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Tecnologias de Produção sem Solo

Código: LAGPL1312    Sigla: TPSS
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 8 Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 2,5 50 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA   1,20
Valentim Pereira dos Santos Coelho - ESA   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios das tecnologias de produção sem solo.

Conteúdos programáticos

- Origem, desenvolvimento e futuro da produção sem solo
- Produção em substratos
- Produção em sistemas hidropónicos
- Instalação dos sistemas de produção sem solo
- Sistema de rega e fertirrigação: preparação, gestão e controlo das soluções nutritivas. Monitorização e digitalização
- Controlo ambiental em estufas: Aquecimento, arrefecimento e iluminação artificial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões
para a capacidade de entender as tecnologias de produção sem solo e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas e demonstrativas serão complementadas com as sessões práticas.

Os estudantes serão estimulados a apresentar problemas e soluções, testar e validar ideias e a interpretar dados com informação relevante. A aprendizagem será dirigida obrigando o aluno a utilizar a informação autonomamente e a procurar formas de
comunicação tecnologicamente avançadas.

A assistência às aulas é facultativa.


Avaliação

Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho prático com pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação (escrita 60 % e apresentação 40 %).
Condições para dispensa total: [50 % (PE) / 2] + 50 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e na prova escrita (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.
Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 50 % prova escrita + 50 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola.

Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área
como a agrícola onde a prática, a par do ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada
em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades das tecnologias de produção sem
solo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2.
Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.


Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des
Fruit et Légumes, Paris.


Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato.
Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.

Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa

Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.