Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os alunos adquiram: Conhecimentos sobre a realidade da produção frutícola nacional, europeia e mundial; Conhecer e identificar os diversos órgãos das diferentes espécies frutícolas; Avaliar a interacção do meio com as culturas frutícola;. Entender as funções dos diversos sistemas de condução e dos vários tipos e processos de poda e dos respetivos fatores que os condicionam e assim, adquirir as competências necessárias para poder de uma forma fundamentada, executar a condução e a poda de diferentes fruteiras.
Conteúdos programáticos
A fruticultura sua definição. Centros de origem das principais espécies frutícolas. Breve história da fruticultura. Caracterização da produção frutícola mundial, europeia e nacional. Particularidades morfológicas das fruteiras, raiz, caule e gomos. Hábitos de frutificação. O ciclo de vida. Ecofisiologia. Radiação solar. Produtividade fotossintética e Intensificação cultural. Vento. Precipitação. Temperatura. Dormências. Necessidades de frio invernal e sua quantificação. Sistemas de condução seus objectivos, evolução e classificação. 6. Poda. Objectivos. Tipos e operações de poda e sua execução.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com a caracterização da produção frutícola a nível mundial, europeu e nacional, fornece-se aos alunos conhecimentos sobre a produção e o mercado das frutas. O estudo das particularidades morfológicas das fruteiras, quer nas aulas teóricas quer nas práticas de campo, os alunos adquirem competências para poderem descrever morfologicamente fruteiras e assim avaliarem o seu estado produtivo e vegetativo. O estudo da relação das fruteiras com o meio, desenvolverá competências para avaliar os factores que poderão condicionar a viabilidade de adaptação de uma fruteira a determinada região e o seu comportamento ao longo da sua vida. O conhecimento dos sistemas de condução utilizados nas fruteiras e dos parâmetros que os condicionam, irá desenvolver competências para a sua eleição e utilização. Com as bases teóricas que fundamentam a poda nas fruteiras e as aulas práticas desenvolvidas no pomar e com as visitas de estudo, os alunos adquirem competências para uma execução fundamentada e crítica da condução e poda.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas em fruticultura.
Avaliação: - Avaliação contínua ¿ Prova escrita (PE) ¿ 1 ; Prova prática (PP) ¿ 1; - Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores; entrega das fichas tutoriais; - Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática; - Classificação final de exame ¿ 0,75 (PE) + 0,25 (PP) ¿ 10; Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em fruticultura
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa. Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons, New York Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,. Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014). Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012. Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5 Edições Mundi-Prensa. Espanha Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.