Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Aprofundar conhecimentos relativos às principais biotécnicas disponíveis na área da reprodução animal nas principais espécies animais exploradas.
- Compreender aspetos fisiológicos e patológicos dos órgãos reprodutivos das diferentes espécies animais.
- Identificar e prevenir as principais patologias e problemas reprodutivos.
- Adquirir competências na gestão e preparação do efetivo para atividades reprodutivas.
- Adquirir conhecimentos e competências para seleção das biotecnologias reprodutivas mais adequadas aos objetivos produtivos estabelecidos.
- Manusear com segurança equipamentos e material biológico.
Conteúdos programáticos
1. Fundamentos de fisiopatologia da reprodução;
2. Biotecnologias reprodutivas do macho:
a) colheita e avaliação de sémen nas diferentes espécies de interesse zootécnico;
b) seleção de diluidores e sua utilização;
c) preservação e criopreservação de sémen nas diferentes espécies pecuárias;
d) sexagem de espermatozóides;
e) maneio da infertilidade (ICSI);
f) outras biotecnologias: encapsulação espermática, transcriptómica do sémen;
3. Biotecnologias reprodutivas da fêmea:
3.1. Primeira geração:
a) Inseminação Artificial;
3.2. Segunda geração:
a) Transferência de Embriões e superovulação;
b) micromanipulação de embriões- gémeos (bipartição) e maneio de gestações gemelares;
3.3. Terceira geração:
a) Fecundação in vitro (IVMFC);
3.4. Quarta geração:
a) clonagem; células estaminais; produção de animais transgénicos; outras biotecnologias;
b) ovum pick-up (OPU);
c) sexagem de embriões, embriogenómica, nanotecnologia
4. Conservação da biodiversidade e do património genético
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da UC implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências associados à seleção e aplicação fundamentadas de biotecnologias reprodutivas, como ferramentas de apoio a programas de melhoramento genético e conservação de património genético.
Os conteúdos programáticos estão organizados de modo a fornecerem uma panorâmica aprofundada relativa às biotecnologias reprodutivas existentes, de modo a dotar os discentes de conhecimentos e competências necessários para apoiar com eficácia e segurança a aplicação das mesmas.
A identificação e prevenção dos principais problemas do foro reprodutivo, a par com o descrito anteriormente, visa preparar os estudantes para processos de tomada de decisão na gestão e maneio dos efetivos, conducentes a uma maior eficiência produtiva baseada no melhoramento genético e numa melhor saúde.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas com integração de tecnologia online e seminários:
- Metodologias colaborativas;
- Problem based learning;
Aula práticas em laboratório e trabalho de campo.
Avaliação
Avaliação contínua:
1. Prova de avaliação escrita (50%)
2. Apresentação oral de trabalho (avaliação individual, apesar de ser trabalho em grupo) (20%)
3. Apresentação de trabalho de grupo escrito (30%)
Fórmula dispensa de exame = (0.5) ponto 1 + (0.2) ponto 2 + (0.3) ponto 3 e classificação mínima de 10 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores na nota final.
Admissão a exame final:
Todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final.
Exame final: 1 prova escrita
A aprovação depende da classificação da prova escrita igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
1. Conhecimentos e capacidade de compreensão:
Vide conteúdos programáticos.
2. Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão:
2.1. elaboração de trabalhos escritos;
2.2. reflexões individuais e em grupo;
2.3. Debate de ideias com peritos
2.4. Relatório final de resolução de problema
3. Capacidade de resolução de problemas e argumentação:
3.1. Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas
3.2. Capacidade de comunicação: comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas;
3.3. Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração do trabalho final e respetiva apresentação oral em aula, bem como para a realização da frequência de avaliação contínua.