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Exercise Physiology

Código: ERADRM018    Sigla: ERA018
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 3

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_2S

Ensino Teórico: 15,00
Teórico-Práticas: 15,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,50
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,50
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia Desportiva às atividades físicas; Conhecer as metodologias de investigação da Fisiologia desportiva; Compreender e explicar as especificidades das adaptações fisiológicas agudas e crónicas como uma mudança de idade; Conhecer os processos adaptativos em relação ao fator tempo, as situações específicas de atividade física e os mecanismos de fadiga; Conhecer os mecanismos básicos e os limites biológicos da adaptabilidade humana e da formabilidade em situações de atividade física; Conhecer os processos metabólicos aeróbios e anaeróbios em diferentes tarefas de atividade física; Conhecer o papel dos diferentes substratos energéticos no metabolismo energético e a sua reflexão no quociente respiratório; Descrever a relação entre a calorimetria direta e indireta; Conheça as principais adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas e neuromusculares.

Conteúdos programáticos

Conceitos de estímulo e adaptação: Controlo e análise de processos adaptativos; Bioenergética: calorimetria direta e indireta; Metabolismo energético ao nível dos músculos esqueléticos; Adaptações pulmonares: função de ventilação; volumes e capacidades pulmonares; Ventilação/perfusão de relacionamento, absorção máxima de oxigénio, limiar anaeróbio. Adaptações cardiovasculares: função muscular cardíaca; Adaptações cardiovasculares em diferentes tipos de atividade física. Adaptações musculares: Fatores nervosos, musculares e mecânicos; tipos de manifestação de força, ciclo muscular de alongamento e encurtamento; Reservas de energia para trabalho muscular. Ergometria: ensaios laboratoriais e de campo; Adaptações Endócrinas: regulação endócrina em situações de stress; Termoregulação: mecanismos de troca de calor com o envolvimento; processos de compensação do equilíbrio de base ácida, fluido e eletrólito e volume sanguíneo.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos foram definidos para garantir a coordenação necessária e continuidade lógica ao longo do ano escolar. Sobre a coordenação entre unidades curriculares, foram feitas algumas reuniões com outras unidades que têm mais afinidade, mas tanto professores como alunos concordam que deve fazer um esforço para passar que essa coordenação existe em todas as unidades. Para alcançar os resultados de aprendizagem das Unidades Curriculares, previamente definidos, seguimos um modelo que apresenta os objetivos, o programa, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é partilhado e explicado aos alunos na apresentação da UC na primeira aula.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões de informação e exposição de conteúdos; Sessões de aplicação dos instrumentos, metodologia e procedimentos apresentados;  A avaliação contínua é o modelo principal previsto na avaliação da UC: inclui pelo menos 2/3 das aulas teóricas, teóricas-práticas e prática laboratorial; classificação igual a 9,5 valores em cada momento de avaliação: trabalho de grupo em powerpoint + apresentação + teste escrito. Nota final = média aritmética dos 3 momentos de avaliação. Avaliação por exame final (exame final - normal, recurso ou época especial): consiste em: 1 prova oral e 1 prova escrita, com uma nota mínima de 9,5 em cada prova. Nota final = [prova oral +  prova escrita] / 2. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular à avaliação contínua utiliza vários testes e propõe diferentes trabalhos para explicar nas aulas. As diferentes componentes que compõem a avaliação consideraram que o programa é adequado aos objetivos de aprendizagem. Destina-se a avaliar os conhecimentos e competências devidamente identificados no programa. No que diz respeito às estratégias de ensino/aprendizagem, pretende transferir-se as metodologias de ensino principalmente unidirecionais para metodologias bidirecionais, baseadas em novas tecnologias da informação. Estas tecnologias potenciam o envolvimento dos alunos na realização de objetivos coletivos e competências individuais, especialmente a perspetiva profissional, como é exigido no contexto do Politécnico. Esta abordagem incentiva o autoemprego.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2016). ACSM's Guidelines for exercise testing and prescription (10th ed). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (ACSM) (2005). ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 5 Ed. Williams and Wilkins, Baltimore. 
ASEP's Exercise Medicine Text for Exercise Physiologists. Bentham Science Publishers, (2016) ISBN (eBook): 978-1-68108-321-6, ISBN (Print): 978-1-68108-322-3, pp: 361,.
Brito, J., Fernandes, R., Ramos, L., Ricardo, N., Francisco, R., Oliveira, R. (2018). Fisiologia do Exercício - Fichas de Prática Laboratorial. 2ndEd. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém.
McArdle, W. D., Katch, F. I., Katch, V. I. (2001). Exercise Physiology - energy, nutrition, and human performance (5ª Ed.). Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia.

Observações

Plano de Reajuste para Atividades Pedagógicas e Acompanhamento de Estudantes (PRALAA)
Metodologias de ensino (inclui avaliação - condições e critérios de acesso, despedimento, elementos e ponderação, alunos em situação especial)
Processos de avaliação: Avaliação Contínua e Exame Final.
Na época normal, os alunos poderão escolher um dos dois tipos de avaliação: contínuo ou final.
Cálculo da avaliação contínua: trabalho de grupo de powerpoint e sua apresentação realizado na plataforma zoom, além de um teste escrito, realizado na plataforma moodle. Nota final = média aritmética das 2 provas, com uma nota mínima de 9,5 em cada prova.
Alunos em situação especial: Elementos de avaliação: 1 teste escrito via moodle; 1 teste oral realizado via zoom .Todos os elementos de avaliação serão realizados numa data a acordar com o aluno. Fórmula de cálculo da avaliação: (classificação do ensaio escrito em moodle) + (classificação da avaliação oral via zoom) / 2, com uma nota mínima de 9,5 em cada prova. 
Aplicam-se as disposições do Regulamento Específico para Estudantes em Situações Especiais.
Metodologias de ensino
As aulas serão fornecidas por videoconferência (zoom) para transmitir conteúdo e as dúvidas dos alunos serão esclarecidas por e-mail e na sua própria videoconferência duvidam de sessões de esclarecimento. Slides, vídeos, artigos científicos e livros sobre moodle serão fornecidos como material de apoio.