No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes: 1. conhecer, analisar e discutir modelos e teorias, que suportem a intervenção sobre a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde;
2. planear e aplicar propostas de intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e saúde;
3. conhecer e analisar instrumentos de avaliação e ferramentas/técnicas que suportem a intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde.
1.Introdução à mudança comportamental em atividade física e saúde; 2.Conceitos e fundamentos da mudança comportamental;
3.Relações teóricas e empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamental;
4.Motivos, barreiras e determinantes do comportamento em atividade física e saúde;
5.Motivação e o processo de mudança;
6.A roda da mudança comportamental;
7.Modelos de mudança comportamental: Modelo História Natural Exercício; Modelo Transteórico; Teoria Comportamento Planeado; Teoria Sócio-Cognitiva; Modelo de Crença na Saúde; Teoria Objetivos de Realização; Teoria Autodeterminação; Modelo do bem-estar, perspetiva hedónica e eudeumónica;
8.Linhas atuais e perspetivas futuras de investigação e intervenção para a mudança comportamental em atividade física e saúde;
9.Instrumentos de avaliação e técnicas de intervenção para mudança comportamental em atividade física e saúde;
10.Intervenção em atividade física e mudança comportamental como promotores de saúde.
Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 (67%) de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: Trabalho de grupo (n=2) (40%); trabalho de projeto de investigação em Mudança Comportamental e Saúde (MCS) (projeto escrito 40% + apresentação 20%) e inicia-se com a realização do 1.º momento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: Média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará.
Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (40%); trabalho de projeto de investigação em Mudança Comportamental e Saúde (MCS) (projeto escrito 40% + apresentação 20%); Inicia-se com realização do trabalho de pesquisa; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada de todos elementos;
Os estudantes que não optarem pela avaliação em Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame final contemplará um projeto de investigação em MCS (50%), uma prova oral (30%) e uma prova escrita (20%).Todos os 3 elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada dos 3 elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades da ESDRM em vigor.
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