Código: | TD5204 | Sigla: | FE | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLTD | 126 | DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 | 2º | 5 | 52,5 | 125 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia do Exercício às atividades físicas;
Familiarizar-se com as metodologias de investigação em Fisiologia do Exercício;
Compreender e explicar as especificidades das adaptações fisiológicas agudas e crónicas relacionadas com o envelhecimento;
Conhecer os processos adaptativos em relação ao fator tempo, às situações específicas da atividade física e aos mecanismos de fadiga;
Conhecer os mecanismos básicos e os limites biológicos da adaptabilidade e da treinabilidade humanas em situações de atividade física;
Conhecer os processos metabólicos aeróbios e anaeróbios em diferentes tarefas físicas;
Conhecer o papel dos diferentes substratos energéticos no metabolismo energético e a sua reflexão no quociente respiratório;
Descrever a relação entre calorimetria direta e indireta;
Conhecer as principais adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas e neuromusculares.
Conceitos de estímulo e adaptação
Relação entre estímulo e adaptação
Síndrome geral de adaptação ao stress
Bioenergética
Metabolismo energético do músculo esquelético
Adaptações metabólicas
Adaptações pulmonares
Função ventilatória
Adaptações cardiovasculares
Adaptações neuromusculares associadas ao treino das capacidades físicas
Eletromiografia e eletroestimulação
Introdução ao estudo da fadiga
Ergometria
Adaptações endócrinas
Termorregulação
Equilíbrio hídrico e eletrolítico
Os objetivos foram definidos para cada unidade curricular, de forma a garantir a necessária coordenação e continuidade lógica ao longo do ano letivo. Relativamente à coordenação entre unidades curriculares, foram realizadas algumas reuniões com outras unidades com maior afinidade, mas tanto docentes como estudantes concordam que deve ser feito um esforço para assegurar que essa coordenação exista em todas as unidades.
Para alcançar os resultados de aprendizagem previamente definidos para as unidades curriculares, seguimos um modelo que apresenta os objetivos, o programa, os métodos de avaliação e a bibliografia. Este programa é partilhado e explicado aos estudantes na apresentação inicial da unidade.
Os temas a abordar ao longo da unidade curricular serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas basear-se-ão nas necessidades comunicativas dos estudantes e serão adequadas às suas características como futuros profissionais do exercício físico: exposição direta ao uso de competências e a situações apresentadas oralmente e em textos selecionados; participação ativa em interações comunicativas e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades exploratórias.
Os estudantes terão trabalhos de leitura atribuídos para cada tema do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em aula.
As sessões serão compostas pela transmissão de informação e pela aplicação dos instrumentos, metodologias e procedimentos apresentados.
Regime de Frequência
Regime Presencial (Avaliação Contínua):
Os estudantes devem realizar dois ou mais testes de avaliação (quizzes) e uma prova escrita global (com uma classificação mínima de 9,5 valores em 20), todos administrados através da plataforma Moodle.
Classificação final = 50% da média dos quizzes + 50% da classificação da prova escrita global.
Regime Não Presencial (Avaliação Final ¿ época normal, de recurso ou especial):
A ausência de indicação da opção de avaliação (avaliação contínua ou exame final) na plataforma Moodle será considerada como adesão ao regime de avaliação não presencial.
A avaliação no regime não presencial é composta por:
Uma prova oral (abrangendo conteúdos teóricos e prática laboratorial), e
Uma prova escrita,
ambas com uma classificação mínima obrigatória de 9,5 valores.
Classificação final = (prova oral + prova escrita) / 2.
Estudantes com Estatuto Especial:
Todos os elementos de avaliação serão agendados individualmente, em concordância com o(a) estudante.
Avaliação e Estratégias de Ensino:
A unidade curricular, no âmbito do modelo de avaliação contínua, recorre à realização de múltiplos testes e à atribuição de diversos trabalhos para serem apresentados e discutidos em aula. Os diferentes componentes da avaliação estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, sendo o programa global considerado adequado para avaliar os conhecimentos e competências definidos.
A avaliação visa aferir tanto a compreensão teórica como as competências práticas, conforme estabelecido no plano de estudos.
No que diz respeito às estratégias de ensino e aprendizagem, a unidade propõe uma transição de metodologias predominantemente unidirecionais (centradas no docente) para abordagens mais interativas e bidirecionais. Esta transformação é apoiada pelo uso de novas tecnologias de informação, que potenciam o envolvimento dos estudantes na concretização de objetivos coletivos e no desenvolvimento de competências individuais.
Esta mudança pedagógica, alinhada com a orientação vocacional do ensino politécnico, promove a autonomia e incentiva o desenvolvimento de competências empreendedoras e de aprendizagem autodirigida.