• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LZOO1303
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Produtos de Origem Animal

Código: LZOO1303    Sigla: POA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 43 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_3_A

Ensino Teórico: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 18,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,60
António José Faria Raimundo - ESA   0,40
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   2,23
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,77

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao nível dos conhecimentos far-se-á uma ponte entre a produção primária e as etapas seguintes nas cadeias de produção, levando a que os estudantes conheçam parâmetros, critérios e limites e os fatores que os influenciam na produção primária, e aplicáveis ao controlo da qualidade e da segurança dos alimentos. Estes fatores serão trabalhados, não só ao nível da produção primária, mas também nas etapas subsequentes, de forma a que os estudantes possam incorporar competências e aptidões que lhes permitam exercer controlo e modelar os processos com objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. Os estudantes serão ainda trabalhados para conhecerem a legislação, normas, guidelines e os sistemas passíveis de serem usados na gestão da qualidade e da segurança (e do risco ao nível destas duas áreas), para que possam participar na produção, aplicação e gestão e controlo dos sistemas. Serão também transmitidas formas de autoaprendizagem e atualização ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Caraterísticas da qualidade e da segurança dos produtos, e perigos e níveis de risco. Parâmetros, limites e critérios químicos, microbiológicos e físicos dos diferentes produtos. Aspetos legais e técnico-científicos. Etapas onde se podem manifestar perigos e/ou efetuar o seu controlo. Legislação, normas e guidelines aplicáveis. Pré-requisitos, nomeadamente boas práticas. Sistemas de controlo e de gestão da qualidade e da segurança alimentares (como HACCP, Codex Alimentarius e outros). Identificação e treino na sua interpretação e aplicação. Pontos de controlo e pontos críticos de controlo e gestão dos mesmos. Análise de unidades de produção na escola e identificação de pontos de interesse.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A introdução teórica permitirá estabelecer uma estrutura de conhecimento e levar ao desenvolvimento de trabalho de pesquisa prático escrito e nas explorações da ESAS e/ou fora delas, de modo a que os estudantes integrem conhecimentos anteriores e a partir daí adquiram os novos conhecimentos que lhes permitirão obter novas aptidões e competências a utilizar no terreno, aplicando o conhecimento dos fatores, parâmetros, critérios e limites em situações reais e através da produção de sistemas da qualidade e da segurança integrarão a ferramentas necessárias a uma atuação autónoma.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Teórico (15h), através da exposição de aspetos teóricos essenciais à introdução dos assuntos e ferramentas.
Orientação tutorial (15h), permitirá aos estudantes, de forma interativa, através de acompanhamento por docente, adquirir conhecimentos, aptidões e competências através de pesquisa orientada e análise de situações reais e produção de um trabalho prático. Auxílio na produção de trabalho de pesquisa escrito, em grupo.
Prático (30h), produção de produtos de origem animal.


Avaliação


Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de pesquisa escrito em grupo (TPG).

Condições para dispensa total: [70 % (PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e para cada elemento de avaliação, a classificação terá de ser >= 8 valores.

Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 70 % prova escrita + 30 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os estudantes, através de referenciação de aspetos essenciais por via teórica, passarão depois a formar-se de forma semiautónoma, via orientação tutorial, e a incorporar de forma integrada conhecimentos referidos no programa, bem como as aptidões e conhecimentos, através da aplicação em sistemas reais e na produção de documentos de sistemas
de controlo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Assoc. Port. de Certificação. Do Campo à Mesa/From farm to fork. Em http://www.apcergroup.com/portugal/images/site/graphics/Brochuras/APCER_Brochura_agro_food_PT.pdf, acedido a 10/out/2018, 41 p.
Aumaitre, A. (1999) Quality and safety of animal products. Livestock Prod. Sc., 59, 113¿124
Codex Alimentarius (2003) CAC/RCP 1-1969 - Gen. Principles of Fd. Hyg. Rome: U. Nations, Fd. and Agric. Org., Codex Alimentarius, 23 p.
Ingr, I. (1990) Calidad de la carne - Definición del término desde una óptica actual. Fleischwirtschaft, español, (1), 63-66
Internat. Standards Org. (2015) ISO 9001:2015 Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos, 29 p.
Reg. (CE) n.o 853/2004 do Parlamento Europeu e do Cons. de 29 de Abr. de 2004, que estabelece regras específicas de higiene aplicáveis aos géneros alimentícios de origem animal. J. Of. da U. Europeia, L 226/22-L 226/82
Tamime, A. Y. (2009) Milk Processing and Quality Management. Eds. Tamime, A. Y. Blackwell Pub., Ltd., 343 p.

Observações