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Ciências Ômicas

Código: MEZ2105    Sigla: CO
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEZ 8 Registo n.º R/A-Cr 99/2024 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEZOO1

Teórico-Práticas: 17,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Sofia Varela Van Harten - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Varela Van Harten - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolvimento do conhecimento técnico-científico das Ciências Ómicas como importantes ferramentas na produção animal de precisão.
 Pretende-se que o estudante: 
 - Compreenda os fundamentos dos principais métodos usados em cada ómica (proteómica; genómica; transcritómica; metabolómica; e nutrigenómica) e respetivas metodologias; 
 - Conheça as ferramentas bioinformáticas e bases de dados associadas aos diferentes níveis das ómicas; 
 - Compreenda, para cada nível ómico, potenciais aplicações em áreas de investigação fundamental e de investigação aplicada, nomeadamente bioteconlogia e biomedicina;

Conteúdos programáticos

Estudos avançados em:
Biologia celular e molecular; 
Bioquímica; 
Fisiologia; 
Nutrição 
Abordagem das principais ferramentas usadas em: Genómica; Proteómica; Metabolómica; Nutrigenómica; Transcriptómica. 
Introdução à Bioinformática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem deve resultar de um treino avançado na utilização de aplicações bioinformáticas específicas a cada ómica, que permita: 
 i. A aquisição de conhecimentos actuais, incluindo conceitos, ferramentas e aplicações, relativas às diferentes ómicas; 
 ii. O desenvolvimento nos estudantes de uma atitude crítica, que simultaneamente permita aos docentes diagnosticar as principais dificuldades que possam instruir medidas de reforço da aprendizagem; 
 iii. Consolidar as competências definidas nos objectivos desta unidade curricular e estimular o interesse e a motivação dos estudantes, através da análise de case studies, artigos científicos, e ainda de dados experimentais fornecidos pelos docentes; 
 iv. Favorecer uma visão integrativa das diferentes ómicas, nomeadamente proteómica, genómica, transcritómica, metabolómica e nutrigenómica, que resulte numa abordagem holística que inclua os vários níveis de organização biológica desde os genes e proteínas às células, organismos e ecossistemas

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos programáticos serão apresentados através de aulas teóricas, com recurso a meios audiovisuais, software de e-learning e interação com os estudantes (brainstorming), bem como em aulas práticas.


Avaliação

Avaliação Contínua 
A avaliação contínua baseia-se em três componentes: 
1. Prova escrita (PE1) - 50 % da classificação final. 
2. Trabalho de grupo (TPG) - 25 % da classificação final. 
3. Apresentação e discussão em aula de um trabalho científico - 25 % da classificação final. 

Condições para dispensa total de exame
Fórmula: 50 % (PE1) + 25 % (TPG) + 25 % (apresentação)
Requisitos: classificação mínima de 10 valores em cada componente e 10 valores na nota final. 

Exame final - Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são admitidos a exame final. 
A classificação no exame requer:  >= 10 valores na prova escrita, ou  >= 10 valores na classificação final, calculada como: 50 % prova escrita + 25 % trabalho de grupo + 25 % apresentação, com >= 10 valores em cada componente. 

Manutenção das avaliações aprovadas - As avaliações já aprovadas (trabalho de pesquisa, apresentação, fichas de trabalhos) serão mantidas por 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

This curricular unit is organized into theoretical and practical classes that will consist of expository approaches, problem-solving, and hands-on activities, promoting interaction with students. The optimization of the teaching process is based on principles and methods that are based on the organic integration of fundamental activities such as learning-research-participation, adapted to the theoretical-practical nature of the curricular unit. The realization of practical activities as an integral and fundamental part of the teaching and learning processes of the contents will be valued and encouraged.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- The 'Omics Age'. Cambridge, MA: NPG Education, 2010. January 17, 2014. Nature eBook (http://www.nature.com/wls/ebooks/the-omics-age-16549951/contents).
- Xiong, J. (2006). Essential bioinformatics. Cambridge University Press.
- Arivaradarajan, P., & Misra, G. (2018). Omics Approaches, Technologies And Applications. Springer Singapore.
- Barh, D., Zambare, V.P., & Azevedo, V. (2013). OMICS: Applications in Biomedical, Agricultural, and Environmental Sciences.