Código: | LAGPL1312 | Sigla: | TPSS | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Agrícola - PAG |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LAGRPL | 8 | Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 | 3º | 2,5 | 50 | 70 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios das tecnologias de produção sem solo.
- Origem, desenvolvimento e futuro da produção sem solo
- Produção em substratos
- Produção em sistemas hidropónicos
- Instalação dos sistemas de produção sem solo
- Sistema de rega e fertirrigação: preparação, gestão e controlo das soluções nutritivas. Monitorização e digitalização
- Controlo ambiental em estufas: Aquecimento, arrefecimento e iluminação artificial
Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões
para a capacidade de entender as tecnologias de produção sem solo e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.
Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas e demonstrativas serão complementadas com as sessões práticas.
Os estudantes serão estimulados a apresentar problemas e soluções, testar e validar ideias e a interpretar dados com informação relevante. A aprendizagem será dirigida obrigando o aluno a utilizar a informação autonomamente e a procurar formas de
comunicação tecnologicamente avançadas.
A assistência às aulas é facultativa.
Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho prático com pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação (escrita 60 % e apresentação 40 %).
Condições para dispensa total: [50 % (PE) / 2] + 50 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e na prova escrita (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.
Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 50 % prova escrita + 50 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.
O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola.
Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área
como a agrícola onde a prática, a par do ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada
em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades das tecnologias de produção sem
solo.
Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2.
Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des
Fruit et Légumes, Paris.
Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato.
Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.
Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa
Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.