Código: | LAG1154 | Sigla: | BOT | |
Área Científica: | Ciências Biológicas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LAGRON | 92 | Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 | 1º | 5 |
Ensino Teórico: | 16,50 |
Teórico-Práticas: | 27,50 |
Ensino Teórico: | 13,50 |
Teórico-Práticas: | 35,00 |
Ensino Teórico: | 13,50 |
Teórico-Práticas: | 35,00 |
Ensino Teórico: | 13,50 |
Teórico-Práticas: | 35,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências no domínio da biologia das plantas, nomeadamente ao nível da histologia, anatomia, morfologia externa, caracterização e identificação de taxa, da evolução filogenética das plantas, da bioclimatologia e fitogeografia.
Componente Teórica:
1.Anatomia e Organografia Vegetal. 2. Morfologia externa de espermatófitos. 3. Evolução filogenética das plantas. 4. Caracterização taxonómica e ecológica de alguns taxa da Flora de Portugal. 5. Bioclimatologia e Fitogeografia.
Componente Prática:
1. Observação de cortes histológicos de diversos tecidos e órgãos (raiz, caule e folha) de plantas mono e dicotiledóneas. 2. Observação das características morfológicas da raiz, caule, folha, flor, inflorescência e fruto de plantas mono e dicotiledóneas. 3. Utilização de chaves dicotómicas para identificação de diversos taxa de interesse agrário (Gimnospérmicas: Pinaceae e Cupressaceae. Angiospérmicas: Poaceae, Rosaceae, Solanaceae, Asteraceae, Apiaceae, etc.), assim como de taxa autóctones pertencentes à flora de Portugal.
Através da componente teórica e da componente prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências, sobre as características das células vegetais, dos diversos tecidos vegetais (meristemas e tecidos definitivos) e suas funções, dos órgãos (raiz, caule, folha, flor e fruto), da evolução destas estruturas à medida que as plantas foram colonizando e repartindo-se pelos diversos sistemas terrestres. Na componente prática será dada relevância ao estudo da morfologia externa das plantas e da identificação dos principais taxa de interesse agrário (florestal e agrícola) e de algumas espécies autóctones da flora de Portugal.
A componente teórica da unidade curricular será lecionada através de aulas expositivas, utilizando-se diverso material pedagógico, o qual é fornecido previamente aos estudantes através da plataforma LMS. Os estudantes terão uma intervenção permanente nas aulas através de questões colocadas pelo docente e da realização dos trabalhos práticos.
Através do ensino ministrado nas aulas teóricas e nas aulas práticas, do ensino tutorial, da realização quer de trabalhos práticos e de campo quer de fichas de trabalho sobre os temas lecionados nas aulas, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para unidade curricular.
Aguiar, C. (2020a). Estrutura e Biologia das Plantas. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 1. Lisboa: Imprensa Nacional, 343pp.
Aguiar, C. (2021b). Sistemática das Plantas Vasculares. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.3 . Lisboa: Imprensa Nacional, 183pp.
Capelo, J. & Aguiar, C. (2021). A Vegetação de Portugal. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 4. Lisboa: Imprensa Nacional, 328pp.
Ferrão, J. E. (2020). As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor, 176pp.
Franco, J. A. (1971-1984). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vols. 1 e 2, Lisboa: Ed. do autor.
Franco, J. A. & Afonso, M. L. (1994-2003). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vol. 3, Lisboa: Escolar Editora.
Moreira, I. (1976). Histologia Vegetal. Espermatófitos. Didáctica Editora.
Moreira, I. (2010). Anatomia das Plantas. Estruturas. Série Didáctica Botânica 2. (Moreira I & Monteiro A, Coords.) ISAPress.