Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de
preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em
contexto de trabalho, nos domínios da horticultura intensiva em ambiente protegido
(abrigos).
Conteúdos programáticos
Culturas protegidas: definições, justificação, aspetos positivos e negativos
Zonas mais aptas para as culturas protegidas
Os abrigos: tipos, aplicações
O caso das estufas: finalidades; características gerais; materiais de estrutura e de
cobertura
Fatores a considerar na instalação de estufas: tipo de estufa e localização
Controlo ambiental nas estufas: as condições ambientais e os métodos de controlo.
Sistemas de cultivo sem solo: tipos, características
Substratos hortícolas: características, preparação e utilização
O caso de algumas culturas protegidas mais relevantes
Desenvolvimento de um projeto de cultura protegida
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve
de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias
de produção hortícola e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir
competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada
competência.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Regime de avaliação:
A assistência às aulas é facultativa. Todos os alunos inscritos na disciplina estão admitidos a exame.
1. Condições de dispensa a exame final (Avaliação contínua)
Realização de uma prova escrita (A) Realização de dois trabalhos práticos (B) Obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos trabalhos práticos realizados, componentes A e B.
Classificação final =0,7*A+0,3*B
2. Exame final Realização de uma prova escrita (C)
Classificação final =0,7*C+0,3*B ou Classificação final =1*C (para os alunos que não tiverem realizado os trabalhos práticos)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise,
interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica
o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área
como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental.
Naquele sentido é proposta uma formação integrada em atividades práticas que desde
cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2. Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.
Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato. Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.
Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa
Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.