracterização do fenómeno comunicacional
2. A teoria hipodérmica
3. A teoria da persuasão
4. A teoria dos efeitos limitados
5. A teoria funcionalista
6. A teoria crítica
7. A teoria culturológica
8. Os cultural studies
9. As teorias comunicativas
9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação
9.2. O modelo comunicativo serniótico-informacional
9.3. O modelo semiótico-textual
10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ponto de partida do programa, centrado na contextualização e caraterização da comunicação, responde aos Objetivos de Aprendizagem (OA) 1 e 2. Os OA3 e OA4 estão intrinsecamente ligados aos conteúdos subsequentes (pontos 2 a 10), nos quais serão apresentadas, analisadas e discutidas teorias e modelos de comunicação. Promove-se assim uma compreensão aprofundada e crítica das várias perspetivas teóricas. Por sua vez, os OA4 e OA5 são transversais a todo o programa, sugerindo que conceitos e competências específicas serão aplicados de forma consistente ao longo do curso, reforçando a abordagem transdisciplinar. Ao explorar os conteúdos programáticos, os/as estudantes serão introduzidos na diversidade das teorias da comunicação, estimulando a reflexão crítica sobre as complexidades inerentes ao fenómeno comunicacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e aprendizagem da unidade curricular estão estruturadas de forma a proporcionar uma abordagem integrada e abrangente. O modelo pedagógico adotado reflete-se nas seguintes estratégias:
1 - exposição de conceitos, onde os fundamentos teóricos são apresentados de forma clara e compreensível. Isto permite que os/as estudantes adquiram uma sólida compreensão dos princípios essenciais da comunicação.
2 - debates para promover a discussão ativa e a troca de ideias entre os/as estudantes. Esta interação contribui para a análise crítica dos conceitos apresentados, enriquecendo a compreensão coletiva.
3 - exercícios práticos com objetivo da aplicação dos conceitos teóricos aprendidos. Estas atividades práticas incentivam a aplicação dos conhecimentos em situações do mundo real, reforçando a capacidade dos/as estudantes de transpor a teoria para a prática.
4 - apresentação dos resultados das atividades, promovendo a comunicação eficaz e a capacidade de expressar as conclusões de forma clara e persuasiva.
Avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) trabalho individual (30%)
b) participação em sala de aula e a distância (30%)
c) trabalho em grupo (40%).
A avaliação por exame é composta por uma prova teórico-prática, incidindo sobre os conteúdos abordados na UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sendo este o primeiro contacto que os/as estudantes têm com a área científica das Ciências da Comunicação, espera-se que como resultado da aprendizagem desta unidade curricular os/as estudantes conheçam os autores, as teorias, dominem os conceitos e se apropriem da linguagem das Ciências da Comunicação. Em aulas de carácter mais expositivo, as principais correntes, modelos e teorias da comunicação serão apresentadas pela docente, acompanhadas de material informativo complementar. Será solicitada aos/às estudantes a leitura dos textos abordados em aula e os conteúdos da bibliografia serão explorados coletivamente através de exemplos solicitados aos/às estudantes ou sugeridos pela professora durante a apresentação
dos conteúdos programáticos. Os conceitos teóricos serão aprofundados nas aulas através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela professora. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em sessões plenárias. A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências analíticas e críticas no domínio da comunicação.
Nesta UC, a carga média de trabalho autónomo (52h) distribui-se da seguinte forma: estudo de bibliografia especializada (8h); realização de pesquisa complementar sobre o conteúdo lecionada nas aulas (8h); participação online (8h); elaboração de uma recensão crítica em formato audiovisual (14h); elaboração do trabalho de grupo (14h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Fisk, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa.
Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI.
Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom.
Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.