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Introdução aos Métodos Analíticos

Código: TANL1106    Sigla: IMA
Área Científica: Química

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 24 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 2,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Isabel Antunes Henriques - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências fundamentais na área da química analítica, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolvendo capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e experimental, que lhe permitam compreender, planear e executar adequadamente, de forma autónoma ou integrando uma equipa, procedimentos e tarefas comummente realizadas num laboratório de análises químicas: reconhecer e saber utilizar aparelhos e outros materiais; executar operações unitárias e técnicas de amostragem comuns em laboratório; usar metodologias clássicas de análise química; desenvolver o cálculo analítico; realizar o registo, tratamento, interpretação e controlo de resultados analíticos.

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos de análise laboratorial. 1.1. Reagentes químicos e aplicações: água para usos laboratoriais; reagentes químicos, padrões e materiais de referência; segurança, preparação, purificação e armazenamento de reagentes. 1.2. Material de laboratório: características, usos, limpeza/descontaminação. 1.3. Operações unitárias comuns em laboratório, aparelhos e montagens típicas para o laboratório. 1.4. Procedimentos básicos de amostragem e preparação de amostras. 
2. Metodologias analíticas clássicas. 2.1. Análise gravimétrica: fundamentos teóricos, métodos gravimétricos mais relevantes, boas práticas; aplicações em ambiente laboratorial. 2.2. Análise volumétrica: fundamentos teóricos, uso do sistema equivalente nos cálculos químicos, métodos titrimétricos mais significativos (acidimetria e alcalimetria, argentimetria, complexometria e oxidimetria), boas práticas; aplicações em ambiente laboratorial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O desenvolvimento de conhecimentos teóricos e a sua aplicação experimental, permitirão ao estudante executar adequadamente tarefas básicas realizadas num laboratório de análises químicas, nomeadamente: a utilização adequada de material de vidro volumétrico ou não; pesagem; seleção de reagentes e de água apropriada a diversos fins; executar operações unitárias, tais como filtração, centrifugação, destilação; efetuar técnicas de amostragem; usar metodologias básicas de análise química, tais como a volumetria e a gravimetria; desenvolver o cálculo analítico, realizando não só o registo, como o tratamento e interpretação dos resultados obtidos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

No ensino teórico-prático são transmitidos conhecimentos aplicados nas sessões práticas e de laboratório. Nas sessões tutoriais os estudantes são orientados na resolução de problemas e estruturação de fichas de trabalhos.


Avaliação

Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 3 Fichas de trabalho de práticas laboratoriais (FT1, FT2 e FT3). É obrigatória a assistência no mínimo a 75 % das sessões, incluindo todas as sessões com elementos de avaliação. 

Condições para dispensa total: 60 % (PE) + [40% (FT1 + FT2 + FT3)/3]; o resultado terá de ser >= 10 valores e em cada uma das avaliações (PE e FT's) a classificação terá de ser >= 8 valores. 

Dispensa parcial: o estudante pode dispensar de exame a uma das componentes desde que a avaliação seja >= 10 valores. 

Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores. 
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 60 % parte teórica + 40 % parte prática. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.

A avaliação com aprovação das fichas de trabalho será mantida durante 1 ano letivo consecutivo após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

AOAC (2016) Official Methods of Analysis of AOAC International. Vol. 2. 20nd ed. George Latimer, Jr. Arlington. Association of Official Analytical Chemists, Inc. Virginia. 3172 p.; 
FUNK, W.; DAMMANN, G. & DONNEVERT, G. (1995) Quality assurance in analytical chemistry; Gray, A. VCH Pub, Weinheim. 238p.;
OHLWEIER, O.A. (1981), Química analítica quantitativa 2. Vol. 2. 3ª ed. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.: Rio de Janeiro. 226p.; 
NOLLET, L.M.L. [ed. lit.] (1996),  Handbook of food analysis. Vol. 1. Marcel Dekker Inc.: New York. 1088p.; 
VOGEL, A. (1981) Análise inorgânica quantitativa; Basset, J. et al., Espinola, A. 4th ed. Ed. Guanabara Dois S.A. Rio de Janeiro. p. 168-375.

Observações