Código: | TTPIH1202 | Sigla: | HORT 2 | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Agrícola - PAG |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TTPIH | 6 | Despacho n.º 11993/2024 de 10/10 | 2º | 5 | ||
Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 4,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios da horticultura intensiva em ambiente protegido (abrigos).
Culturas protegidas: definições, justificação, aspetos positivos e negativos
Zonas mais aptas para as culturas protegidas
Os abrigos: tipos, aplicações
O caso das estufas: finalidades; características gerais; materiais de estrutura e de cobertura
Fatores a considerar na instalação de estufas: tipo de estufa e localização
Controlo ambiental nas estufas: as condições ambientais e os métodos de controlo.
Sistemas de cultivo sem solo: tipos, características
Substratos hortícolas: características, preparação e utilização
O caso de algumas culturas protegidas mais relevantes
Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.
Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas e demonstrativas serão complementadas com as sessões práticas em ambiente de horticultura protegida.
Os estudantes serão estimulados a apresentar problemas e soluções, testar e validar ideias e a interpretar dados
com informação relevante. A aprendizagem será dirigida obrigando o aluno a utilizar a informação autonomamente e a procurar
formas de comunicação tecnologicamente avançadas.
Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho prático com pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação (escrita
O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção.
Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2.
Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.
Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato. Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.
Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa
Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.