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Fisiologia do Esforço

Código: TD5204    Sigla: FE
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 126 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,00
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 0,00
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   1,00
Mário André da Cunha Espada   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 0,00
Mário André da Cunha Espada   1,50
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia do Exercício às atividades físicas;

  • Familiarizar-se com as metodologias de investigação em Fisiologia do Exercício;

  • Compreender e explicar as especificidades das adaptações fisiológicas agudas e crónicas relacionadas com o envelhecimento;

  • Conhecer os processos adaptativos em relação ao fator tempo, às situações específicas da atividade física e aos mecanismos de fadiga;

  • Conhecer os mecanismos básicos e os limites biológicos da adaptabilidade e da treinabilidade humanas em situações de atividade física;

  • Conhecer os processos metabólicos aeróbios e anaeróbios em diferentes tarefas físicas;

  • Conhecer o papel dos diferentes substratos energéticos no metabolismo energético e a sua reflexão no quociente respiratório;

  • Descrever a relação entre calorimetria direta e indireta;

  • Conhecer as principais adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas e neuromusculares.


Conteúdos programáticos

  • Conceitos de estímulo e adaptação

  • Relação entre estímulo e adaptação

  • Síndrome geral de adaptação ao stress

  • Bioenergética

  • Metabolismo energético do músculo esquelético

  • Adaptações metabólicas

  • Adaptações pulmonares

  • Função ventilatória

  • Adaptações cardiovasculares

  • Adaptações neuromusculares associadas ao treino das capacidades físicas

  • Eletromiografia e eletroestimulação

  • Introdução ao estudo da fadiga

  • Ergometria

  • Adaptações endócrinas

  • Termorregulação

  • Equilíbrio hídrico e eletrolítico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos foram definidos para cada unidade curricular, de forma a garantir a necessária coordenação e continuidade lógica ao longo do ano letivo. Relativamente à coordenação entre unidades curriculares, foram realizadas algumas reuniões com outras unidades com maior afinidade, mas tanto docentes como estudantes concordam que deve ser feito um esforço para assegurar que essa coordenação exista em todas as unidades.

Para alcançar os resultados de aprendizagem previamente definidos para as unidades curriculares, seguimos um modelo que apresenta os objetivos, o programa, os métodos de avaliação e a bibliografia. Este programa é partilhado e explicado aos estudantes na apresentação inicial da unidade.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os temas a abordar ao longo da unidade curricular serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas basear-se-ão nas necessidades comunicativas dos estudantes e serão adequadas às suas características como futuros profissionais do exercício físico: exposição direta ao uso de competências e a situações apresentadas oralmente e em textos selecionados; participação ativa em interações comunicativas e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades exploratórias.

Os estudantes terão trabalhos de leitura atribuídos para cada tema do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em aula.

As sessões serão compostas pela transmissão de informação e pela aplicação dos instrumentos, metodologias e procedimentos apresentados.


Avaliação

Regime de Frequência

Regime Presencial (Avaliação Contínua):
Os estudantes devem realizar dois ou mais testes de avaliação (quizzes) e uma prova escrita global (com uma classificação mínima de 9,5 valores em 20), todos administrados através da plataforma Moodle.
Classificação final = 50% da média dos quizzes + 50% da classificação da prova escrita global.

Regime Não Presencial (Avaliação Final ¿ época normal, de recurso ou especial):
A ausência de indicação da opção de avaliação (avaliação contínua ou exame final) na plataforma Moodle será considerada como adesão ao regime de avaliação não presencial.

A avaliação no regime não presencial é composta por:

  • Uma prova oral (abrangendo conteúdos teóricos e prática laboratorial), e

  • Uma prova escrita,
    ambas com uma classificação mínima obrigatória de 9,5 valores.
    Classificação final = (prova oral + prova escrita) / 2.

Estudantes com Estatuto Especial:
Todos os elementos de avaliação serão agendados individualmente, em concordância com o(a) estudante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Avaliação e Estratégias de Ensino:

A unidade curricular, no âmbito do modelo de avaliação contínua, recorre à realização de múltiplos testes e à atribuição de diversos trabalhos para serem apresentados e discutidos em aula. Os diferentes componentes da avaliação estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, sendo o programa global considerado adequado para avaliar os conhecimentos e competências definidos.

A avaliação visa aferir tanto a compreensão teórica como as competências práticas, conforme estabelecido no plano de estudos.

No que diz respeito às estratégias de ensino e aprendizagem, a unidade propõe uma transição de metodologias predominantemente unidirecionais (centradas no docente) para abordagens mais interativas e bidirecionais. Esta transformação é apoiada pelo uso de novas tecnologias de informação, que potenciam o envolvimento dos estudantes na concretização de objetivos coletivos e no desenvolvimento de competências individuais.

Esta mudança pedagógica, alinhada com a orientação vocacional do ensino politécnico, promove a autonomia e incentiva o desenvolvimento de competências empreendedoras e de aprendizagem autodirigida.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brito, JP., Fernandes, R., Ramos, L., Ricardo, N., Francisco, R. & Oliveira, R. (2018). Fisiologia do Exercício - Fichas de Prática Laboratorial. Volume II. Ed. ESDRM-IPS, Rio Maior, Portugal. ISBN: 978-989-8768-25-4. 
ASEP's Exercise Medicine Text for Exercise Physiologists. Bentham Science Publishers, ISBN (eBook): 978-1-68108-321-6, ISBN (Print): 978-1-68108-322-3, pp: 361, 2016.
Boone,T.  (2014). Introduction to Exercise Physiology. Jones & Bartlett Publishing, ISBN 978-1-4496-1709-7, ISBN 1-4496-3, pp: 532,  2014.
Boone,T. (2014) Promoting Professionalism in Exercise Physiology: Visions, Challenges, and Opportunities. ISBN-13: 978-1-4955-0295-8, pp: 138. 
Villa-Chã, C. (2014). Neuromuscular Adaptations to Endurance and Strength Training. Lambert Academic Publisher.
Plowman, S. A., & Smith, D. L. (2013). Exercise physiology for health fitness and performance. Lippincott Williams & Wilkins.

Observações