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Vídeo II

Código: L2PME09    Sigla: V II
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=4185
Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 38 PERA/2324/1700204 6 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   2,00
João Carlos da Fonseca Cabral   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
O1 - Adquirir proficiência no uso de ferramentas essenciais para edição, pós-produção e animação de vídeo.
O2 - Aplicar técnicas avançadas de edição, incluindo não-linearidade, correção de cor e efeitos especiais, para aperfeiçoar a qualidade visual dos projetos de vídeo.
O3 - Aplicar os princípios fundamentais da animação, como timing e espaçamento, para criar animações dinâmicas e envolventes, utilizando keyframes e gráficos de movimento.
O4 - Desenvolver competências de composição visual e princípios de design para criar composições equilibradas, integrando elementos como texto, gráficos e efeitos de maneira esteticamente atraente.
O5 - Desenvolver habilidades de gestão de projetos de vídeo, incluindo o planeamento, a coordenação de tarefas, a alocação de recursos e a colaboração produtiva, promovendo ideias criativas.

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao software para edição e pós-produção de vídeo.
1.1. Análise da interface, painéis e configurações.
1.2. Compreensão das ferramentas essenciais para pós-produção de vídeo.
2. Edição Avançada de Vídeo:
2.1. Aplicação de técnicas não-lineares para uma edição mais sofisticada.
2.2. Aplicação de correção de cor e efeitos especiais para aprimorar a qualidade visual.
3. Animação:
3.1. Estudo dos princípios fundamentais de animação.
3.2. Aplicação prática de keyframes e gráficos de movimento para criar animações.
3.3. Gestão de tempo e de easing.
4. Composição Visual:
4.1. Exploração dos princípios fundamentais que regem a composição visual.
4.2. Análise crítica de exemplos práticos para compreender como aplicar esses princípios na criação de projetos de vídeo.
4.3. Integração de elementos como texto, gráficos e efeitos.
5. Projetos audiovisuais:
5.1. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo.
5.2. Aplicação concreta dos conceitos aprendidos em situações do mundo real.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos propostos alinham-se de forma coesa com os objetivos de aprendizagem da UC. A introdução fornece uma base sólida para a proficiência nas ferramentas de edição e pós-produção de vídeo, atendendo ao primeiro objetivo. A secção de edição avançada aborda técnicas não-lineares, correção de cor e efeitos especiais, contribuindo diretamente para a aplicação de técnicas avançadas de edição.
Na animação, são explorados princípios fundamentais, keyframes e gestão de tempo, cumprindo o terceiro objetivo. A composição visual engloba princípios fundamentais e análise crítica de exemplos práticos para desenvolver competências de composição e design, alinhando-se com o quarto objetivo.
Os projetos audiovisuais promovem o desenvolvimento prático e colaborativo, atendendo ao quinto objetivo. A aplicação dos conceitos em contextos reais fecha o ciclo, garantindo uma aprendizagem prática e eficaz. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Na abordagem pedagógica desta Unidade Curricular, destaca-se a adoção do modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), alinhando-se com a natureza prática e centrada no estudante como o modelo pedagógico do próprio curso. A UC é concebida em torno de projetos práticos, assentes no conhecimento teórico e académico que espelham desafios reais da área audiovisual, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Os estudantes iniciam a unidade curricular com atividades práticas para se familiarizarem com as ferramentas de edição e pós-produção de vídeo. A exploração da interface é feita de forma imersiva, permitindo uma aplicação imediata dos conceitos aprendidos.
Serão utilizadas técnicas avançadas de edição, animação e composição para complementar projetos de vídeo já editados e/ou em desenvolvimento. Os estudantes recebem feedback contínuo, tanto individual como em grupo, orientando o progresso e incentivando a reflexão crítica sobre escolhas estéticas e técnicas.
A UC procura simular ambientes profissionais da indústria audiovisual, desafiando os estudantes a tomar decisões rápidas e eficazes. Avaliações formativas integradas nos projetos permitem correções contínuas, e uma comunicação clara da avaliação e das expectativas.
Existirão, ainda, apresentações regulares dos projetos que estimulem a comunicação eficaz e a partilha de conhecimento, enquanto as discussões em grupo fomentarão o debate crítico e a troca de ideias. Esta abordagem visa não apenas transmitir conhecimento, mas preparar os estudantes para desafios práticos no ramo do audiovisual, promovendo autonomia, criatividade e competências de resolução de problemas.


Avaliação

A avaliação desta Unidade Curricular será centrada no desenvolvimento de projetos práticos, tanto individuais como em grupo, e na participação ativa nas aulas e na plataforma de aprendizagem online (e-Campus). Cada componente terá um peso específico para refletir a importância atribuída a diferentes competências.
Projeto Individual (40%):
Os estudantes serão avaliados com base na conceção e execução de um projeto individual que demonstre proficiência nas técnicas aprendidas.
Projeto em Grupo (40%):
O projeto em grupo será uma extensão das competências individuais, enfatizando a colaboração e a capacidade de trabalhar eficazmente em equipa.
Durante as apresentações dos projetos (individual e em grupo) a capacidade de comunicar eficazmente ideias, decisões e soluções será avaliada. A clareza na exposição, resposta a questões e argumentação serão consideradas.
Participação nas Aulas e Discussões (20%):
Incentiva-se o envolvimento construtivo, contribuições para o debate e demonstração de compreensão dos conceitos abordados através de uma participação ativa nas aulas e nos fóruns de discussão (em aula e na plataforma e-Campus).
Esta estrutura de avaliação reflete a importância tanto das competências individuais como das colaborativas. Valoriza-se não apenas a execução técnica dos projetos, mas também a capacidade de aplicar conhecimentos de forma criativa e a capacidade de comunicar eficazmente perante um público. A participação nas aulas é fundamental para incentivar a interação e o debate construtivo, contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes ao longo da Unidade Curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A abordagem pedagógica desta Unidade Curricular (UC), fundamentada no modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), é essencial para atingir os objetivos de aprendizagem delineados. A estrutura da UC, centrada em projetos práticos que espelham desafios reais da área audiovisual, assegura, como já referido, uma aprendizagem significativa, promovendo a aplicação concreta dos conhecimentos teóricos.
A metodologia de ensino, não apenas familiariza os estudantes com as ferramentas de edição e pós-produção, mas também estimula uma aplicação imediata dos conceitos aprendidos. Este processo alinha-se diretamente com o objetivo de adquirir proficiência no uso dessas ferramentas essenciais, enfatizando a prática como um veículo para alcançar a excelência.
O feedback contínuo, tanto individual como em grupo, desempenha um papel crucial, orientando o progresso e incentivando a reflexão crítica sobre escolhas estéticas e técnicas. Este ciclo de feedback constante é central para a aprendizagem iterativa e a melhoria contínua, atendendo ao objetivo de aplicar princípios críticos de forma eficaz e ao desenvolvimento de uma cultura visual nos estudantes.
A avaliação, centrada no desenvolvimento de projetos individuais e em grupo, bem como na participação ativa nas aulas e no ambiente online, reflete a importância atribuída a diferentes competências. Este método avaliativo não apenas quantifica a execução técnica dos projetos, mas também destaca a capacidade dos estudantes em aplicar conhecimentos de forma criativa e a comunicar eficazmente. A participação ativa nas aulas e nos fóruns online, como componentes da avaliação, reforçam a importância da interação construtiva e da compreensão dos conceitos abordados.
A estrutura avaliativa, integrada na metodologia de PBL, promove não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também competências práticas, não só as competências técnicas, mas também de colaboração, comunicação e resolução de problemas. Dessa forma, a metodologia de ensino e a avaliação são peças fundamentais para alcançar os objetivos da UC, preparando os estudantes de forma abrangente para os desafios do setor

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adobe (2020). Adobe® After Effects® CC Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/after_effects_reference.pdf
Adobe (2023). Learn After Effects. Disponível em https://creativecloud.adobe.com/learn/app/after-effects
Chandler, G. (2004) Cut by Cut: Editing Your Film or Vídeo. Studio City: Michael Wise
Productions.
Hewage, C. (2014). 3D Video Processing and Transmission Fundamentals. Bookboon (Open Access).
Ribeiro, N. (2012). Multimedia e Tecnologias Interativas ¿ 5ª Edição. Lisboa: FCA.