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Mudança Comportamental em Atividade Fisica e Saúde

Código: MAFS5113    Sigla: MCAFS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 18 NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,66
Outras: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,50
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 0,66
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,33
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,33
Outras Totais 1 0,33
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,17
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,17

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes:
1. conhecer, analisar e discutir modelos e teorias, que suportem a intervenção sobre a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde;
2. planear e aplicar propostas de intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e saúde;
3. conhecer e analisar instrumentos de avaliação e ferramentas/técnicas que suportem a intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde.

Conteúdos programáticos

1.Introdução à mudança comportamental em atividade física e saúde;
2.Conceitos e fundamentos da mudança comportamental;
3.Relações teóricas e empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamental;
4.Motivos, barreiras e determinantes do comportamento em atividade física e saúde;
5.Motivação e o processo de mudança;
6.A roda da mudança comportamental;
7.Modelos de mudança comportamental: Modelo História Natural Exercício; Modelo Transteórico; Teoria Comportamento Planeado; Teoria Sócio-Cognitiva; Modelo de Crença na Saúde; Teoria Objetivos de Realização; Teoria Autodeterminação; Modelo do bem-estar, perspetiva hedónica e eudeumónica;
8.Linhas atuais e perspetivas futuras de investigação e intervenção para a mudança comportamental em atividade física e saúde;
9.Instrumentos de avaliação e técnicas de intervenção para mudança comportamental em atividade física e saúde;
10.Intervenção em atividade física e mudança comportamental como promotores de saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, estão associados ao objetivo 1 da unidade curricular;
Os conteúdos programáticos 8 e 9 estão associados ao objetivo 2 e os conteúdos programáticos 9 e 10, estão associados ao objetivo 3.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas teóricas são mais expositivas (apresentação e discussão dos temas), mas nas aulas teórico-práticas procura-se fazer a assimilação, transferência e aplicação do conhecimento teórico, através de estratégias mais dinâmicas (pesquisas, estudo e análise de textos, visionamento e respetiva análise de material audiovisual, análise de casos e exercícios de role-playing).


Avaliação

Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 (67%) de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: Trabalho de grupo (n=2) (40%); trabalho de projeto de investigação em Mudança Comportamental e Saúde (MCS) (projeto escrito 40% + apresentação 20%) e inicia-se com a realização do 1.º momento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: Média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará.
Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (40%); trabalho de projeto de investigação em Mudança Comportamental e Saúde (MCS) (projeto escrito 40% + apresentação 20%); Inicia-se com realização do trabalho de pesquisa; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada de todos elementos;
Os estudantes que não optarem pela avaliação em Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame final contemplará um projeto de investigação em MCS (50%), uma prova oral (30%) e uma prova escrita (20%).Todos os 3 elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada dos 3 elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades da ESDRM em vigor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino expositiva utilizada nas aulas teóricas irá permitir aos alunos apreenderem a informação de base necessária para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada, no âmbito das aulas teórico-práticas com recurso à constituição de grupos de trabalho e à definição de temas e tarefas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Couto, N., Morgado, V., Pereira, T., Vitorino, A., Bento, T., Alves, S., Duarte-Mendes, P., & Cid, L. (2025). Behavior change wheel as a tool to promote physical activity in online intervention: A case study. Frontiers in Psychology, 16. 
Duff et al. (2017). Behaviour change techniques in physical activity and health interventions for people with cardiovascular disease: systematic review. Journal of Medical Internet Research, 19(8).
Michie et al.(2014). The Behaviour Change Wheel: A Guide to Designing Interventions. Silverback.
Nigg, C. R. (Ed.) (2014). ACSM's Behavioral Aspects of Physical Activity and Exercise. ACSM.
Rodrigues, F., & Monteiro, D. (2021). Mudança Comportamental em Atividade Física e Saúde. CIEQV.
- Rosengren, DB. (2009). Building motivational interviewing skills: a practitioner workbook. Guilford Press.
Teixeira P.J. (2011). A mudança do comportamento: Na fronteira da autorregulação e da medicina comportamental. Revista Factores de Risco, 21, 54-61.