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Biotecnologia da Reprodução

Código: MEZ2103    Sigla: BRep
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ 7 Registo n.º R/A-Cr 99/2024 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEZOO1

Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Vera Purificação Carvalho Pessoa - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Purificação Carvalho Pessoa - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Aprofundar conhecimentos relativos às principais biotécnicas disponíveis na área da reprodução animal nas principais espécies animais exploradas.


- Compreender aspetos fisiológicos e patológicos dos órgãos reprodutivos das diferentes espécies animais.

- Identificar e prevenir as principais patologias e problemas reprodutivos. 

- Adquirir competências na gestão e preparação do efetivo para atividades reprodutivas.

- Adquirir conhecimentos e competências para seleção das biotecnologias reprodutivas mais adequadas aos objetivos produtivos estabelecidos.

- Manusear com segurança equipamentos e material biológico.

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos de fisiopatologia da reprodução;


2. Biotecnologias reprodutivas do macho: 

a) colheita e avaliação de sémen nas diferentes espécies de interesse zootécnico; 
b) seleção de diluidores e sua utilização; 
c) preservação e criopreservação de sémen nas diferentes espécies pecuárias; 
d) sexagem de espermatozóides; 
e) maneio da infertilidade (ICSI); 
f) outras biotecnologias: encapsulação espermática, transcriptómica do sémen; 

3. Biotecnologias reprodutivas da fêmea: 

3.1. Primeira geração:
a) Inseminação Artificial; 

3.2. Segunda geração:
a) Transferência de Embriões e superovulação; 
b) micromanipulação de embriões- gémeos (bipartição) e maneio de gestações gemelares;
 
3.3. Terceira geração:
a) Fecundação in vitro (IVMFC); 

3.4. Quarta geração: 
a) clonagem; células estaminais; produção de animais transgénicos; outras biotecnologias;
b) ovum pick-up (OPU);
c) sexagem de embriões, embriogenómica, nanotecnologia 

4. Conservação da biodiversidade e do património genético

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da UC implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências associados à seleção e aplicação fundamentadas de biotecnologias reprodutivas, como ferramentas de apoio a programas de melhoramento genético e conservação de património genético. 


Os conteúdos programáticos estão organizados de modo a fornecerem uma panorâmica aprofundada relativa às biotecnologias reprodutivas existentes, de modo a dotar os discentes de conhecimentos e competências necessários para apoiar com eficácia e segurança a aplicação das mesmas. 

A identificação e prevenção dos principais problemas do foro reprodutivo, a par com o descrito anteriormente, visa preparar os estudantes para processos de tomada de decisão na gestão e maneio dos efetivos, conducentes a uma maior eficiência produtiva baseada no melhoramento genético e numa melhor saúde.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com integração de tecnologia online e seminários: 


- Metodologias colaborativas;
- Problem based learning;

Aula práticas em laboratório e trabalho de campo.


Avaliação

Avaliação contínua:


1. Prova de avaliação escrita (50%)
2. Apresentação oral de trabalho (avaliação individual, apesar de ser trabalho em grupo) (20%)
3. Apresentação de trabalho de grupo escrito (30%)

Fórmula dispensa de exame = (0.5) ponto 1 + (0.2) ponto 2 + (0.3) ponto 3 e classificação mínima de 10 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores na nota final.
 
Admissão a exame final: 

Todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final. 
Exame final: 1 prova escrita
A aprovação depende da classificação da prova escrita igual ou superior a 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

1. Conhecimentos e capacidade de compreensão: 

Vide conteúdos programáticos.

2. Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: 
2.1. elaboração de trabalhos escritos; 
2.2. reflexões individuais e em grupo; 
2.3. Debate de ideias com peritos 
2.4. Relatório final de resolução de problema 

3. Capacidade de resolução de problemas e argumentação: 
3.1. Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas 
3.2. Capacidade de comunicação: comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas;
3.3. Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração do trabalho final e respetiva apresentação oral em aula, bem como para a realização da frequência de avaliação contínua.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

https://academic.oup.com/af/article/3/3/14/4638624 

https://hal.science/hal-00900403/document 
https://www.isaaa.org/resources/publications/pocketk/document/Doc-Pocket%20K40.pdf https://www.mdpi.com/journal/animals/special_issues/Biotechnology_of_Reproduction https://www.mdpi.com/journal/vetsci/special_issues/reproductive_biotechnology_livestock Reproductive-Biotechnology-Options-for-Improving-Livestock-Production-A-Review-AFTNSOJ-6-164.pdf (openventio.org) 
Revista Educação Pública - Quatro gerações de biotecnologias em reprodução animal (cecierj.edu.br) www.veterinaryworld.org/Vol.9/April-2016/10.pdf