Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.
Conteúdos programáticos
1. Panorama ambiental em Portugal e no mundo. 2. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 3. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos e populações. 4. Relações tróficas, cadeias alimentares e relações intra e interespecíficas. 5. Organização e diversidade de comunidades, ecossistemas e biomas; os ecossistemas mediterrânicos. 6. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 7. Métodos de amostragem de populações animais e vegetais e sua identificação taxonómica. 8. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 9. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 10. Poluição e Bioindicadores. 11. Sistemas de Gestão Ambiental e Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da atividade antropogénica. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios ambientais, mas também dos instrumentos de gestão ambiental, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável em diversas atividades.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG), com apresentação oral.
Condições para dispensa total: 70 % [(PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 9,5 valores. Em cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8,0 valores e no TPG >= 10,0 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame, ou que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 100 % prova escrita.
Nota: A indicação pelos estudantes dos grupos e temas do TPG é efetuada no Moodle, em prazo a definir. As provas escritas poderão ser realizadas no Moodle, podendo ser exigida uma pré-inscrição na área da unidade curricular até 36 horas antes da respetiva realização. Em qualquer caso, o incumprimento de prazos estabelecidos impede a realização da respetiva atividade avaliativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC. Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta. Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva. Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco. Molles JR., Manuel C.& Sher, Anna A. (2019). Ecology: concepts and applications. New York: McGrawHill Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press. Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel Edições Técnicas, Ldª. Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora. Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer.