• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEPE1C301
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Formação Pessoal e Social

Código: MEPE1C301    Sigla: FPS
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:~
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 23 Registo n.º R/A-Cr187/2015/AL02 | 2025 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1) Analisar os objectivos estipulados para o domínio da formação pessoal e social no quadro do Sistema Educativo O2) Reconhecer a formação pessoal e social enquanto área transversal e integradora do currículo. O3) Relacionar formação pessoal e social e desenvolvimento integral do indivíduo. O4) Compreender as características o desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral. O5) Identificar e problematizar valores essenciais no processo de formação pessoal e social. O6) compreender a importância da integração num espaço de vida coletivo da diversidade de interesses e necessidades individuais da criança. O7) Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa. O8) Planificar estratégias adequadas à promoção da formação pessoal e social. O9) Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.


Conteúdos programáticos

C1) A formação pessoal e social no quadro do sistema educativo: Lei de Bases do Sistema Educativo; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Metas de Aprendizagem. C2) A Formação Pessoal e Social no Currículo: área transversal e integradora. C3) As diferentes dimensões do ser humano: o pessoal e o social - a pessoalidade e o relacionamento interpessoal - o eu e o outro C4) A características do desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral da criança; C5) Os valores essenciais no processo de formação pessoal e social: identidade/autoestima; independência/autonomia; cooperação; convivência democrática/cidadania; Solidariedade/Respeito pela diferença; C6) O bem estar e o envolvimento da criança - a abordagem experiencial. C7) Avaliação e planificação no quadro da formação pessoal e social C8) Estratégias de formação pessoal e social: educação multicultural, a educação estética e a educação para a cidadania.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

 Os conteúdos programáticos visam na globalidade a compreensão e a integração desta área de conteúdo no currículo da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Visam sobretudo, fundamentar e justificar as opções curriculares no sentido de promover a formação pessoal e social das crianças, capacitando os futuros estudantes para esta função nas suas várias dimensões. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências para transformar os contextos de trabalho e se responsabilizem pelo próprio desempenho ou da equipa que integram. Para tal pretende-se que adquiram conhecimentos que sustentem a capacidade de reflexão e capacidade de problema de resolver problemas de forma a contribuir para a intervenção nesta área. 


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

No âmbito de um modelo pedagógico em que se valoriza o trabalho colaborativo e a reflexão sobre a prática como central ao processo de construção do conhecimento profissional procuraremos que nesta unidade curricular se valorizem os processos de trabalho em parceria e em equipa. As reflexões sobre as aprendizagens decorrentes dessas dinâmicas serão centrais como metodologia de aprendizagem. Deste modo, decorrente de um processo de promoção do trabalho em equipa teremos a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular.
Teremos assim uma valorização do trabalho em equipa e a reflexão sobre os desafios do trabalho em colaboração. Os conteúdos teóricos serão sobretudo mobilizados pelos estudantes no âmbito dos trabalhos de grupo, mas alguns momentos de exposição e sistematização da informação pelo docente serão também contemplados. Parte das aulas presenciais serão também de apoio, motivação e orientação dos trabalhos que os estudantes realizam em autonomia. 


Avaliação

A avaliação terá três momentos:

1. Registos de assiduidade e participação (20%)
1. Trabalho de Grupo (40%)
Os instrumentos de avaliação serão: infografia com apresentação dos elementos de cada equipa e respetivos papeis 5%; apresentação de um plano de ação pela equipa com os objetivos e estratégias para investigar a promoção da formação pessoal e social 5%; apresentação de Projeto inclusivo e de promoção de competências pessoais e sociais para crianças dos 3-10 anos a desenvolver na Ludoteca na ESES durante uma semana 20%;elaboração de auto-avaliação individual do trabalho em equipa 10%. 
 A avaliação contínua requer a participação em todos os momentos de apresentação de trabalhos.
2. Avaliação individual presencial (40%)
Os conteúdos abordados na unidade curricular serão avaliados numa prova presencial com base nas apresentações realizadas pelos grupos, nas aulas e na bibliografia de referência. Para aprovação nesta UC é necessário obter no teste um mínimo de 10 valores.

Em alternativa o estudante pode apresentar e defender um trabalho original ( comunicação em congresso, capítulo de dissertação ou de livro, artigo científico) sobre um tema a combinar com o professor. O trabalho será apresentado publicamente no final do semestre devendo o texto final ser entregue uma semana antes da apresentação.

Está prevista ainda a realização de um exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular pretendem promover as competências do trabalho em equipa e a compreensão do processo de formação pessoal e social perspetivado em função do desenvolvimento e aprendizagem da criança em contexto escolar (O1; O2; O3; O4; O5; O6). Valorizando a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou vivenciadas no contexto de iniciação à prática profissional, pretende-se contribuir para a concepção, planeamento e avaliação de práticas educativas promotoras do desenvolvimento pessoal e social (O7; O8; O9)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

DGIDC (2007). Guião de Educação para a Cidadania em Contexto Escolar. Lisboa.
Ferreira, Mª M (2004). A Gente Aqui o que gosta mais ºe de brincar com os outros meninos ¿ as relações sociais num jardim de infância¿ Porto. Afrontamento
Folque, A. (2012) O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Caloutse Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de Acompanhamento das Crianças. Col. Nova CIDInE, Porto: Porto Editora.
Roldão, M., et al. (1992). A educação nas áreas disciplinares do currículo formal: uma dimensão esquecida? In J. Formosinho et al. Formação Pessoal e Social (pp. 105-110) Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Tomás, C. (2011). Há muitos mundos no mundo» Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Lisboa: Edições Afrontamento