Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O1. Compreender a complexidade do desenvolvimento humano sob a ótica bioecológica e sistémica, nomeadamente analisando e interpretando o desenvolvimento humano como um processo dinâmico e multifactorial, influenciado por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, e suas respetivas interações biodirecionais;
O2. Identificar e analisar os principais marcos do desenvolvimento infantil e adolescente, cognitivo, socioemocional e físico, considerando as variações individuais e as implicações para a aprendizagem;
O3. Compreender e identificar a presença de fatores de risco no desenvolvimento infantil e juvenil;
O4. Relacionar os conhecimentos sobre desenvolvimento com as neurociências, estabelecendo conexões entre os processos de desenvolvimento e os mecanismos neurobiológicos subjacentes, compreendendo como o cérebro se desenvolve e como isso influencia a aprendizagem e o comportamento infantil e adolescente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No CP1 fornece-se a base teórica sobre o desenvolvimento humano quanto aos princípios, fatores, trajetórias e condicionantes, facilitando a compreensão de fatores de vulnerabilidade que colocam em risco o percurso desenvolvimental, permitindo aos estudantes compreender a complexidade do processo e os diversos fatores que o influenciam. Essa base é fundamental para alcançar os O1 e O3.
No CP2, identificam-se e analisam-se os marcos do desenvolvimento, observando as mudanças e as transições ao longo da vida, alinhando-se diretamente com o O2.
O CP3 estabelece a conexão entre o desenvolvimento humano e os processos neurobiológicos, suportada no conhecimento sobre a forma como o cérebro se desenvolve, adapta e reorganiza em resposta a estímulos e vivências, permitindo aos estudantes compreender como o cérebro influencia a aprendizagem e o comportamento, alinhando-se ao O1 e O4.
Avaliação
A avaliação da UC poderá ser na modalidade contínua, o que pressupõe a realização de uma recensão crítica sobre uma das temáticas constantes dos conteúdos da UC.
Atendendo à dimensão colaborativa e participativa das metodologias de aprendizagem, a avaliação desta UC prevê igualmente uma valorização da participação nas atividades (discussões, atividades em pequenos grupos, participação em fóruns, ou nas atividades mediadas por ferramentas digitais).
A ponderação dos elementos distribui-se da seguinte forma:
- Recensão crítica (70%)
- Participação nas atividades propostas (30%)
Avaliação por exame:
Prova escrita presencial sobre a totalidade dos temas do programa (100%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC é de cariz teórico-prático, pelo que o método expositivo será adequado numa fase inicial de consolidação de conhecimentos e de contacto com novas perspetivas teóricas e empíricas (oriundas da investigação fundamental, em particular no campo dos modelos de desenvolvimento e das neurociências), em articulação com os objetivos 1, 2, 3 e 4.
A diversidade de formas de participação ativas e colaborativas, síncronas (presencial e a distância) e assíncronas, promove o estabelecimento de diálogo e debate aberto e a aprendizagem coletiva em conteúdos que exigem reflexão conjunta, valorizando a experiência dos estudantes. Em simultâneo, favorecem o seu envolvimento de forma mais proativa e colaborativa, contribuindo para alcançar os objetivos 2 e 4.
A recensão crítica sobre uma das temáticas constantes dos conteúdos da UC implica tarefas relacionadas com a pesquisa e o aprofundamento bibliográfico (sustentado em textos fundamentais fornecidos para trabalho autónomo), avalia a capacidade dos estudantes de sintetizar, analisar e interpretar informações, além de demonstrar a compreensão dos conceitos teóricos. Essa atividade está diretamente relacionada aos objetivos 1, 2 e 3.
Encontram-se ainda assegurados espaços para o debate em pequenos grupos e para a colocação de dúvidas em grande grupo.