| Código: | LE-E8 | Sigla: | E8 | |
| Área Científica: | Enfermagem | |||
| Área de Ensino: | 1º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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| L3ENF1 | 78 | Licenciatura Enfermagem | 4º | 16 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de planeamento, execução e avaliação de cuidados de enfermagem à mulher/par e família no processo de saúde doença.
Capacidade de planeamento, execução e avaliação de cuidados de enfermagem ao recém-nascido/criança/jovem em parceria com pais/família no processo de saúde doença.
Capacidade de recolha e análise de informação de várias fontes, evidenciando a sua mobilização na tomada de decisão, tendo por base a diversidade e a multiculturalidade do contexto de inserção da família.
Capacidade de mobilização de conhecimentos no âmbito da promoção da saúde e dos referenciais ético-legais para a maximização da saúde e bem-estar.
Habilidades interpessoais que favoreçam o trabalho em equipa multidisciplinar e a comunicação/relação terapêutica com a mulher/par, recém-nascido, criança, jovem e família.
Cuidado centrado na família com ênfase na capacitação da criança/jovem/pais ou mulher/par e negociação dos cuidados, preservando a sua segurança e bem-estar tendo por base a diversidade e a multiculturalidade de contextos de inserção familiar.
Para que o estudante planeie, execute e avalie cuidados à mulher/par, ao recém-nascido, criança/jovem e família, é essencial a mobilização de conhecimentos, quer da área de enfermagem de saúde materna/obstétrica, quer da área de saúde infantil/pediátrica, nomeadamente por via dos programas de saúde e dos diagnósticos de enfermagem decorrentes de alterações de saúde doença.
Prestação de cuidados de enfermagem nas áreas da saúde materna/obstétrica e saúde infantil/pediátrica em instituições/contextos clínicos, com orientação do enfermeiro cooperante e orientação científica e pedagógica do professor.
Desenvolvimento de atividades de educação para a saúde à mulher (não grávida, grávida, puérpera), criança, jovem e família.
A componente autónoma da UC deverá ser realizada pelo estudante através de:
- Leitura, reflexão crítica e sistematização de ideias fundamentais sobre as temáticas abordadas e outras consideradas complementares ao desenvolvimento das competências e que potenciem a tomada de decisão.
A avaliação é individual e integra a avaliação de desempenho (75%), cuja classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores, e o trabalho escrito individual (25%).
A avaliação do desempenho é realizada em cada um dos contextos clínicos, com uma ponderação de 50% em cada um deles. A classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores, em cada um deles, para a aprovação na UC.
O resultado final da UC corresponde à média ponderada da avaliação de desempenho e do trabalho escrito individual.
A aprovação da UC tem de ter uma classificação superior ou igual a 10 valores.
As unidades curriculares estágio não poderão ser realizadas por exame.
O desenvolvimento do estágio em contextos reais de prestação de cuidados, vai facultar ao estudante o desenvolvimento de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
A prestação de cuidados, como metodologia de ensino/aprendizagem, permite ao estudante desenvolver e demonstrar capacidades para planear executar e avaliar, de forma fundamentada, os cuidados à mulher (não grávida, grávida, puérpera), ao recém-nascido, criança/jovem e família. O enfermeiro orientador, presente diariamente nas situações de cuidados, é fundamental para que o estudante mobilize, nas diferentes situações, os conhecimentos necessários e utilize de forma adequada as diferentes fontes de informação, mobilizando-as para a tomada de decisão perante a pessoa participante nos cuidados.
A execução de cuidados de enfermagem que integrem processos educativos e que promovam o autocuidado do utente é uma função que aponta claramente para a realização de atividades de educação para a saúde.
A vigilância do crescimento da criança e do jovem, a promoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente a promoção da saúde, o diagnóstico decorrente de alterações de saúde doença, são domínios inerentes à prestação de cuidados.
A realização da reflexão individual permite ao estudante integrar no processo formativo as aprendizagens desenvolvidas no âmbito da interação com o utente e decorrentes da orientação do enfermeiro orientador e do professor.
A interação com o utente possibilita a relação terapêutica, autonomia, criação de oportunidades respeitando as decisões e os ritmos de aprendizagem dos utentes.