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Estágio VIII - Enfermagem de Saúde Materno Infantojuvenil

Código: LE-E8    Sigla: E8
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 78 Licenciatura Enfermagem 16

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,27
Estágio: 17,00
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 12 3,24
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,27
Inês Filipa Casimiro dos Santos   0,27
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,27
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,27
Mário João Duarte da Silva Santos   0,27
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,27
Estágio Totais 1 17,00
Orientação Tutorial Totais 6 1,98
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   2,73
Inês Filipa Casimiro dos Santos   3,00
Maria da Conceição Fernandes Santiago   4,47
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   4,47
Mário João Duarte da Silva Santos   4,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   3,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição Fernandes Santiago Responsável
Mário João Ribeiro da Silva Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de planeamento, execução e avaliação de cuidados de enfermagem à mulher/par e família no processo de saúde doença.

Capacidade de planeamento, execução e avaliação de cuidados de enfermagem ao recém-nascido/criança/jovem em parceria com pais/família no processo de saúde doença.

Capacidade de recolha e análise de informação de várias fontes, evidenciando a sua mobilização na tomada de decisão, tendo por base a diversidade e a multiculturalidade do contexto de inserção da família.

Capacidade de mobilização de conhecimentos no âmbito da promoção da saúde e dos referenciais ético-legais para a maximização da saúde e bem-estar.

Habilidades interpessoais que favoreçam o trabalho em equipa multidisciplinar e a comunicação/relação terapêutica com a mulher/par, recém-nascido, criança, jovem e família.

Conteúdos programáticos

Cuidado centrado na família com ênfase na capacitação da criança/jovem/pais ou mulher/par e negociação dos cuidados, preservando a sua segurança e bem-estar tendo por base a diversidade e a multiculturalidade de contextos de inserção familiar.


Cuidados de enfermagem que integram processos educativos e promovem o autocuidado respeitando as decisões, os ritmos de aprendizagem, num processo de transição e de crescimento e desenvolvimento e de ganhos em saúde.

Mobilização de conteúdos dos programas de saúde da área de saúde materna e obstétrica e da área da saúde infantil e pediátrica, bem como diagnósticos decorrentes de alterações de saúde doença.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para que o estudante planeie, execute e avalie cuidados à mulher/par, ao recém-nascido, criança/jovem e família, é essencial a mobilização de conhecimentos, quer da área de enfermagem de saúde materna/obstétrica, quer da área de saúde infantil/pediátrica, nomeadamente por via dos programas de saúde e dos diagnósticos de enfermagem decorrentes de alterações de saúde doença.


O cuidado centrado na família, o conhecimento das crenças e práticas educativas e de saúde dos contextos multiculturais permitem que o estudante aceda e mobilize adequadamente a informação necessária para responder, em cada situação, às necessidades da mulher/par, recém-nascido, criança/jovem e família, bem como ao desenvolvimento de uma relação terapêutica, envolvendo os parceiros do cuidado, num processo de transição e integrado numa equipa multidisciplinar.

A promoção de estilos de vida saudáveis, a vigilância do crescimento da criança e do jovem são fundamentais para a preservação da segurança, saúde e bem-estar do utente.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Prestação de cuidados de enfermagem nas áreas da saúde materna/obstétrica e saúde infantil/pediátrica em instituições/contextos clínicos, com orientação do enfermeiro cooperante e orientação científica e pedagógica do professor.

Desenvolvimento de atividades de educação para a saúde à mulher (não grávida, grávida, puérpera), criança, jovem e família.

A componente autónoma da UC deverá ser realizada pelo estudante através de:
- Leitura, reflexão crítica e sistematização de ideias fundamentais sobre as temáticas abordadas e outras consideradas complementares ao desenvolvimento das competências e que potenciem a tomada de decisão.


Avaliação

A avaliação é individual e integra a avaliação de desempenho (75%), cuja classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores, e o trabalho escrito individual (25%).

A avaliação do desempenho é realizada em cada um dos contextos clínicos, com uma ponderação de 50% em cada um deles. A classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores, em cada um deles, para a aprovação na UC.

O resultado final da UC corresponde à média ponderada da avaliação de desempenho e do trabalho escrito individual.

A aprovação da UC tem de ter uma classificação superior ou igual a 10 valores.

As unidades curriculares estágio não poderão ser realizadas por exame.



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O desenvolvimento do estágio em contextos reais de prestação de cuidados, vai facultar ao estudante o desenvolvimento de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.

A prestação de cuidados, como metodologia de ensino/aprendizagem, permite ao estudante desenvolver e demonstrar capacidades para planear executar e avaliar, de forma fundamentada, os cuidados à mulher (não grávida, grávida, puérpera), ao recém-nascido, criança/jovem e família. O enfermeiro orientador, presente diariamente nas situações de cuidados, é fundamental para que o estudante mobilize, nas diferentes situações, os conhecimentos necessários e utilize de forma adequada as diferentes fontes de informação, mobilizando-as para a tomada de decisão perante a pessoa participante nos cuidados.

A execução de cuidados de enfermagem que integrem processos educativos e que promovam o autocuidado do utente é uma função que aponta claramente para a realização de atividades de educação para a saúde.

A vigilância do crescimento da criança e do jovem, a promoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente a promoção da saúde, o diagnóstico decorrente de alterações de saúde doença, são domínios inerentes à prestação de cuidados.

A realização da reflexão individual permite ao estudante integrar no processo formativo as aprendizagens desenvolvidas no âmbito da interação com o utente e decorrentes da orientação do enfermeiro orientador e do professor.

A interação com o utente possibilita a relação terapêutica, autonomia, criação de oportunidades respeitando as decisões e os ritmos de aprendizagem dos utentes.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Direção Geral da Saúde (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. DGS.
Direção Geral da Saúde (2013). Programa nacional saúde infantil e juvenil. DGS.
Direção Geral da Saúde (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). DGS.
Hockenberry, M. J., Wilson, D. & Rodgers, C. C. (2018). Wong Fundamentals of Pediatric Nursing. (10ª ed.).Elsevier.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel.
Santiago, C., Figueiredo, M. H., & Basto, M. (2020). Meanings attributed by migrant women to nursing care during pregnancy to postpartum. Rev ROL Enferm 43(1), 146-153.
https://e-rol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_INNOVATION_DEVELOPMENT_NURSING_2019.pdf
Educação Sexual: Promover a Saúde Europeia. Guia formativo - http://hdl.handle.net/10400.15/4922
Melo, P. (2024). Consultas de enfermagem nos cuidados de saúde primários. Guia de decisão clínica. (2ª ed.). Lidel.

Observações