• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > L2PME06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Vídeo I

Código: L2PME06    Sigla: V I
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=4181
Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 37 PERA/2324/1700204 6 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 15,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   2,00
João Carlos da Fonseca Cabral   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar capacidade de:
O1. Refletir sobre a criação e difusão de vídeos na contemporaneidade, atendendo a aspetos estéticos, socioculturais e técnicos.
O2. Adquirir uma base informativa, formativa e analítica das etapas de criação do vídeo.
O3. Conhecer os princípios da composição com movimento.
O4. Conceber e realizar vídeos para a comunicação interativa, aplicações e serviços multimédia inclusivos, evidenciando soluções social e tecnologicamente inovadoras.
O5. Reconhecer, através da experimentação, o vídeo como ferramenta de expressão de sentimentos e conhecimentos.
O6. Experimentar diferentes técnicas para realizar e editar vídeo de forma criativa.
O7. Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo do audiovisual.
O8. Comunicar e publicar recursos visuais para diferentes públicos.
O9. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares.

Conteúdos programáticos

C1. Introdução às etapas da criação audiovisual. Produção, realização e pós-produção
C2. Planificação de documentos audiovisuais
C2.1 Ideia, história, argumento, guião e storyboard
C2.2 Análise e construção de grelhas de guião
C3. Vídeo
C3.1 Conceitos fundamentais
C3.2 Enquadramento. Noções de composição formal. Planos e movimentos de câmara
C3.3 Focagem e profundidade de campo
C3.4 Iluminação
C4. Projetos de narrativas audiovisuais
C4.1 Estúdio digital
C4.2 Tratamento e edição digital de vídeo
C4.3 Banda sonora: tipos e características
C4.4 Gravação e exportação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Trata-se de uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente prática, uma vez que se pretende que os/as estudantes adquiram competências que lhes permitam desenvolver projetos de produção e realização de vídeo, direcionados para a criação, produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Os conceitos a abordar possibilitam a construção de uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da imagem digital e do vídeo. Os exercícios/tarefas a realizar permitem experiências facilitadoras para a conceção e realização de trabalhos práticos de realização vídeo, desde a construção de grelhas de guião até à produção e edição final das obras.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Destaca-se a adoção do modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), alinhando-se com a natureza prática e centrada no estudante como o modelo pedagógico do próprio curso. A UC é concebida em torno de projetos práticos, assentes no conhecimento teórico e académico que espelham desafios reais da área audiovisual, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Os estudantes iniciam a unidade curricular com a abordagem das etapas da criação audiovisual, realizando depois exercícios práticos para se familiarizarem com as ferramentas de edição de vídeo. A exploração da interface é feita de forma imersiva, permitindo uma aplicação imediata dos conceitos aprendidos.
No final de cada tarefa ou exercício, os estudantes apresentarão os resultados, estimulando-se a comunicação eficaz e a partilha de experiências e de conhecimento e fomentando-se o debate crítico e a troca de ideias. Esta abordagem visa preparar os estudantes para desafios práticos no ramo do audiovisual, promovendo autonomia, criatividade e desenvolvimento de competências de resolução de problemas.


Avaliação

Avaliação por frequência
A avaliação contínua será centrada no desenvolvimento de exercícios práticos realizados individualmente e de projetos realizados em grupo, bem como na participação ativa nas aulas e na plataforma de aprendizagem online. Cada componente terá um peso específico para refletir a importância atribuída a diferentes competências.
1. Participação nas atividades /exercícios (20%)
2. Projetos realizados (80%)

Avaliação por exame
O exame é constituído por:
1) Uma parte prática de realização de um vídeo com recurso a softwares de edição de vídeo (60%), a combinar com o docente com antecedência mínima de duas semanas
2) Apresentação e discussão do trabalho desenvolvido na parte prática, com demonstração de domínio de técnicas de edição de vídeo (40%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A abordagem pedagógica desta Unidade Curricular (UC), fundamentada no modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), é essencial para atingir os objetivos de aprendizagem delineados. A estrutura da UC, centrada em projetos práticos que espelham desafios reais da área audiovisual, assegura, como já referido, uma aprendizagem significativa, promovendo a aplicação concreta dos conhecimentos teóricos.

A metodologia de ensino, não apenas familiariza os estudantes com as ferramentas de edição videográfica, mas também estimula a aplicação imediata dos conceitos aprendidos. Este processo alinha-se diretamente com o objetivo de adquirir proficiência no uso dessas ferramentas essenciais, enfatizando a experimentação prática como veículo para alcançar a excelência.

Através da apresentação dos conteúdos de natureza teórica, complementada pela visualização, análise e interpretação de exemplares de vídeos e/ou por visitas de estudo, promove-se um conhecimento dos processos criativos no âmbito do vídeo (O1, O2, O3). Através da realização de exercícios exploratórios e de projetos, potencia-se o desenvolvimento da criatividade e da capacidade expressiva (O4, O5, O6 e O7), além de se favorecer o trabalho colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipa (O9). Com os momentos de reflexão, individual ou conjunta, sobre a prática de cada estudante, que ocorrem no fim de cada exercício, aprofundam-se também as questões teóricas já antes referidas e, sobretudo, pretende-se estimular e desenvolver a capacidade de expor publicamente ideias e convicções (O8).

A estrutura avaliativa, integrada na metodologia de PBL, promove não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também competências práticas, não só as competências técnicas, mas também de colaboração, comunicação e resolução de problemas. Dessa forma, a metodologia de ensino e a avaliação são peças fundamentais para alcançar os objetivos da UC, preparando os estudantes de forma abrangente para os desafios do setor.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ADOBE (2023). Guia do usuário do Adobe Premiere Pro. Disponível em https://helpx.adobe.com/pt/premiere-pro/user-guide.html
BERGALA, Alain (2021). A Hipótese Cinema. Pequeno Tratado sobre a Transmissão do Cinema dentro e fora da Escola. Imprensa Nacional Casa da Moeda: Lisboa. ISBN: 9789722728973
CHANDLER, Gael (2004). Cut by Cut: Editing Your Film or Vídeo. Studio City: Michael Wise Productions.
GRILO, João Mário (2017). As Lições do Cinema: manual de filmografia - 2.ª Edição. Lisboa: Colibri. ISBN: 9789727727056
O'STEEN, Bobbie (2009). The Invisible Cut: How Editors Make Movie Magic. Studio City: Michael Wiese Productions. ISBN-10 ¿ : ¿ 193290753X
SOARES, José Manuel Basto, Pertinência de um Auto-Retrato em Vídeo num E- Portefólio Pessoal de Artista, in OLIVEIRA, Lia Raquel e ALVES, Maria Palmira (org.). Actas do I Encontro Sobre e-Portefólio. Aprendizagem Formal e Informal, Braga: Ludomédia, Universidade do Minho, 2006. ISBN: 972-8914-32-6