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Viticultura I

Código: LAGPL1307    Sigla: VITI1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 7 Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Manuel Adão Marques Pacheco Botelho Moreira   1,07
Olfa Zarrouk - ESA   0,93

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olfa Zarrouk - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre a realidade da produção vitícola a nível nacional, europeu e mundial. Devem ser capazes de reconhecer e identificar os diversos órgãos da videira, compreender as funções dos diferentes sistemas de condução, assim como os vários tipos e processos de poda e os fatores que os condicionam. Desta forma, os estudantes desenvolverão as competências necessárias para planear e executar, de forma fundamentada e crítica, as operações de condução e poda da vinha.

Conteúdos programáticos

Caracterização da viticultura mundial, europeia e nacional: importância económica e social. Sistemática e morfologia da videira: raiz, caule, folhas, gomos, gavinhas, inflorescências, flor e fruto. Ciclo anual e dormência da videira. Poda: objetivos, tipos, determinação da carga, mecanização e pré-poda. Principais sistemas de condução e parâmetros para a sua escolha.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A caracterização da produção vitícola a diferentes escalas fornece aos estudantes uma visão abrangente sobre a produção e o mercado da uva e do vinho. O estudo da morfologia da videira, quer nas aulas teóricas, quer nas práticas de campo, permitirá adquirir competências para descrever plantas de forma detalhada e avaliar o seu estado vegetativo e produtivo. O conhecimento dos principais sistemas de condução e dos fatores que determinam a sua adoção permitirá desenvolver competências para a sua escolha e aplicação em diferentes contextos. As bases teóricas da poda, aliadas às aulas práticas na vinha e às visitas de estudo, possibilitarão aos estudantes executar de forma fundamentada e crítica as operações de condução e poda.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas, com uma componente em sala de aula e outra no campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Realização de visitas de estudo destinadas a proporcionar contacto direto com a realidade produtiva e com as técnicas utilizadas em viticultura.



Avaliação

Avaliação contínua: 1 provas escritas (PE) e 1 trabalho pratico escrito em grupo (TPG), com apresentação. É obrigatória a assistência no mínimo a 75 % das sessões.

Condições para dispensa total: 75 % (PE) + 25 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e a prova escrita (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.

Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.

Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 75 % prova escrita + 25 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.

A avaliação com aprovação do trabalho pratico será mantida durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As exposições teóricas, complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, asseguram que o contacto com a realidade produtiva fornece não apenas conhecimentos técnicos sobre diferentes práticas culturais, mas também evidencia a importância do enquadramento teórico, promovendo uma aprendizagem mais sólida e fundamentada das práticas vitícolas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Champagnol, F. (1984) Elements de Physiologie Vegetal et de Viticulture Géneral. Edição F. Champagnol.
Galet, P. (1993) Precis de Viticulture. Edicão P. Galet.
Galet, P. (1991) Precis d¿ Ampelographie Pratique. Edicão P. Galet.
Magalhães, N. (2015) Tratado de Viticultura. Edição Esférica Poética.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa.
Revista : Le progrés agricole et viticole. Montpellier : Sté le Progrés et viticole,
Castro, R., Cruz, A., Botelho, M. (2015). Sistemas de Condução da Vinha. Bayer
Castro, R., Cruz, A., Botelho, M. (2006). Tecnologia Vitícola ¿ Bairrada. Comissão Vitivinícola da Bairrada