Código: | MEPE1C218 | Sigla: | PEI | |
Área Científica: | Área Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPE1C | 7 | Despacho n.º 8688/2022 | 2º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1 Compreender os desafios, dificuldades e oportunidades enfrentadas pela Escola Pública, nomeadamente os que decorrem da emergência de uma sociedademulticultural e desigual;
O2 (Re)Construir criticamente o conceito de interculturalidade e conceitos afins e os seus usos educativos, a partir das dimensões da diversidade enfrentada pela Escola (em particular a sociolinguística e étnico-racial) e dos modelos de gestão da diversidade preconizados nas políticas públicas.
O3 Refletir sobre as consequências da diversidade/desigualdade para a prática profissional docente, em particular processos escolares de discriminação, preconceito e racismo
O4 Analisar atividades de educação intercultural e anti-racistas, examinando criticamente recursos, estratégias e metodologias aplicadas
O5 Desenvolver uma abordagem intercultural e anti-racista à prática docente, que incorpore os conhecimentos adquiridos, propondo e dinamizando recursos adequados às faixas etárias e aos ciclos de ensino aonde irão lecionar
1. Uma sociedade em mudança e a questão da(s) diversidade(s) cultural(is): migrações, racismo, lusotropicalismo e o mito dos «brandos costumes»
2. Ampliando a noção de diversidade e cultura: construindo um olhar plural e criticamente informado sobre os conceitos em torno da interculturalidade
3. Aprendizagem, Diálogo e Educação Intercultural enquanto pilares do modelo sociopolítico de gestão da diversidade: princípio da igualdade, da diferença e da interação positiva
4. Escola, interculturalidade e racismo: pistas para a construção de ferramentas e práticas pedagógicas interculturais e anti-racistas
4.1 Atividades e recursos para a educação intercultural e anti-racista e para o diálogo intercultural
4.2 Abordagem intercultural e anti-racista à prática profissional: diversidade de contextos, objetivos, recursos, estratégias e metodologias
Os conteúdos 1, 2 e 3 proporcionam um espaço de reflexão sobre as tensões e dificuldades decorrentes da diversidade sociolinguística e étnico-racial na Escola, onde convivem múltiplas diferenças e desigualdades, trabalhadas na sua pluralidade e interseccionalidade. O modelo intercultural enquanto proposta de gestão da diversidade cultural é trabalhado com os estudantes atendendo às suas potencialidades e riscos para a prática educativa, concretizando-se os O1, O2 e O3. O ponto 4 operacionaliza os O4 e O5, na medida em que, apoiando-se no exame da problemática da formação de estereótipos e preconceitos, em particular do racismo estrutural na sociedade portuguesa, se promove o desenvolvimento de uma abordagem intercultural à função docente, se desenvolve a análise crítica de atividades, estratégias e recursos de educação intercultural e anti-racista, e se constrói propostas de atividades a partir de recursos pesquisados e selecionados pelos estudantes.
A metodologia de ensino aprendizagem da UC, essencialmente teórico-prática e centrada no/a estudante, foi concebida para articular a exposição dialógica dos conteúdos programáticos com o desenvolvimento das competências previstas nos objetivos de aprendizagem, de forma ativa e participativa. Para tal propõe-se aos estudantes um percurso didático que prevê a complementaridade nas sessões letivas entre:
- Momentos de caráter teórico-prático, centrados na análise dialógica dos conteúdos programáticos. Procura-se nestas aulas partir das experiências vividas pelos/as estudantes e os seus conhecimentos prévios para em conjunto se explorar as problemáticas sociais e sociológicas inerentes aos conteúdos programáticos. Disponibiliza-se em cada aula materiais para aprofundamento, nomeadamente textos e/ou documentos de leitura obrigatória, complementados por outros de leitura opcional.
- Momentos de natureza mais prática ora centrados no desenvolvimento de dinâmicas de debate recorrendo a recursos didáticos como filmes, pequenos vídeos, documentários e/ou reportagens; ora na exploração e análise de recursos, projetos e atividades de educação intercultural e/ou anti-racista previamente pesquisadas pelos alunos ou sugeridas pela docente;
O trabalho autónomo dos estudantes prevê a leitura e análise dos documentos disponibilizados (15h), a pesquisa bibliográfica e documental (5h) e o desenvolvimento dos produtos avaliativos (10h).
A avaliação contínua dos/as estudantes terá como base os seguintes elementos obrigatórios:
- Trabalho em grupo: com o objetivo de permitir aos/às estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da UC, é-lhes proposto o desenho, de forma sustentada e apoiada em tutoria, de uma proposta de projeto de intervenção em contexto escolar (de forma integrada ou não com o currículo) a partir de um conjunto de recursos adequados à educação intercultural ou anti-racista propostos pelas estudantes e previamente analisados criticamente. Prevê-se ainda que a proposta seja apresentada e discutida em contexto letivo aos/às colegas, para crítica e debate (70%)
- Tratando-se de uma UC que mobiliza uma perspetiva reflexiva e crítica que desafia os/as estudantes a confrontar-se com os seus próprios preconceitos e estereótipos, propõe-se ainda uma reflexão individual, teoricamente fundamentada, sobre os contributos da unidade curricular para o percurso formativo e pessoal (30%)
A avaliação por exame concretiza-se num teste escrito que incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos (100%)
A metodologia de ensino aprendizagem da unidade curricular é de cariz eminentemente teórico-prático e centrada nos/as estudantes, na medida em que se procura, em todos os momentos, envolver os/as estudantes em atividades de reflexão, debate e projeção na futura prática profissional. É importante sublinhar, ainda assim, que as práticas educativas de educação intercultural e/ou anti-racista preconizadas na UC são ancoradas a saberes técnicos e científicos. Portanto os três primeiros objetivos de aprendizagem são concretizados transversalmente ao longo da UC recorrendo à abordagem dialógica com os/as estudantes, convidando-os a partir dos conhecimentos já adquiridos e em desenvolvimento, para um percurso de aprofundamento com base nas perspetivas teóricas e empíricas (oriundas da investigação fundamental) e discussões em espaço de sala de aula ou em momentos de trabalho autónomo em grupo (leituras, pesquisas, etc.). Esse é o primeiro passo para que em diálogo permanente com os suportes teóricos, se facilitem em sala de aula exercícios de aplicação em contexto escolar, em particular em sala de aula, de análise crítica de propostas educativas e didáticas, bem como se proponha a construção supervisionada e colaborativa de projetos e atividades em que se coloquem em prática os conhecimentos adquiridos. De igual forma, a mobilização dos/as estudantes para pesquisas autónomas implicam-nos/as no desenrolar da UC o que contribui simultaneamente para a construção dos produtos avaliativos no domínio da educação intercultural e anti-racista individuais e em grupo, entendido também como uma oportunidade de desenvolvimento de ferramentas para a futura prática profissional. Desta forma são concretizados os dois últimos objetivos de aprendizagem.
Romero, C. (2010). Interculturalidade e Medição (Caderno de Formação 04). Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Seabra, T. (2010) A integração dos descendentes de imigrantes na escola: o debate em torno da educação multicultural, in Adaptação e Adversidade. O Desempenho Escolar dos Alunos de Origem Indiana e Cabo -Verdiana no Ensino Básico, Imprensa de C. Sociais,61-108
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Pappámikail, L., & Beirante, D. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva (S. Colaço, & I. Piscalho, Eds.). ME/DGE
Pappámikail, L., Beirante, D., & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão. ME/DGE