• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > L2PME10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise do Discurso dos Media

Código: L2PME10    Sigla: ADM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 27 PERA/2324/1700204 4 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Andreia Cristina Teles Vieira   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Andreia Cristina Teles Vieira Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta UC, e de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de aprendizagem (OA) do CE, os estudantes deverão ser capazes de:
OA 1 Conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção, encanação e receção; sendo capaz de uma perspetiva panorâmica das áreas multidisciplinares da análise do discurso dos média, suas lógicas e práticas;
OA 2 Recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que permitam desmistificar ideias e eventos mediáticos, bem como revelar as estruturas de poder subjacentes a discursos disseminados nos e através dos média;
OA 3 Produzir um discurso analítico sobre os media, potenciando a discussão em torno das diferentes tipologias e modalidades discursivas;
OA 4 Compreender o impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade a importância dos discursos dos média na estruturação da vida social;
OA 5 Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática

Conteúdos programáticos

1. Origens e objetivos da análise do discurso dos média

2. A análise crítica do discurso: diferentes escolas de pensamento e abordagens paradigmáticas.

3. Multimodalidades discursivas

4. Abordagens de análise dos discursos dos média

5. Discursos e narrativa dos média e mudança social

6. As relações de poder no ecossistema mediático.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos de aprendizagem enunciados. Para se saber analisar o discurso dos vários media é necessário desenvolver competências analíticas e compreensivas das suas formas de produção. Procurar-se-á levar os estudantes a refletirem sobre as suas estratégias de utilização dos media, a partir de situações reais de observação (leitura de jornais, audição de rádio, televisão, redes sociais), através da construção de instrumentos de descrição e análise de discursos mediáticos. Os estudantes terão não apenas o papel de utilizadores, mas também o de críticos dos media refletindo sobre conteúdos, formatos e dispositivos comunicativos.

Colocar-se-ão também em diferentes situações profissionais, construindo algumas práticas de utilização dos media. Assim, ao objetivo 1 responde o C1; o objetivo 2 é atingido através dos C2, C4, C5 e C6; o objetivo 3 é suportado pelos C2, C3, C4, C5 e C6; para os objetivos 4 e 5 concorrem todos os conteúdos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC visa enquadrar a comunicação contemporânea multimodal no paradigma da Globalização, fornecendo aos estudantes um quadro conceptual atual e atuante para uma literacia dos media condicente com a estrutura curricular da licenciatura.

Os meios de comunicação social são hoje instituições fundamentais nas sociedades contemporâneas desenvolvidas, que, por via do poder de que estão socialmente investidos, ocupam o centro da nossa vida política, económica, social e cultural. É neste contexto que a unidade curricular se propõe a desconstruir a gramática discursiva dos media, contribuindo para atingir uma verdadeira literacia dos media capaz de tornar os/as estudantes indivíduos mais ativos e conscientes da sua cidadania. Sabendo, pois, que os media não se limitam a transmitir a realidade, mas constroem-na de forma exaustiva e poderosa, é importante levar os/as estudantes a perceberem segundo que categorias este discurso é construído e que efeitos provoca na vida dos cidadãos.

A pós-modernidade mediática, construída em torno das noções de opcionalidade e virtualidade que compõem uma «mancha semântica» de complexidade crescente, exige ferramentas sólidas de desconstrução do(s) sentido(s) e combate ao facilitismo analítico.

Literacia, media e cidadania são três eixos vitais de uma educação para a coesão social adaptada à mudança, capaz de enquadrar a futura prática profissional dos alunos numa perspetiva crítica, mas também produtiva e regeneradora, como contributo para a formação de cidadãos construtores de uma democracia mais saudável.

Ao longo do semestre os estudantes são chamados a questionarem-se sobre os diferentes espaços de aprendizagem, caracterizando suportes diferenciados e experimentando diferentes situações de transmissão e encenação de discursos, através da apresentação de recensões críticas a propósito dos conteúdos programáticos, fazendo uso de todos os recursos multimédia que a ESES disponibiliza. Pretende-se, assim, desenvolver também competências pedagógicas importantes para futuros comunicadores e produtores de conteúdos multimédia, em contextos educativos, sociais, culturais e empresariais.

Serão utilizadas metodologias expositivas para apresentação dos conteúdos e demonstrativas, focadas nos diferentes tipos de discursos mediáticos; e metodologias ativas que implicam trabalhos de pesquisa, aplicação e problematização conceptual pelos estudantes. Recorrer-se-á ao b-learning, sendo vital o trabalho autónomo dos estudantes nos vários espaços comunicativos online.


Avaliação

Realização de um trabalho em grupo: 40%

Realização de um trabalho individual: 30%

Trabalhos realizados na sala de aula ao longo do semestre: 30%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar-se-á um carater teórico-prático nas aulas, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos aspetos teóricos que servem de base para a componente prática desta UC, orientando o estudante na sua exploração crítica e no desenvolvimento de competências que lhe permitam a análise do discurso dos média. A adoção desta metodologia implica que os estudantes consigam articular entre o trabalho de grupo e o trabalho individual. Prevê-se a participação dos estudantes em projetos de intervenção e investigação a decorrer na ESES. No caso dos estudantes que não possam frequentar em presença a UC e desejem ter aproveitamento por avaliação por exame, deverão informar o docente ainda durante o primeiro mês de aulas.

A avaliação refletirá o carácter teórico-prático da UC. Todos os estudantes deverão estar inscritos na disciplina Moodle correspondente.

A UC tem um total de 100 horas, sendo que 48 horas são de contacto e 52 horas são de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:

- Levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 12h

- Elaboração do trabalho prático de grupo (exploração e aplicação de ferramentas e de metodologias de análise do discurso dos média, pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) =20h

- Elaboração do trabalho individual (exploração e aplicação de ferramentas de produção de materiais discursivos sob forma de recursos educativos digitais) = 20h

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cunha, I. F., & Peixinho, A. T. (2020). Análise dos Média. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN digtial: 978-989-26-1988-0; DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1988-0

Keller, R. (2018). Michel Foucault. Discourse, power/knowledge, and the modern subject. In R. W. a. B. Forchtner (Ed.), The Routledge Handbook of Language and Politics (pp. 67-81). London and New York: Routledge.

Sayer, A. (2018). Pierre Bourdieu: Ally or foe of discourse analysis? In R. W. a. B. Forchtner (Ed.), The Routledge Handbook of Language and Politics (pp. 109-121). London and New York: Routledge.

Silva, M. T. d. (Ed.) (2021). Discurso de ódio, Jornalismo e participação das audiências. Enquadramento, regulação e boas práticas. Coimbra: Almedina.

Wodak, R. (2021). The Politics of Fear What Right-Wing Populist Discourses Mean. In (2nd ed.). Los Angeles. London, New Delhi, Singapore, Washington DC: Sage.