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Escrita para Ambientes Multimédia

Código: LPME14    Sigla: EAM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 33 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Inês Teixeira de Sousa Messias   2,70
Maria Inês Almeida Cardoso   0,27
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   1,03

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Almeida Cardoso Responsável
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) reflete e discute sobre a produção textual em ambientes multimédia, condições de produção de textos e especificidades de vários géneros, analisa textos em ambientes digitais, explora recursos digitais e mobiliza as competências dos estudantes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), percecionando a sua interferência no desenvolvimento cognitivo humano, particularmente nos processos de escrita e leitura.
Os discentes devem ser capazes de:
1) Dominar os conceitos e regras subjacentes à organização e produção de documentos escritos para ambientes digitais;
2) Integrar, no seu trabalho criativo, o conhecimento adquirido sobre a evolução cognitiva do ser humano na era digital;
3) Analisar tipologias de escrita e organização de documentos digitais;
4) Conhecer e posicionar-se criticamente sobre as mudanças fundamentais que as tecnologias introduziram nos processos de escrita e leitura;
5) Produzir documentos escritos para ambientes digitais.

Conteúdos programáticos

I. Comunicação e Linguagem:
a) História e evolução da escrita, do arcaico ao digital;
b) Tipos de linguagem, novas linguagens virtuais, linguagens visuais dinâmicas;
c) O mundo virtual/digital como complemento, substituição ou extensão do real;
d) Ciberespaço.
II. Enquadramento concetual: comunicação na era digital, tipologias e modelos de escrita digital, interatividade, linearidade, leitura digital, entre outros conceitos.
III. Instrumentos de análise de escrita.
IV. Metodologias de produção escrita:
a) Escrita em sistema síncrono e em assíncrono;
b) Brainstorming (Chuva de ideias), mapas mentais/conceptuais), escrita livre, escrita criativa e outras técnicas;
c) Mecanismos de estruturação textual: coesão, coerência (princípio da relevância/relação; princípio da não contradição; princípio da não redundância/progressão); reescrita e revisão; avaliação do texto produzido.
V. Ferramentas para produção de escrita digital: redes sociais, blogues, portais e sítios web, correio eletrónico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Destina-se a enquadrar os estudantes nos conceitos subjacentes ao trabalho na UC e nas mudanças profundas que as tecnologias introduziram na comunicação humana. Neste sentido, ao objetivo O1 corresponderão os conteúdos descritos em C.I e C.II.
A segunda parte do programa pretende conduzir os estudantes num percurso de pesquisa, identificação e análise de recursos baseados na escrita digital que serão analisados depois em grupo e individualmente, mediante um conjunto de orientações dadas por instrumentos de análise identificados ou construídos para o efeito e que deverão ajudar os alunos a posicionarem-se criticamente perante o recurso analisado, por forma a identificar e a fundamentar as suas mais-valias e os seus pontos de melhoria. Para isso, contribuirão os conteúdos C.III (que permite alcançar o OA3) e C.IV (que contribui para o alcance do OA 4). A criação de um espaço para a visão pessoal da complexidade cognitiva, adicionada pelos novos media, permitirá aos alunos conceber projetos inovadores mais adequados à realidade humana e, portanto, com maior poder de inclusão.
A terceira parte do programa prevê a identificação de algumas ferramentas usadas em processos de escrita colaborativa e o exercício produtivo de escrita individual com objetivos e públicos definidos, bem como de escrita colaborativa (C.V para o OA5).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


O processo de aprendizagem combinará as aulas de enquadramento teórico com aulas práticas, nas quais serão realizados exercícios de análise e produção escrita para ambiente digital, rentabilizando conhecimentos construídos.



Avaliação

A avaliação da UC terá as seguintes componentes:


Opção 1 - Avaliação por frequência:
a) Avaliação contínua = 30%. Desafios dos módulos. Os estudantes desenvolverão atividades web-based obrigatórias de caráter formativo e sumativo.
b) Trabalho final = 30%. Um trabalho individual, de natureza teórico-prática com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.
c) Frequência = 40%. Frequência teórica com com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.

Opção 2 - Avaliação por exame
A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%), previamente agendado com as docentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Espera-se que o método expositivo e o demonstrativo, com os tempos de exposição teórica, aliado aos métodos ativos, com discussões e trabalhos práticos, levem os estudantes a não só integrar os conhecimentos ensinados, mas, também, a refletir criticamente sobre os mesmos e a saber usar os seus conceitos operacionais adequadamente (ver objetivos de aprendizagem 1 e 2).
O facto de os alunos serem convidados a realizar trabalhos ao longo das sessões de contacto e um trabalho final implica que têm de demonstrar que efetivamente constroem conhecimento e são capazes de, nessa base, construir trabalho original e com sentido crítico (ver objetivos de aprendizagem 3, 4 e 5).
Na sequência das UC do ano anterior «Educação para os Média» e «Análise do Discurso dos Média», esta UC mobiliza os conhecimentos então adquiridos pelos aprendentes, preparando-os para os aprofundar e desenvolver as competências a adquirir nas UC do semestre seguinte «Autoria Multimédia», «Marketing e Publicidade» e «Educação a Distância».
A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo. As horas de contacto dividem-se em 20T e 40P. As horas de trabalho autónomo distribuem-se da seguinte forma: realização de trabalhos de grupo (25h), resolução de exercícios (10h), estudo de bibliografia da especialidade (40h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Baron, N. (2008). Always on: language in an online and mobile world. OUP

- Carr, N. (2011). The Shallows. What the internet is doing to our brains. W.W. Morton &Company

- Chorost, M. (2011). Worldwide mind: The coming integration of humanity, machines, and the internet. Simon & Schuster

- Crystal, D. (2008). Txtng: The Gr8 Db8. OUP

- Herring, S. (org.). (2005). Computer-Mediated Conversation. Hampton P.

- Mangen, A., Walgermo, B., BrØnnick, K. (2013). Reading linear texts on paper versus computer screen: effects on reading comprehension. IJER 58, 61-68

- Olson, D. R. (2006). Littératie, scolarisation et cognition. Pratiques 131-132, 83-94.

- Ryan, M.L., Emerson, L., Robertson, B. (2014). The Johns Hopkins guide to digital media. J. H. U. Press

- Souza, B. C. et al. (2012). Putting the cognitive mediation networks theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, 28, 2320-2330

- Vallejo, I. (2020). O infinito num junco. Bertrand Ed.


Observações