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Genética

Código: LAGPL1208    Sigla: GEN
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 30 Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_2DIA

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 6,00

LAGPL_2A

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,90
Teórico-Práticas: 2,10

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,90
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   1,26
Clarisse Cordeiro Brígido - ESA   0,64
Teórico-Práticas Totais 1 2,10
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   1,38
Clarisse Cordeiro Brígido - ESA   0,72

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Marisa Reis Varanda - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento da estrutura, função, regulação e transmissão dos genes. Compreensão das relações entre fenótipo, genótipo e ambiente e das potencialidades da intervenção sobre os genótipos para o melhoramento dos fenótipos. Conhecimento dos fundamentos e dos produtos das principais aplicações tecnológicas da genética.

Conteúdos programáticos

Genética clássica: Genética Mendeliana, Extensões da análise Mendeliana
Citogenética: Teoria cromossómica e da hereditariedade, Autossomas e cromossomas sexuais, hereditariedade ligada ao sexo, Estrutura dos cromossomas, Alterações cromossómicas
Mapeamento genético: Recombinação, grupos de ligação, mapas genéticos
Genética das populações: Frequências genotípicas e génicas. Lei de Hardy-Weinberg. Alteração genética
Técnicas em biologia molecular. Biotecnologia. Análise do genoma 
Diversidade fenotípica: expressão génica e sua regulação; RNA
Diversidade fenotípica: fenótipos qualitativos e quantitativos; introdução à genética quantitativa
Transmissão de genes e da sua expressão: replicação e transmissão de ácidos nucleicos; imprinting parental
Genética aplicada: 
(i) Melhoramento genético: da domesticação ao melhoramento; objetivos e produtos; métodos de obtenção de variabilidade genética; teoria e métodos de seleção
(ii) Engenharia genética: transformação genética, OGM e NGT; aplicações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos percorrem os conceitos fundamentais da Genética, as causas da diversidade genética, os processos reguladores que a fazem refletir-se na diversidade fenotípica e a transmissão genética e epigenética. O último capítulo articula a informação precedente na conceção de instrumentos, técnicas e métodos de aplicação ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino inclui aulas teóricas (T) e teórico-práticas. As aulas T são essencialmente expositivas e as teórico-práticas consistem na resolução de exercícios.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) onde, em cada uma, é avaliada a componente teórica (60%) e teórico-prática (40%). O estudante pode optar pela Avaliação Contínua apenas a 1 das componentes (T ou TP).
Condições para dispensa total: 100 % (PE1 + PE2) / 2; o resultado terá de ser >= 10 valores. Em cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8 valores. Em cada uma das componentes (T e TP) a classificação terá de ser >= 8 valores. 
Exame final: prova escrita onde é avaliada a componente teórica (60%) e teórico-prática (40%), cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores. Em cada uma das componentes (T e TP) a classificação terá de ser >= 8 valores. 
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. A avaliação da componente T ou TP com aprovação será mantida durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas expositivas são fundamentais para apoiar a compreensão de conceitos e processos e integrá-los nas aplicações conducentes ao desenvolvimento de produtos e serviços. A resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas procura a utilização em rotina de conceitos e a consolidação da compreensão dos processos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arraiano, C. M. & Fialho, A. M. (Coord.) (2007). O Mundo do RNA: Novos Desafios e Perspectivas Futuras. Lisboa: Lidel, 296 pp.
Griffiths, A. J. F. et al. (2020). An Introduction to Genetic Analysis (12th ed.). New York: W. H. Freeman & Co Ltd., 891 pp.
Hartl, D. L. & Jones, E. W. (2004). Genetics: Analysis of Genes and Genomes (6th ed.). Burlington: Jones and Bartlett Publishers, Inc., 854 pp.
Klug et al.(2016). Concepts of genetics. Pearson, England.ISBN 13: 978-1-292-07726-0 
Sleper, D.A. & Poehlman, J.M (2006). Breeding Field Crops (5th ed.). ISBN: 978-0-813-82428-4, Wiley-Blackwell, 432 pp.
Watson, J. et al. (2007). Recombinant DNA: Genes and Genomes - A Short Course. Cary: Cold Spring Harbor Laboratory Press, 474 pp.