• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT049
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Accounting to Decision Making and Control

Código: ERAGT049    Sigla: ADMC

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3 30 30

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 26,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Adriana Rodrigues Silva - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Adriana Rodrigues Silva - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O principal objectivo desta unidade curricular é permitir aos alunos explicar os principais conceitos de contabilidade de gestão e de análise de negócios e o contexto em que operam. Assim, no final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz:
1. Discutir a utilização da contabilidade de gestão e outras informações na gestão organizacional.
2. Avaliar o potencial das técnicas analíticas na abordagem de questões empresariais.
3. Identificar e aplicar uma gama de técnicas analíticas a casos de negócios. 

Conteúdos programáticos

CAPÍTULO I Introdução à contabilidade de gestão

CAPÍTULO II Conceitos e terminologias de custos

CAPÍTULO III Análise custo-volume-resultado

CAPÍTULO IV Avaliação de desempenho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo I permite ao estudante conhecer a natureza, as finalidades e as origens da contabilidade de gestão. Os capítulos II e III permitem ao estudante compreender a natureza dos custos; objectos de custos; classificações de custos para o cálculo de custos de produtos, planeamento, controlo e tomada de decisões. O capítulo IV permite ao estudante conhecer o papel dos orçamentos e o processo orçamental na avaliação do desempenho; análise básica da variância e sobre o balanced scorecard.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
a) Participação construtiva em aula (50%).
b) Apresentação/discussão de um artigo de investigação empírica (50%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

The teaching methodologies followed in this course unit allow the progressive achievement of its learning objectives because it is considered the interdependence of contents and it is made use of case studies taking specific organizational contexts in order to support the learning process through time.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anthony, R. N., & Govindarajan, V. (2020). Management Control System, Sistem pengendalian manajemen, Buku 2.

Drury, C., & Tayles, M. (2021). Management and Cost Accounting (11th ed.). Cengage Learning.

Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (16th ed). McGraw¿Hill Education.