Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: dos fatores (físicos e endógenos) que condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas, movimento da água no continuum solo-planta-atmosfera, comportamento das plantas em condições de stress, nutrição mineral, metabolismo do carbono, regulação hormonal e produtividade vegetal.
Conteúdos programáticos
1. Relações Hídricas: conceito de potencial de água. Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera. Stress hídrico. 2. Nutrição Mineral: Transporte de elementos minerais (macro e microelementos) na planta. Fitorremediação. 3. Metabolismo do Carbono C3, C4 e CAM. Taxa fotossintética em função: luz, CO2, temperatura, radiação. Uso do IRGA para determinação destes parâmetros. 4. Regulação Hormonal: hormonas vegetais, seu modo de ação e implicações no crescimento e desenvolvimento das plantas. Reações fotoperiódicas nas plantas. 5. Fisiologia e Genética do Desenvolvimento: desenvolvimento vegetativo e suas condicionantes genéticas e ambientais. 6. Produtividade Vegetal: Taxas e índices de crescimento. Metodologias para quantificação da biomassa vegetal e da área foliar. Taxa de crescimento da cultura. Repartição da biomassa. Fatores determinantes do crescimento. Funções de crescimento: estudo aplicado à função logística.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Através do ensino teórico-prático pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências, sobre os fatores físicos (água, luz, nutrientes) e bióticos que influenciam e condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas. Deste modo, serão realizados os seguintes trabalhos práticos: Determinação do potencial de água nalgumas plantas (videira e milho), utilizando câmara pressão. Determinação da condutância estomática de diversas plantas em diferentes condições de campo (sobreiro, cevadilha, eucalipto, oliveira). Determinação da atividade fotossintética em plantas com metabolismo C3 e C4., usando IRGA e Flurómetro. Bioensaios sobre o efeito de diferentes concentrações de hormonas vegetais (auxinas, giberelinas, cinetinas e ácido abcísico) no crescimento de plantas. Determinação de taxas e índices de crescimento de várias plantas.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A componente teórica da unidade curricular será lecionada através de aulas expositivas, utilizando-se diverso material pedagógico, o qual é fornecido previamente aos estudantes através da plataforma LMS. Os estudantes terão uma intervenção permanente nas aulas através de questões colocadas pelo docente e da realização dos trabalhos práticos. Todas as provas de avaliação realizadas na unidade curricular através da plataforma LMS (ou outra que venha a ser utilizada pela ESAS) implicam uma pré-inscrição na plataforma da unidade curricular até 36 horas (do dia útil) antes da data da realização das provas. Regime de Avaliação: 1. Condições para admissão a exame final Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final. 2. Condições de dispensa a exame final Realizar uma (1) prova escrita, na qual o estudante terá de obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores. 3. Exame final Consta da realização de uma prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Através do ensino ministrado nas aulas teórico-práticas, do ensino tutorial, da realização dos trabalhos práticos e de campo, das fichas de trabalho sobre os temas lecionados nas aulas, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para a unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Azcón-Bieto, J. & Talón, M. (2000). Fundamentos de Fisiología Vegetal. McGraw-Hill/Interamericana de España y Edicions Universitat de Barcelona, 522 pp Oxlade, E. (2007). Plant Physiology. Studymates Limited, 156 pp. Russel L. J., Ougham, H., Thomas, H. & Waaland, S. (2012). The Molecular Life of Plants. Wiley-Blackwell, 766 pp. Taiz, L., Zeiger, E., Moller, T., Murphy, A. (2015). Plant Physiology and Development (6th Ed). Sinauer Associates, Inc. U.S.A., 761 pp.