• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEPRE2006
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Prática de Ensino Supervisionada I - Creche

Código: MEPRE2006    Sigla: PES I-Ch
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 16 Registo n.º R/A-Cr 105/2015/AL02 | 2025 7 189

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 3,00
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,00
António Fernando Saldanha Portelada   1,00
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Inês Valentim Xavier   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes sejam capazes de:  conhecer o contexto e problemáticas da Creche; interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa; desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas; mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional; desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.(auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto da Creche.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular demonstra coerência com os objetivos de aprendizagem, ao integrar e articular conhecimentos com as unidades do semestre, especialmente as de Didática, promovendo uma iniciação progressiva à prática profissional (conhecer o contexto e problemáticas da Creche; interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa). Focada no desenvolvimento de um profissional reflexivo, apoia a construção do conhecimento profissional, promovendo competências como observar e analisar contextos; planificar ações; desenvolver estratégias fundamentadas; avaliar resultados e mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização de situações práticas. Estimula ainda uma atitude analítica e reflexiva sobre a prática profissional e a (auto)avaliação do desempenho, reforçando a capacidade de desenhar e desenvolver currículos adequados a diferentes contextos educativos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A prática supervisionada é enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular. Terão lugar sessões de supervisão e tutoria individualizada dos/as estagiários/as, antes, durante e após o período de Estágio, orientadas para a apresentação e discussão de produtos escritos intercalares, incidindo na preparação, desenvolvimento e avaliação do processo de estágio de forma que os conduza à análise da realidade educativa e à construção fundamentada de um projeto articulado com o projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Estas sessões de orientação são individuais, visando o acompanhamento de todo o trabalho do estudante em contexto institucional e na elaboração do relatório de estágio. O/a estagiário/a é acompanhado por um educador/a cooperante durante o estágio na instituição e terá um/a supervisor/a ao longo de todo o período da UC, sendo a metodologia de desenvolvimento das sessões de orientação tutorial acordadas entre orientado/a e orientador/a, respeitando o perfil de cada estagiário/a e promovendo a sua autonomia.


Avaliação

A avaliação final resultará do: 1- O desempenho em Estágio (60%); 2- O Relatório correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (30%); 3-Apresentação oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (10%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A Prática Supervisionada descrita no texto reflete diretamente os objetivos de aprendizagem da unidade curricular ao proporcionar aos/às estagiários/as uma experiência fundamentada e orientada, que os/as prepara para a prática profissional. Ao conhecerem o contexto e problemáticas da Creche, os/as estagiários/as são incentivados/as a realizar uma análise detalhada da realidade educativa e a construir projetos alinhados com o Projeto Educativo da Instituição e o Projeto Pedagógico da sala, mobilizando os conhecimentos adquiridos. As interações pedagógicas com todos os intervenientes na ação educativa são promovidas pela articulação entre os supervisores da ESES, os educadores cooperantes e os/as estagiários/as, garantindo um acompanhamento contínuo e integrado. Essa dinâmica favorece a atitude analítica e reflexiva face às situações de prática profissional e institucional vivenciadas, desenvolvendo a capacidade de avaliar criticamente as estratégias adotadas e seus resultados. Além disso, o texto evidencia como o/a estagiário/a é orientado/a a observar e analisar contextos e situações, planificar ações adequadas, e desenvolver estratégias de trabalho fundamentadas, atendendo às necessidades do contexto. As sessões de supervisão e tutoria individualizada, tanto antes quanto durante e após o estágio, contribuem para a avaliação dos resultados alcançados e para que o/a estudante possa (auto)avaliar o seu desempenho, identificando os pontos fortes e os aspetos a melhorar no âmbito da sua formação. Por fim, a metodologia descrita, ao respeitar o perfil individual e promover a autonomia do/a estagiário/a, está em consonância com o objetivo de desenvolver competências de atuação profissional no contexto da educação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, C., & Portugal, G. (2024). Avaliação em Creche. CRECHEndo com qualidade (2oed). Porto Editora Fochi, P. (2023). O brincar heurístico na creche. APEI Gonzalez-Mena, J., & Eyer, D.W. (2020). Infants, Toddlers, and Caregivers: A Curriculum of Respectful, Responsive, Relationship-Based Care and Education (12oed). Mayfield Publishing Company Marques, A., Azevedo, A., Marques, L., Folque, M., & Araújo, S. (2024). Orientações Pedagógicas para Creche. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. (2018). Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto Editora. Portugal, G. (2000) Educação de bebés em creche - perspetivas de formação teóricas e práticas, Infância e Educação, no1, Porto Ed, pp. 85-106. Vasconcelos, T. (2011). Conselho Nacional de Educação. Recomendação no3/2011 A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da república, 2a série no 79 21 de Abril de 2011.

Observações

Não existe avaliação por exame.