Código: | TD5302 | Sigla: | ACT | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLTD | 99 | DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 | 3º | 5 | 45 | 125 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecer as metodologias de investigação em ACT; Conhecer as especificidades das adaptações fisiológicas crónicas e agudas ao esforço em função da idade, em relação ao factor temporal, à especificidade das situações de treino e dos mecanismos de fadiga; Conhecer os efeitos do treino no organismo humano, em condições especiais de temperatura e pressão; Conhecer procedimentos para a construção, validação e aplicação de testes de avaliação dos desportistas; Avaliar e interpretar parâmetros cardiorespiratórios e sanguíneos; Conhecer e aplicar testes para avaliação da função neuromuscular (Força e Potencia; Velocidade); Conhecer e aplicar testes de avaliação ergo-espirométricos, para avaliar a Capacidade e Potencia Aeróbia de atletas; determinar o limiar anaeróbio; Avaliar capacidades funcionais em testes adequados às diferentes modalidades desportivas; Controlar e avaliar as características gerais dos exercícios, através da frequência cardíaca e lactatémia; Saber interpretar os resultados dos testes e a sua utilidade e integração no processo de Treino; Saber detectar a fadiga e prevenir o sobretreino.
A - 1. Objectivos da Avaliação e Controlo do Treino 2. Fundamentos de Medida e Avaliação a) Conceitos de Validade e Fiabilidade; b) Procedimentos para a aplicação de Testes; c) Etapas Básicas de Avaliação; d) Organização das Baterias de Testes; e) Testes de Campo vs Testes de Laboratório 3. Avaliação da Componente Fisiológica e Bioenergética a) Consumo de Oxigénio, Frequência Cardíaca, Pressão Arterial e Monitorização Bioquímica; b) Avaliação da Potência e Capacidade Aeróbias; c) Avaliação da Potência e Capacidade Anaeróbias. 4. Avaliação da Componente Neuro-muscular a) Avaliação da Força e Potência Muscular (Métodos, Testes e Instrumentos) b) Avaliação da Velocidade (Testes e Instrumentos) 5. Monitorização da carga de treino e Avaliação do estado de saúde do Desportista a) Detecção da Fadiga e Prevenção do Sobretreino b) Meios e Métodos a utilizar pelo Treinador (Diário de Treino, Escala de Borg) c) Aspectos médico-desportivos d) Índices Hematológicos e Imunológicos
Os objetivos da UC foram definidos para cada curso de modo a garantir a necessária coordenação transversal e a continuidade lógica ao longo dos semestres do plano de estudos. Sobre a coordenação entre unidades curriculares foram realizadas algumas reuniões com UCs de maior afinidade, mas tanto os docentes como os estudantes concordam que deverá fazer-se um esforço para que essa coordenação passe a existir em todas as unidades curriculares.Para a concretização dos objetivos de aprendizagem das UCs, previamente definidos, os programas das diferentes unidades curriculares seguem um modelo em que se apresentam os objetivos, o programa, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é distribuído e explanado aos Estudantes na aula de apresentação. Pretende-se que os objetivos de aprendizagem das unidades curriculares sejam atempadamente explicitados.
A unidade curricular adotada a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teóricas e teórico-prática, classificação ¿ 9,5 valores em cada prova: 1 teste escrito + 1 apresentação de trabalho de campo + 1 defesa de trabalho de campo. Classificação final=média aritmética das 3 avaliações. Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final - época normal, de recurso ou especial): a não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. É composto por: 1 prova oral e 1 prova escrita (exame época normal), com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. Classificação final=[ prova oral+prova escrita]/2. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
A unidade curricular adotada a avaliação sob a forma da realização e apresentação de trabalhos. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende-se avaliar conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras.