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Exercise and Nutrition across Lifespan

Código: ERADRM010    Sigla: ERA010
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 7 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_2S

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,80
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,70
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   0,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,33
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,67
Rúben Samuel Cordeiro Francisco - ESD   0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e saber aplicar:
1. os conceitos e terminologia associados ao tema da Nutrição; Conhecer os macro e micro nutrientes mais importantes para a nutrição Humana;
2. a função e o percurso dos principais nutrientes no organismo;
3. as principais recomendações sobre a ingestão de nutrientes;
4. a função nos processos metabólicos (anabolismo e catabolismo) dos nutrientes;
5. as necessidades e especificidades nutricionais ao longo da vida;
6. as necessidades e especificidades nutricionais associadas a diferentes níveis de atividade física.

Conteúdos programáticos

1. Introdução, terminologia e conceitos (nutrição, bioquímica, metabolismo, atividade física);
2. Nutrientes (macro e micronutrientes);
3. Processo digestivo;
4. metabolismo dos nutrientes (anabolismo e catabolismo);
5. Recomendações sobre a ingestão dos principais nutrientes;
6. Homeostasia dos principais nutrientes no organismo (controlo hidroelectrolítico; controlo glicémico; balanço calórico; balanço de minerais; turnover da proteína muscular;
7. Especificidades da nutrição adequadas à actividade física e ao exercício;
8. Especificidades da nutrição adequadas às diferentes fases da vida.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar dos conteúdos apreendidos anteriormente e a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* São utilizadas metodologias de ensino interativas, incluindo: descoberta guiada, a manipulação de documentos (ex. artigos científicos ou recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.

* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (trabalho de grupo x 0,3) + (teste teórico x 0,5) + (apresentação trabalho x 0,2)
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (apresentação de tarefa prática x 0,2) + (prova oral x 0,5)

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de metodologia de ensino mais expositiva e tradicional vai permitir a aquisição inicial de conhecimentos considerados de pré-requisito para o sucesso das atividades didáticas e desafios subsequentes a desenvolver pelos estudantes e para autonomia dos mesmos no desenvolvimento das tarefas e respectivos processos com vista à consecução dos objetivos definidos. Desta forma pretende-se assegurar a intencionalidade, autonomia e sucesso esperados dos estudantes nas metodologias mais interativas. Garante-se deste modo o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas e determinadas nos objetivos desta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Introduction to Human Nutrition (2009), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Public Health Nutrition (2017), Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Sport Nutrition (2018), A. Jeukendrup, M. Glesson, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Sport Nutrition for Health and Performance (2009), M.M. Manore, N.L. Mayer, J. Thompson, 2nd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online/á distância em vez de presencialmente).
In pademic environment, ther is the possibility of need of adjustments in the format of the different evaluation tasks. this will be timely and promptly anounced to students (e.g. writen tests might be conducted online instead of face-to-face).