Código: | LAG1206 | Sigla: | AGMA 1 | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Agrícola - PAG |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LAGRON | 49 | Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas da agricultura e da mecanização que possibilitem aos estudantes o domínio das operações gerais de cultura, bem como das máquinas agrícolas mais apropriadas para a sua realização.
1 Introdução; 1.1 Considerações preliminares; 1.2 O ambiente e a produção agrícola; 1.3 Breve panorâmica da agricultura portuguesa; 2 Preparação e trabalho do terreno; 2.1 Objetivos a atingir; 2.2 Tipos de trabalho do terreno; 2.3 Caracterização dos campos de trabalho; 2.3.1 Linha e entrelinha; 2.4 O estado do solo e a realização do trabalho do terreno; 2.5 Definição das condições de operabilidade; 2.6 Dias disponíveis; 2.7 Avaliação da qualidade dos trabalhos do terreno; 2.8 Escarificação, escarificadores e cultivadores; 2.9 - Subsolagem e subsoladores; 2.10 Lavouras e charruas; 2.11 Gradagens e grades; 2.12 Cultivadores rotativos. Fresagem, fresas e enxadas mecânicas; 2.13 Rolagem e rolos; 2.14 Técnicas simplificadas de preparação do terreno; 2.15 Alfaias de deservagem; 3 Agricultura de precisão e alfaias de mobilização do solo; 4 Rotações e afolhamentos, mobilizações do solo em agricultura sustentável; 5 Operações culturais, mobilizações do solo e alterações climáticas.
Tendo como principal objetivo o conhecimento das operações gerais de culturas, através das aulas teórico-práticas e das visitas de estudo, resumidamente descritas no conteúdo programático (capítulos 1 a 4), por parte dos estudantes, bem como, a utilização no campo, das principais máquinas agrícolas mais indicadas para a realização de cada uma delas e as condições agrometeorológicas em que trabalhamos, pensamos que desta forma os estudantes adquirem as competências necessárias a um bom desempenho em qualquer empresa agrícola.
Ao longo do semestre, as aulas serão lecionadas principalmente em sessões teórico-práticas, complementadas por práticas de campo e seminários. Serão utilizados métodos pedagógicos variados, incluindo o expositivo, o demonstrativo e o ativo.
Nas aulas teóricas, os conteúdos serão maioritariamente apresentados através de diapositivos em PowerPoint, podendo também ser incluídos excertos de vídeos, quando necessário.
As aulas práticas poderão iniciar-se com uma breve introdução teórica em sala, seguindo-se de sessões de campo. Estas sessões têm como objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com máquinas e alfaias agrícolas, seja no parque de máquinas, seja em funcionamento no campo.
Ocasionalmente, poderá ser necessário o uso de computadores para a realização de exercícios em sala, assim como o recurso a plataformas de e-learning, como Zoom ou Microsoft Teams, para a realização de videoconferências.
Os alunos serão continuamente incentivados a participar de forma ativa, tanto nas discussões das matérias como na execução dos exercícios propostos. Esta participação será essencial para o desenvolvimento das competências necessárias e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Condições de admissão às provas de avaliação:
Estar inscrito na unidade curricular.
Avaliação contínua:
1 provas escrita (PE) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG), com apresentação (escrita 70 % e apresentação 30 %).
Condições para dispensa total:
70 % (PE] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e a prova escritas (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.
Exame final:
Prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Em cada aula ocorre uma primeira parte, na sala, onde serão explicados e demonstrados os fundamentos teóricos das diversas operações gerais de cultura. Na segunda parte da aula serão abordadas a constituição, funcionamento e regulações das principais máquinas agrícolas, bem como a sua utilização no campo por parte dos estudantes, o que lhes dá uma maior motivação e empenho e lhes permite "aprender, fazendo".
Com o surgimento de novos equipamentos e novas técnicas, ocorre com muita frequência a necessidade de participar em seminários, conferências e visitas de estudo para que os alunos deixem a escola com a melhor formação possível.
Sebenta da unidade curricular
Briosa, F. (1984, Glossário ilustrado de mecanização agrícola. 2ª edição. Lisboa.
Canavate, J. O. (1989), Las maquinas de mecanização agrícola. 3ª edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa.
Candelon, P. (1981) Les machines agricoles - matériel de préparation et fertilisation des sols. Paris, Editions, J. B. Baillière
Carvalho, R. F. e Saruga, F. J. B. (2007). Manual de Mecanização Agrícola. Volumes I e II. Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lisboa.