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Fitossanidade

Código: LAG1251    Sigla: FIT
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 43 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_2A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,00

LAG_2NOITE

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,20
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   0,00
Maria do Céu Godinho - ESA   0,80
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   1,20
Carla Marisa Reis Varanda - ESA   0,00
Maria do Céu Godinho - ESA   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria do Céu Godinho - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar informação para aprendizagem, reflexão e debate sobre proteção das plantas num contexto de agricultura sustentável; aprofundar conhecimento no âmbito da proteção das plantas, nomeadamente:
Conhecimento sobre os inimigos das culturas: sistemática, morfologia e bioecologia; executar de forma fundamentada as etapas de diagnóstico e aplicar metodologias e técnicas apropriadas.
Conhecimento e análise crítica dos aspetos económicos da proteção das plantas: inimigo chave e outros de carácter ocasional e potencial bem como de conceitos como estrago e prejuízo;
Conhecimento das medidas indiretas de luta, dos meios de luta e dos itinerários técnicos das culturas;
Capacidade de trabalho em equipa e outras de carácter transversal, como comunicação oral e escrita;
Capacidade de procura e aprofundamento da formação técnica e científica ao longo da vida

Conteúdos programáticos

Módulo I - INTRODUÇÃO
Conceitos e evolução do conhecimento; inimigo chave, ocasional e potencial; Importância da protecção das plantas: domínio e objetivos.
Módulo II - ENTOMOLOGIA
Conceito de praga; Taxonomia; Caracterização dos principais grupos de importância agrícola; Estragos; Ciclos de vida: reprodução; desenvolvimento. Dinâmica das populações.
Módulo III - FITOPATOLOGIA
Princípios e conceitos; doença e agente causal; parasitismo e patogenicidade; triângulo da doença; ciclo de uma doença parasitária; interação patogénio-hospedeiro; epidemiologia das doenças das plantas; parâmetros quantificadores: incidência e severidade. Principais agentes causadores de doença; abióticos; fungos; bactérias; fitoplasmas; vírus e partículas sub-virais; nematodes

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A presente unidade curricular enquadrada num curso de licenciatura em agronomia deverá orientar os estudantes para a integração dos componentes do ecossistema agrícola com as práticas culturais do itinerário técnico que têm maior impacto sobre o ecossistema nos compartimentos solo, ar e água. Pretende-se dar a conhecer alternativas de produção agrícola mais sustentáveis do ponto de vista ambiental sobretudo na gestão de nutrientes e uso de pesticidas.
Neste contexto, pretende-se ministrar matérias de carácter técnico e científico ao nível da exploração agrícola para melhor entendimento das páticas a executar num itinerário técnico de uma cultura. Esclarecer quais os mecanismos de regulação natural e explorar o papel da biodiversidade funcional como motor da produção agrícola mais sustentável evitando ¿inputs¿ desnecessários.
Para melhor relacionamento da atividade agrícola enquanto atividade económica com o ambiente e sua preservação, numa perspetiva de responsabilidade social dos agricultores, pretende-se expor as matérias de carácter regulamentar, de certificação e controlo numa perspetiva de garantia da atividade económica e de funcionamento dos mercados

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de trabalho assentará no modo expositivo síncrono ou assíncrono em modelo e-learning, promovendo debates em fóruns e com base em desafios propostos semanalmente. Os debates serão centrados em temas e tarefas específicas propostas com o apoio de bibliografia, fornecida previamente, através da plataforma moodle.
A avaliação deverá obedecer ao seguinte:

¿ Admissão a Exame: Os estudantes estão admitidos a exame final.
¿ Avaliação contínua: realização de desafios a: (i) Questão aula, Quizz ou outra em trabalho autónomo (A); (ii) realização de um seminário em grupo sobre um tema à escolha com apresentação (B); (iii) Teste (Consta de uma prova escrita) (C).
¿ Dispensa de exame final: obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos trabalhos realizados;
¿ Classificação final em avaliação contínua CF=(A+B)0,6+(C)0,4
¿ Avaliação com recurso a exame final (C) (Consta de uma prova escrita)
¿ Classificação final em exame final CF=(A+B)0,6+(C)0,4 ou CF=(C)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Neste nível de ensino pretende-se privilegiar o trabalho centrado no estudante. Será fomentada a pesquisa e discussão de estudos de caso, numa perspetiva de integração do conhecimento científico disponível.
Conhecer e Compreender modos de produção alternativos, exigirá a exposição das matérias relacionadas com o itinerário técnico de produção e as caraterísticas particulares destes modos de produção sustentável. A consolidação destas matérias será efetuada através de estudo de artigos técnico-científicos nacionais e internacionais, e discussão de questões chave como estimativa do risco, tomada de decisão e uso sustentável de pesticidas.
Conhecer a regulamentação exigirá disponibilizar a informação existente e motivar os estudantes para análise crítica do papel da organização de processos e certificação da produção promovendo o trabalho individual e em grupo com exposição de resultados e conclusões.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguiar, A., Godinho, M.C., Costa, C. 2005. Produção Integrada. SPI, Porto, 104p
Agrios, N. George. 2007. Plant Pathology, Acad Press, 5ª Ed 922p
Amaro, P. 2003. A protecção integrada. ISA Press, Lisboa 446p
Boller E.F., Häni F. & Poehling H-M (eds) 2004. Ecological Infrastructures: Ideabook on Functional Biodiversity at the Farm Level Temperate Zones of Europe. Verlag und Bezug, Lindau,220 p
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. 2010. An outline of entomology. Blackwell pub, 4ª ed, 565p
Lucas, J. A. (2020). Plant Pathology and Plant Pathogens, 4th Edition.Wiley-Blackwell, 432 p
Passos de Carvalho, J. 1986. Introdução à Entomologia Agrícola. FCG, LIsboa,361p
https://www.eppo.int/
https://www.dgav.pt/