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Botânica

Código: LAG1154    Sigla: BOT
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 92 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_1NOITE

Ensino Teórico: 16,50
Teórico-Práticas: 27,50

LAG_1A

Ensino Teórico: 13,50
Teórico-Práticas: 35,00

LAG_1C

Ensino Teórico: 13,50
Teórico-Práticas: 35,00

LAG_1B

Ensino Teórico: 13,50
Teórico-Práticas: 35,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   0,40
Sílvia Carneiro Alves - ESA   1,10
Teórico-Práticas Totais 3 7,50
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   2,50
Sara Lobo Dias - ESA   2,50
Sílvia Carneiro Alves - ESA   2,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Carneiro Alves - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências no domínio da biologia das plantas, nomeadamente ao nível da histologia, anatomia, morfologia externa, caracterização e identificação de taxa, da evolução filogenética das plantas, da bioclimatologia e fitogeografia.

Conteúdos programáticos

Componente Teórica:
1.Anatomia e Organografia Vegetal. 2. Morfologia externa de espermatófitos. 3. Evolução filogenética das plantas. 4. Caracterização taxonómica e ecológica de alguns taxa da Flora de Portugal. 5. Bioclimatologia e Fitogeografia.
Componente Prática:
1. Observação de cortes histológicos de diversos tecidos e órgãos (raiz, caule e folha) de plantas mono e dicotiledóneas. 2. Observação das características morfológicas da raiz, caule, folha, flor, inflorescência e fruto de plantas mono e dicotiledóneas. 3. Utilização de chaves dicotómicas para identificação de diversos taxa de interesse agrário (Gimnospérmicas: Pinaceae e Cupressaceae. Angiospérmicas: Poaceae, Rosaceae, Solanaceae, Asteraceae, Apiaceae, etc.), assim como de taxa autóctones pertencentes à flora de Portugal.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através da componente teórica e da componente prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências, sobre as características das células vegetais, dos diversos tecidos vegetais (meristemas e tecidos definitivos) e suas funções, dos órgãos (raiz, caule, folha, flor e fruto), da evolução destas estruturas à medida que as plantas foram colonizando e repartindo-se pelos diversos sistemas terrestres. Na componente prática será dada relevância ao estudo da morfologia externa das plantas e da identificação dos principais taxa de interesse agrário (florestal e agrícola) e de algumas espécies autóctones da flora de Portugal.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A componente teórica da unidade curricular será lecionada através de aulas expositivas, utilizando-se diverso material pedagógico, o qual é fornecido previamente aos estudantes através da plataforma LMS. Os estudantes terão uma intervenção permanente nas aulas através de questões colocadas pelo docente e da realização dos trabalhos práticos.

Todas as provas de avaliação realizadas na unidade curricular através da plataforma LMS (ou outra que venha a ser utilizada pela ESAS) implicam uma pré-inscrição na plataforma da unidade curricular até 36 horas (do dia útil) antes da data da realização das provas.
Regime de Avaliação:
1. Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.

2. Condições de dispensa a exame final
 Realizar uma (1) prova escrita, na qual o estudante terá de obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores.

3. Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através do ensino ministrado nas aulas teóricas e nas aulas práticas, do ensino tutorial, da realização quer de trabalhos práticos e de campo quer de fichas de trabalho sobre os temas lecionados nas aulas, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguiar, C. (2020a). Estrutura e Biologia das Plantas. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 1. Lisboa: Imprensa Nacional, 343pp.

Aguiar, C. (2021b). Sistemática das Plantas Vasculares. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.3 . Lisboa: Imprensa Nacional, 183pp.

Capelo, J. & Aguiar, C. (2021). A Vegetação de Portugal. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 4. Lisboa: Imprensa Nacional, 328pp.

Ferrão, J. E. (2020). As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor, 176pp.

Franco, J. A. (1971-1984). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vols. 1 e 2, Lisboa: Ed. do autor.

Franco, J. A. & Afonso, M. L. (1994-2003). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vol. 3,  Lisboa: Escolar Editora.

Moreira, I. (1976). Histologia Vegetal. Espermatófitos. Didáctica Editora.

Moreira, I. (2010). Anatomia das Plantas. Estruturas. Série Didáctica Botânica 2. (Moreira I & Monteiro A, Coords.) ISAPress.

Observações