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Horticultura II

Código: TTPIH1202    Sigla: HORT 2
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TTPIH 6 Despacho n.º 11993/2024 de 10/10 5
Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 5

Horas Efetivamente Lecionadas

PIH_ALCOBAÇA_2A

Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA   0,53
Pedro Filipe Pinto Cardoso - ESA   3,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios da horticultura intensiva em ambiente protegido (abrigos).

Conteúdos programáticos

Culturas protegidas: definições, justificação, aspetos positivos e negativos
Zonas mais aptas para as culturas protegidas
Os abrigos: tipos, aplicações
O caso das estufas: finalidades; características gerais; materiais de estrutura e de cobertura
Fatores a considerar na instalação de estufas: tipo de estufa e localização
Controlo ambiental nas estufas: as condições ambientais e os métodos de controlo.
Sistemas de cultivo sem solo: tipos, características
Substratos hortícolas: características, preparação e utilização
O caso de algumas culturas protegidas mais relevantes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas e demonstrativas serão complementadas com as sessões práticas em ambiente de horticultura protegida.
Os estudantes serão estimulados a apresentar problemas e soluções, testar e validar ideias e a interpretar dados
com informação relevante. A aprendizagem será dirigida obrigando o aluno a utilizar a informação autonomamente e a procurar
formas de comunicação tecnologicamente avançadas.



Avaliação

Avaliação contínua: 1 prova escrita (PE) e 1 trabalho prático com pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação (escrita 

60 % e apresentação 40 %).
 
Condições para dispensa total: [50 % (PE) / 2] + 50 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e na prova escrita (PE) a classificação terá de ser >= 10 valores e o TPG >= 10 valores.
 
Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.

Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 50 % prova escrita + 50 % TPG. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de 
ser >= 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2.
Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.


Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.

Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.

Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato. Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.

Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa

Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.