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Aplicações em Ciência e Tecnologia

Código: LBBA1104    Sigla: ACT
Área Científica: Informática na Óptica do Utilizador

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias da Informação - TInf

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 17 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Albertina Maria Gomes Ferreira - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albertina Maria Gomes Ferreira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes desenvolvam as competências fundamentais para explorar e dominar folhas de cálculo e bases de dados, no âmbito da aquisição e tratamento de dados de forma a: desenvolver competências a nível da organização e estruturação de dados; utilizar com desenvoltura as ferramentas informáticas na resolução de problemas e perceber a sua importância na tomada de decisões; compreender os diferentes tipos de dados e como a sua organização pode afetar as tomadas de decisão; desenvolver a capacidade de apresentar e discutir dados/informação assim como a capacidade de responsabilização em projetos de trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

Conceito e estrutura de folhas de cálculo: visualização e manipulação das folhas de trabalho.
Entrada e tipos de dados: texto, números, data e hora, combinar texto e números, preenchimento de séries, retorno automático de texto.
Formatação de dados: automática e personalizada.
Fórmulas, operadores e tipos de referências.
Funções: matemáticas, texto, data/hora, pesquisa e referência, estatísticas, base de dados.
Validação de dados, ordenações, subtotais, filtros automáticos e avançados, criação de listas personalizadas, construção de gráficos.
Ambiente de bases de dados relacionais: estruturar tabelas, escolher campos-chave, relacionar dados.
Análise e gestão de bases de dados: transformação e preparação de dados, operações de filtragem e ordenação, visualização e análise de dados estatísticos e geográficos.
Otimização de dados: construção de tabelas e gráficos dinâmicos, agrupamento de dados.
Transferência de dados entre aplicações e impressão da informação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Abordagem integradora do funcionamento das tecnologias de informação no âmbito do tratamento de dados com a execução de exercícios práticos e recurso a ferramentas e dados que possibilitam a concretização dos objetivos da unidade curricular.
Aplicação, de forma criativa e crítica, dos conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de atividades concretas no âmbito da unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com exposição de matéria e desenvolvimento de exercícios práticos. Nestes exercícios o estudante deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas práticas (PP1 e PP2).
Condições para dispensa total: (PP1 + PP2) / 2; o resultado terá de ser >= 10 valores e em cada uma das provas práticas (PP) a classificação terá de ser >= 8 valores.
Exame final: prova prática cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Nas provas de avaliação contínua é obrigatória uma inscrição no MOODLE, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas serão expostos os conceitos e teorias que posteriormente serão aplicados no desenvolvimento dos exercícios práticos.
Deverá ser executado trabalho complementar, fora do horário letivo, com apoio tutorial, garantindo os objetivos propostos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alexander, M., Kusleika, R., & Walkenbach, J. (2018). Excel 2019 Bible. USA: John Wiley & Sons.
Carvalho, A. (2023). Práticas de Excel, Power Pivot e Power Query. Lisboa: FCA - Editora de informática.
Carlberg, C. (2014). Statistical Analysis: Microsoft excel 2013. Indianapolis, IN: Que Publishing.
Dalla Corte, A. et al. (2020). Explorando o QGIS 3.X. 1ª ed. Curitiba: Ed. dos autores, 396 pp.
Escobar, M., & Puls, K. (2021). Master Your Data with Power Query in Excel and Power BI: Leveraging Power Query to Get & Transform Your Task Flow. 2nd Edition. Tickling Keys, Inc.
Manzano, A. & Manzano, J. (2019). Excel 2019: Avançado. São Paulo: Edições Érica.
Martins, A. & Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos. 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Pataro, A. (2019). Dominando o Excel 2019. São Paulo: Edições Novatec.
https://qgis.org/
https://office.microsoft.com/pt-br/excel