Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas
da agricultura e da mecanização que possibilitem aos estudantes o
domínio das operações gerais de cultura, bem como das máquinas agrícolas
mais apropriadas para a sua realização.
Conteúdos programáticos
1. Introdução; 2. Estudo dos tractores agrícolas; 3. Preparação e trabalho do terreno; 4. Fertilização dos terrenos TRABALHO DE CAMPO (10 h) 1 - Utilização, no campo, das máquinas agrícolas. ORIENTAÇÃO TUTÓRIA (2 h) 1 - Tutoria para a elaboração de um trabalho prático/pesquisa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Tendo como principal objectivo o conhecimento das operações gerais de
culturas, através das aulas teórico-práticas e das visitas de estudo,
resumidamente descritas no conteúdo programático (capítulos 1 a 4), por
parte dos estudantes, bem como, a utilização no campo, das principais
máquinas agrícolas mais indicadas para a realização de cada uma delas e
as condições agrometeorológicas em que trabalhamos, pensamos que desta
forma os estudantes adquirem as competências necessárias a um bom
desempenho em qualquer empresa agrícola. Porque pensamos que é na
Escola, e não no fim do curso, que os estudantes devem ter os primeiros
contactos com o mundo rural, aparece assim, a obrigatoriedade da
realização dum trabalho prático/pesquisa numa região agrária.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
- Assistência às aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo: facultativa; - Avaliação continua: uma prova escrita (PE); - Condições para admissão a exame final: estar legalmente inscrito na UC; - Fórmula de dispensa total: PE maior ou igual a 10 valores; - Exame final: uma prova escrita. -
É obrigatória a inscrição prévia junto do responsável da UC em todas as
provas escritas, até 2 dias úteis antes da data da prova.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Em cada aula ocorre uma primeira parte, na sala, onde serão explicados e
demonstrados os fundamentos teóricos das diversas operações gerais de
cultura. Na segunda parte da aula serão abordadas a constituição,
funcionamento e regulações das principais máquinas agrícolas, bem como a
sua utilização no campo por parte dos estudantes, o que lhes dá uma
maior motivação e empenho e lhes permite "aprender, fazendo". Com o
surgimento de novos equipamentos e novas técnicas, ocorre com muita
frequência a necessidade de participar em seminários, conferências e
visitas de estudo para que os alunos deixem a escola com a melhor
formação possível. Finalmente e para que os estudantes participem
duma forma quase permanente na aprendizagem faremos a sua avaliação
através de uma prova escrita e apresentação e discussão do trabalho
prático/pesquisa de grupo sobre uma região agrária.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Sebenta da unidade curricular Briosa, F. (1984, Glossário ilustrado de mecanização agrícola. 2ª edição. Lisboa. Canavate, J. O. (1989), Las maquinas de mecanização agrícola. 3ª edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa. Candelon, P. (1981) Les machines agricoles - matériel de préparation et fertilisation des sols. Paris, Editions, J. B. Baillière Candelon, P. (1978) Les machines agricoles. 2ª Ed. Paris, Éditions, J. B. Baillière CEMAGREF (1991) Les tracteurs agricoles. Antony, France CNEEMA, Les materiels de fertilisation de semis de plantation et de binage. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 CNEEMA Les materiels de labour et de préparation du sol. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 CNEEMA ,Les materiels pour les travaux de mise en etat du sol. 3ème édition. Antony, CNEEMA, 1981 Diehl, R, Agricultura Geral. 2ª edição. Lisboa, Clássica Editora, 1989 (Nova Colecção Técnica Agrária nº3)