Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular tem como objetivo principal a preparação do trabalho final do(a) estudante consoante se trate de dissertação, projeto aplicado ou estágio. Os objetivos de aprendizagem são:
OA1. Distinguir o conteúdo, a forma e os critérios de avaliação das modalidades do trabalho final de mestrado
OA2. Identificar temas de trabalho final de mestrado inovadores e originais mediante o leque de conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas restantes unidades curriculares do mestrado
OA3. Elaborar um plano de trabalho final de mestrado contendo objetivo geral, objetivos específicos, questão de investigação, breve revisão de literatura para efeito de fundamentação teórica, metodologia de investigação, e respetivo cronograma.
OA4. Comunicar eficazmente os resultados esperados, diretos e indiretos (intencionais e não intencionais), da investigação.
OA5. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa em projetos de investigação aplicada em economia social.
Conteúdos programáticos
CP1. Modalidades do trabalho final de mestrado: conteúdo, forma e critérios de avaliação. CP2. Identificação de temas inovadores e originais. CP3. Elaboração de um plano de trabalho final de mestrado e cronograma. CP4. Técnicas de comunicação eficaz de resultados de pesquisa. CP5. Simulação de projetos colaborativos de investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Cada um dos conteúdos programáticos (CP) respeita um único objetivo de aprendizagem (AO) nos termos a seguir apresentados:
CP1, OA1
CP2, OA2
CP3, OA3
CP4, OA4
CP5, OA5
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Em ambas as modalidades de ensino (presencial e a distância, de forma síncrona) serão adotados os métodos:
Expositivo (M1), cabendo ao docente explicar: i) Em que consistem as modalidades do trabalho final e em que termos será efetuada a avaliação do respetivo projeto. ii) Como elaborar e preparar a apresentação do trabalho final de investigação.
Demonstrativo (M2), levando ao conhecimento dos estudantes temas relacionados com as problemáticas das diversas unidades curriculares do mestrado, inspirando o desenvolvimento dos trabalhos finais com base em testemunhos de estudantes graduados. Também será usado este método para elucidar o(a) estudante quanto ao processo de investigação em contexto colaborativo recorrendo a mentoria de investigadores e consultores com experiência em projetos para capacitação das organizações de economia social.
Ativo (M3), sendo que cada estudante deverá realizar autonomamente a pesquisa que lhe permita concretizar um plano de trabalho final (incluindo objetivo geral, objetivos específicos, questão de investigação, revisão de literatura/fundamentação teórica, metodologia de investigação e respetivo cronograma).
Avaliação
Tanto em regime de avaliação contínua como por exame final, o(a) estudante deverá elaborar o projeto de trabalho final (doravante designado de projeto) e proceder à apresentação em aula para ser avaliado pelo docente da unidade curricular e eventualmente, dependendo do domínio científico e da especificidade do tema, por um outro docente ou investigador especializado no mesmo. Após a apresentação, realiza-se uma discussão com o(s) docente(s) a fim de se aferir os parâmetros qualitativos definidos para o projeto.
A classificação quantitativa a atribuir, respeitando os prazos regulamentares, dependerá da qualidade global do projeto, sendo consideradas as seguintes componentes e respetivas ponderações:
O documento escrito (70%), considerando uma redação adequada ao perfil de um trabalho académico conducente à obtenção do grau de mestre; a par de uma estrutura coerente que evidencie com clareza e pragmatismo: i) a problemática da investigação (objetivo geral, objetivos específicos, específicos, pergunta de investigação e questões operacionais e/ou hipóteses subjacentes) teoricamente fundamentada remetendo para artigos e estudos empíricos de elevado valor científico e/ou técnico) - 35%; ii) a metodologia (qualitativa ou quantitativa) referindo o procedimento de recolha, tratamento e análise de dados - 25%; iii) o cronograma do trabalho, calendarizando as etapas de: enquadramento teórico e/ou empírico, recolha e tratamento de dados, análise de dados (com recurso a técnicas qualitativas e/ou quantitativas), redação e revisão do trabalho final, e sua entrega - 10%;
A comunicação oral (30%), valorizando-se a capacidade expositiva e argumentativa perante questões colocadas durante a discussão.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método expositivo (M1), nos termos indicados, estabelece o enquadramento do(a) estudante com o que poderá ser o formato mais adaptado às suas características e necessidades pessoais ¿ consoante exerça uma atividade profissional ou não. Neste sentido o OA1 é assegurado conforme o perfil do(a) estudante. Por outro lado, caberá ao docente explicar como se estrutura um trabalho final de mestrado (consoante as modalidades) e, em função disso, que elementos deverão ser incluídos no respetivo plano (OA3) e como comunicar de forma eficaz a priori e a posteriori (OA4). O método demonstrativo (M2) será necessário para elucidar o(a) estudante acerca de temas relacionados com o ciclo de estudos e agilizar, tão breve quanto possível, a escolha do tema para o seu projeto de trabalho final, bem como a designação do(s) orientador(es) com perfil adequado (contribuindo para a realização do OA2).
Pode haver interesse do(a) estudante em se envolver numa equipa de projeto de investigação aplicada, num contexto organizacional, como forma de facilitar a concretização do seu trabalho final, e porventura aprender como se processa o planeamento de uma candidatura a financiamento. Será, então, benéfica a mentoria da parte de investigadores e consultores com experiência em candidaturas de projetos para capacitação das organizações de economia social no âmbito dos fundos apropriados para o efeito (estimulando a capacidade de trabalhar em equipa em projetos de investigação, nos termos do OA5).
Os métodos anteriores (M1 e M2) serão determinantes para o progresso do projeto de trabalho final, implicando uma pesquisa focada no tema e dedicação efetiva do(a) estudante que terá a responsabilidade individual de elaborar o projeto (M3). Nas aulas haverá oportunidade para desenvolver essa tarefa, trocar impressões com o docente da UC e beneficiar das aprendizagens e das ideias criativas geradas a partir dos exemplos evidenciados nas aulas expositivas e demonstrativas (incluindo discussões em grupo). O método misto de ensino e aprendizagem está, pois, desenhado para potenciar a concretização e avaliação favorável do projeto (em observância de todos os objetivos de aprendizagem).
Em síntese:
OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5: M1 e M2.
OA3 e OA4: M3 (Projeto de trabalho final)
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
CIRIEC España. (2023). CIRIEC - España, Revista de Economia Pública, Social y Cooperativa. Obtido de: https://ciriecrevistaeconomia.es/es/inicio/
Santos, F. P., & Nogueira, M. (2023). Trabalho Final de Mestrado. Antes, Durante e Depois. Coimbra: Edições Almedina. Scielo Portugal. (2023).
SciELO - Scientific Electronic Library Online. Obtido de: https://www.scielo.org/pt/
Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.