| Código: | LPME28 | Sigla: | POM | |
| Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média | |||
| Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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| LPME | 19 | Despacho n.º 7637/2018 | 3º | 5 |
| Teórico-Práticas: | 52,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Em linha com os OA 1, OA 2 e OA 4 do CE, o estudante deverá: O1 - Definir aplicação multimédia e conhecer as diferentes formas de publicação para as aplicações multimédia; O2 - Conhecer as potencialidades do software de autor Unity para o desenvolvimento de aplicações multimédia; O3 - Desenvolver competências técnicas na utilização do software Unity; O4 - Digitalizar, tratar e integrar com o Unity sons, imagens e vídeos; O5 - Compreender o modelo de funcionamento proposto para o desenvolvimento de aplicações multimédia; O6 - Conceber e desenvolver aplicações multimédia com recurso às ferramentas propostas em diferentes plataformas (web, móvel, off-line); O7 - Compreender a ligação do Unity com outras linguagens de programação e com Bases de Dados locais e online; O8 - Desenvolver sites dinâmicos com recurso a JavaScript, PHP e a base de dados MySQL; O9 - Conceber soluções multimédia mediante um Briefing.
C1 - Introdução à Programação Multimédia C2 - Instalação e configuração do Unity Hub C3 - Fundamentos de Programação em C# C4 - Multimédia e Interação no Unity C5 - Ligação a Base de Dados (Firebase) C6 - Publicação de Produtos Online, Preparação do projeto para exportação, Build para Android e Windows, Assinatura e instalação de apps, Publicação em lojas digitais C7 - Projeto Final
Num primeiro momento pretende-se apresentar aos estudantes o conceito de aplicação multimédia e as diferentes formas de publicação nas plataformas mais comuns (O1). O mesmo objetivo é concretizado de forma prática na articulação (C1). A segunda parte do programa pretende apresentar aos estudantes os conceitos básicos de Unity, bem como conceitos básicos de C# e Programação Orientada a Objetos. (O2, O3 e O4). Na terceira parte pretende-se introduzir os elementos principais de uma aplicação multimédia, bem como, a articulação e integração dos mesmos (C3 a C5, O5, O6 e O7). A última parte do programa, realização de um projeto final (C6 e C7), pretende concretizar os objetivos O8 e O9 (conceber soluções multimédia mediante um «Briefing»), sendo também o momento, para consolidar todos os objetivos referidos anteriormente.
Atendendo à especificidade desta disciplina, privilegiar-se-á o contacto direto do/a estudante com o computador. A maioria das aulas terá um carácter de ordem prática, cabendo ao professor a função de apresentação e enquadramento das técnicas informáticas alvo de estudo na futura prática profissional do aluno, orientando-o na sua exploração crítica.
Avaliação contínua: Realização de um teste individual Teórico/Prático (50%), com a nota mínima de 8 valores; Elaboração e discussão de um trabalho individual ou de grupo, com três elementos no máximo (50%). Avaliação por exame: Realização de um teste individual Teórico/Prático (50%), com a nota mínima de 8 valores; Elaboração e discussão de um trabalho individual (50%).
O professor induz a reflexão sobre o estado da arte, as potencialidades tecnológicas e o impacto das ferramentas, apoia a sua utilização pelo/a estudante, mas não se substitui a este na produção das aplicações. O facto de o aluno ter de realizar e defender um projeto onde aplique os conhecimentos e técnicas adquiridas, constitui-se como um ponto alto do processo da sua aprendizagem nesta UC. Os/as estudantes deverão, eles próprios, ser capazes de desenvolver os seus próprios projetos e produtos na área da multimédia, sendo privilegiados os vetores conceptuais e práticos da metodologia de ensino. O/a estudante deverá ser capaz de conceber os seus produtos, planear a sua produção, assegurar a sua realização e promover a sua publicação.
Unity Technologies. (2023). Unity Manual e Unity Scripting API. Disponível em: https://docs.unity3d.com/Manual/index.html Microsoft Docs. (2023). C# Programming Guide. Microsoft. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-pt/dotnet/csharp/ Firebase. (2023). Firebase Documentation. Google. Disponível em: https://firebase.google.com/docs?hl=pt Chadha, A. (2017). Sound and music for multimedia. Routledge. Krug, S. (2014). Don¿t make me think, revisited: A common sense approach to web and mobile usability. New Riders. Manovich, L. (2001). The language of new media. MIT Press. Norman, D. (2013). The design of everyday things (Rev. and expanded ed.). Basic Books. Novak, J. (2011). Game development essentials: An introduction. Cengage Learning. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction design: Beyond human¿computer interaction (4th ed.). Wiley. Rogers, S. (2014). Level up! The guide to great video game design (2nd ed.). Wiley.
A apresentação pública dos projetos poderá incluir alunos ou professores da escola ou de escolas da cidade, primeiro ciclo ou segundo, por exemplo.