• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME27
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégias de Comunicação Educacional

Código: LPME27    Sigla: ECE
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 24 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Patrícia Isabel Pereira Baeta   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Isabel Pereira Baeta Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC introduz o estudante no campo específico da Comunicação Educacional mediatizada. São analisadas as especificidades da comunicação mediada por TIC e a sua utilização em contexto educacional. A UC é construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, ferramentas e sistemas de comunicação e gestão da informação, tendo como base referencial o contexto atual da world wide web, respondendo aos O5 e O6 do CE. No final da UC os estudantes deverão estar capacitados para: 

OA1- Conhecer os fundamentos da Comunicação Educacional; 

OA2- Enquadrar as características da web 2.0 e os novos modelos de conhecimento e aprendizagem decorrentes; 

OA3- Compreender o conceito de gamificação em Educação;

OA4- Identificar e aplicar as potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) na criação, desenvolvimento e tutoria de cursos e unidades curriculares;

OA5- Conceber e implementar um plano de formação para contextos pedagógicos em blended learning ou elearning.


Conteúdos programáticos

A UC procurará enquadrar os conceitos e temáticas subjacentes ao seu âmbito. 

CP1. A Comunicação Educacional 

CP2. O uso da tecnologia no contexto da Educação formal, não formal e informal. Novos modelos de conhecimento e aprendizagem.

CP3. A Web 2.0: participação e interação educativa

CP4. Introdução aos Serious Games e ao conceito de gamificação

CP5. O LMS Moodle: potencialidades e limitações

CP6. Estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos desta unidade curricular, na medida em que serão abordados os fundamentos da Comunicação Educacional (CP1 articula-se com o OA1), os novos modelos de conhecimento e aprendizagem em diferentes contextos educativos (CP2 e CP3 articulam-se com o OA2), o conceito de gamificação em Educação (CP4 articula-se com o OA3), o LMS Moodle (CP5 articula com o OA4) e estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning (CP6 articulado com o OA5). Os objetivos são propostos de acordo com o enquadramento conceptual e a exploração de um LMS, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a construir um projeto formativo a partir do desenho da sua estrutura, prevendo estratégias de interação, diálogo e feedback em função da autonomia dos aprendentes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação que enformam a comunicação educacional mediatizada por TIC na contemporaneidade. Propõe-se, ainda, que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a competência comunicativa requerida para os novos modelos de conhecimento e aprendizagem.

Serão privilegiadas estratégias de trabalho dinâmicas e colaborativas, com recurso a Flipped Learning e Flipped Classroom; Problem-Based Learning (PBL); Project-based Learning (PjBL); Inquiry-Based Learning (IBL); Process-Oriented Guided Inquiry Learning (POGIL); Cenários de aprendizagem; Bring Your Own Device (BYOD).



Avaliação

A avaliação contínua da UC tem por fim a realização de um projeto final (guião de um projeto formativo) que demonstre a aplicação dos conceitos e metodologias aprendidos.

Avaliação contínua: 
  • Assiduidade e participação nas atividades durante as aulas- 10%
  • Desafios dos módulos - 20 %
  • Desenvolvimento de um projeto final colaborativo - 30%
  • Frequência- 40%
Avaliação por exame:
A avaliação por exame afere os conhecimentos, aptidões e competências designados nos objetivos de aprendizagem. Consistirá numa parte teórica (50%) e numa parte prática (50%).  Para ter acesso ao enunciado da parte prática o/a estudante deverá contactar a docente, assim que se inscrever no exame, para que a docente lhe possa facultar atempadamente o mesmo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia hands on proporciona aos estudantes pensar e planear uma peça de formação através da construção de um guião, devidamente enquadrado pelos princípios teóricos e conceptuais da comunicação educacional assimilados. As sessões teórico-práticas transmitem e solidificam conhecimentos que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem enunciados.  

A UC tem um total de 125 horas, sendo que 60 horas são de contacto e 65 horas são de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:

  • Levantamento, análise e estudo de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
  • Realização dos exercícios = 20h
  • Elaboração do projeto final= 25h
  • Estudo dos conteúdos para realização da frequência = 10h


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Miguel, I., & Silva, M. (2023). Desafios e Estratégias de Comunicação Digital numa Organização Educativa em Portugal. Comunicação e Sociedade, 43, 163-180.

Reinert, K. C. J., & Minuzi, N. A. (2021). ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Cenas Educacionais, 4, e10736. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10736

Silva, L. R. P. da, & Vermelho, C. (2024). O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal. Revista Temas em Educação, 33(1). 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559

Suanno, J. H., Rufino, A.P.F., & Moura, P.L. R.P.  (2023). O pensamento criativo e as tecnologias digitais de informação e comunicação: perspectivas para promover uma educação mais autônoma. Professare, 14(4). 10.33362/professare.v12i3.3231