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Fruticultura e Viticultura I

Código: LAG1301    Sigla: F&V 1
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 46 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_3NOITE

Teórico-Práticas: 0,00

LAG_3A

Teórico-Práticas: 6,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Fernando Ruivo Ribeiro - ESA   1,33
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA   2,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a realidade da produção frutícola e vitícola nacional, europeia e mundial. Conhecer e identificar os diversos órgãos das diferentes espécies frutícolas e da videira; Avaliar a interacção do meio com estas culturas. Entender as funções dos sistemas de condução e da poda e dos factores as condicionam e assim, adquirir as competências necessárias para poder de uma forma fundamentada, executar a condução e a poda de diferentes fruteiras e da vinha.   

Conteúdos programáticos

A fruticultura sua definição. Centros de origem das principais espécies frutícolas. Breve história da fruticultura. Caracterização da produção frutícola mundial, europeia e nacional. Raiz, caule e gomos. Hábitos de frutificação. O ciclo de vida. Ecofisiologia. Radiação solar. Produtividade fotossintética e Intensificação cultural. Vento. Precipitação. Temperatura. Dormências. Necessidades de frio invernal e sua quantificação. Sistemas de condução seus objectivos, evolução e classificação. 6. Poda. Objectivos. Tipos e operações de poda e sua execução.
Caracterização da viticultura mundial, europeia e nacional. Sua importância económica e social. A Organização Comum de Mercado da vinha e do vinho. Sistemática da videira. Morfologia da videira: Raiz; Caule; Folha; Gomos; Gavinhas; Inflorescências; Flor: Fruto. Dormência da videira. 5. Poda. Objectivos. Tipos de poda. Determinação da carga. Mecanização da poda. Pré-poda. Principais sistemas de condução e parâmetros para a sua escolha.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com a caracterização da produção frutícola e vitícola a nível mundial, europeu e nacional, fornece-se aos alunos conhecimentos sobre a produção e o mercado das frutas e do vinho. O estudo das particularidades morfológicas das fruteiras e da videira, quer nas aulas teóricas quer nas práticas de campo, os alunos adquirem competências para poderem descrever morfologicamente fruteiras e videiras e assim avaliarem o seu estado produtivo e vegetativo. O estudo da relação das fruteiras com o meio, desenvolverá competências para avaliar os factores que poderão condicionar a viabilidade de adaptação de uma fruteira a determinada região. O conhecimento dos sistemas de condução utilizados em ambas as culturas e dos parâmetros que os condicionam, irá desenvolver competências para a sua eleição e utilização. Com as bases teóricas que fundamentam a poda, nas fruteiras e nas videiras e as aulas práticas desenvolvidas no pomar e na vinha e com as visitas de estudo, os alunos adquirem competências para uma execução fundamentada e crítica da condução e poda.   

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo e aulas apenas de campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas na fruticultura e viticultura.
Avaliação:
- Avaliação contínua: Prova escrita (PE) 1 ; Prova prática (PP) 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores;
- Condições de admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame: 0,75 (PE) + 0,25 (PP); Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade desperte a necessidade dos conhecimentos teóricos e que estes permitam uma aprendizagem mais fundamentada das práticas culturais das fruteiras e da videira, que serão integradas com a elaboração de um trabalho prático.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Champagnol, F. (1984) Elements de Physiologie Vegetal et de Viticulture Géneral. Edição F. Champagnol.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Galet, P. (1993) Precis de Viticulture. Edicão P. Galet.
Galet, P. (1991) Precis d¿ Ampelographie Pratique. Edicão P. Galet.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.
Revista : Le progrés agricole et viticole. Montpellier : Sté le Progrés et viticole,